Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Gilberto Henrique da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29168
Resumo: Este trabalho tem por objetivo mostrar como os sinais de pontuação interferem na construção de sentidos durante o processo de leitura e escrita em determinados gêneros textuais. Inserido em uma concepção interacional (dialógica) da língua, em que os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais (Koch & Elias), procuramos demonstrar que os conhecimentos linguísticos podem favorecer o processo de comunicação em diferentes contextos comunicativos. Para atingirmos o objetivo pretendido, levantamos um corpus formado por textos escritos por estudantes de diferentes faixas etárias. Esses textos são resultados de sequências didáticas organizadas com a finalidade de ensinar a produção textual nos gêneros história em quadrinhos e cartão-postal. Os resultados indicam que os sinais de pontuação constituem elementos co-responsáveis para a construção de sentidos das mensagens escritas, pois desempenham diferentes funções na articulação de textos em diferentes gêneros textuais
id PUC_SP-1_073dd89d2e154c4279cb1ab2dbb09aac
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29168
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Franco, Maria Ignez Salgado de MelloSilva Junior, Gilberto Henrique da2022-10-23T22:59:12Z2022-10-23T22:59:12Z2015-03-21Silva Junior, Gilberto Henrique da. Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29168Este trabalho tem por objetivo mostrar como os sinais de pontuação interferem na construção de sentidos durante o processo de leitura e escrita em determinados gêneros textuais. Inserido em uma concepção interacional (dialógica) da língua, em que os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais (Koch & Elias), procuramos demonstrar que os conhecimentos linguísticos podem favorecer o processo de comunicação em diferentes contextos comunicativos. Para atingirmos o objetivo pretendido, levantamos um corpus formado por textos escritos por estudantes de diferentes faixas etárias. Esses textos são resultados de sequências didáticas organizadas com a finalidade de ensinar a produção textual nos gêneros história em quadrinhos e cartão-postal. Os resultados indicam que os sinais de pontuação constituem elementos co-responsáveis para a construção de sentidos das mensagens escritas, pois desempenham diferentes funções na articulação de textos em diferentes gêneros textuaisporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEnsino de língua portuguesaSequência didáticaPontuaçãoOs sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALGILBERTO HENRIQUE DA SILVA JUNIOR.pdfapplication/pdf3349957https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29168/1/GILBERTO%20HENRIQUE%20DA%20SILVA%20JUNIOR.pdf14cc864aaf18517830290c9c0b4a9b7cMD51TEXTGILBERTO HENRIQUE DA SILVA JUNIOR.pdf.txtGILBERTO HENRIQUE DA SILVA JUNIOR.pdf.txtExtracted texttext/plain108661https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29168/2/GILBERTO%20HENRIQUE%20DA%20SILVA%20JUNIOR.pdf.txt9d6525b383e24aeb9e4ef3702bb2f4c3MD52THUMBNAILGILBERTO HENRIQUE DA SILVA JUNIOR.pdf.jpgGILBERTO HENRIQUE DA SILVA JUNIOR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29168/3/GILBERTO%20HENRIQUE%20DA%20SILVA%20JUNIOR.pdf.jpge03e2a5a7eaade94d888ed907bd31cc6MD53handle/291682023-08-28 09:10:52.396oai:repositorio.pucsp.br:handle/29168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-28T12:10:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita
title Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita
spellingShingle Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita
Silva Junior, Gilberto Henrique da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Ensino de língua portuguesa
Sequência didática
Pontuação
title_short Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita
title_full Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita
title_fullStr Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita
title_full_unstemmed Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita
title_sort Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita
author Silva Junior, Gilberto Henrique da
author_facet Silva Junior, Gilberto Henrique da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Maria Ignez Salgado de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Gilberto Henrique da
contributor_str_mv Franco, Maria Ignez Salgado de Mello
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Ensino de língua portuguesa
Sequência didática
Pontuação
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa
Sequência didática
Pontuação
description Este trabalho tem por objetivo mostrar como os sinais de pontuação interferem na construção de sentidos durante o processo de leitura e escrita em determinados gêneros textuais. Inserido em uma concepção interacional (dialógica) da língua, em que os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais (Koch & Elias), procuramos demonstrar que os conhecimentos linguísticos podem favorecer o processo de comunicação em diferentes contextos comunicativos. Para atingirmos o objetivo pretendido, levantamos um corpus formado por textos escritos por estudantes de diferentes faixas etárias. Esses textos são resultados de sequências didáticas organizadas com a finalidade de ensinar a produção textual nos gêneros história em quadrinhos e cartão-postal. Os resultados indicam que os sinais de pontuação constituem elementos co-responsáveis para a construção de sentidos das mensagens escritas, pois desempenham diferentes funções na articulação de textos em diferentes gêneros textuais
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-23T22:59:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-23T22:59:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva Junior, Gilberto Henrique da. Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29168
identifier_str_mv Silva Junior, Gilberto Henrique da. Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29168/1/GILBERTO%20HENRIQUE%20DA%20SILVA%20JUNIOR.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29168/2/GILBERTO%20HENRIQUE%20DA%20SILVA%20JUNIOR.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29168/3/GILBERTO%20HENRIQUE%20DA%20SILVA%20JUNIOR.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 14cc864aaf18517830290c9c0b4a9b7c
9d6525b383e24aeb9e4ef3702bb2f4c3
e03e2a5a7eaade94d888ed907bd31cc6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277874262245376