Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29168 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo mostrar como os sinais de pontuação interferem na construção de sentidos durante o processo de leitura e escrita em determinados gêneros textuais. Inserido em uma concepção interacional (dialógica) da língua, em que os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais (Koch & Elias), procuramos demonstrar que os conhecimentos linguísticos podem favorecer o processo de comunicação em diferentes contextos comunicativos. Para atingirmos o objetivo pretendido, levantamos um corpus formado por textos escritos por estudantes de diferentes faixas etárias. Esses textos são resultados de sequências didáticas organizadas com a finalidade de ensinar a produção textual nos gêneros história em quadrinhos e cartão-postal. Os resultados indicam que os sinais de pontuação constituem elementos co-responsáveis para a construção de sentidos das mensagens escritas, pois desempenham diferentes funções na articulação de textos em diferentes gêneros textuais |
id |
PUC_SP-1_073dd89d2e154c4279cb1ab2dbb09aac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29168 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Franco, Maria Ignez Salgado de MelloSilva Junior, Gilberto Henrique da2022-10-23T22:59:12Z2022-10-23T22:59:12Z2015-03-21Silva Junior, Gilberto Henrique da. Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29168Este trabalho tem por objetivo mostrar como os sinais de pontuação interferem na construção de sentidos durante o processo de leitura e escrita em determinados gêneros textuais. Inserido em uma concepção interacional (dialógica) da língua, em que os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais (Koch & Elias), procuramos demonstrar que os conhecimentos linguísticos podem favorecer o processo de comunicação em diferentes contextos comunicativos. Para atingirmos o objetivo pretendido, levantamos um corpus formado por textos escritos por estudantes de diferentes faixas etárias. Esses textos são resultados de sequências didáticas organizadas com a finalidade de ensinar a produção textual nos gêneros história em quadrinhos e cartão-postal. Os resultados indicam que os sinais de pontuação constituem elementos co-responsáveis para a construção de sentidos das mensagens escritas, pois desempenham diferentes funções na articulação de textos em diferentes gêneros textuaisporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEnsino de língua portuguesaSequência didáticaPontuaçãoOs sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALGILBERTO HENRIQUE DA SILVA JUNIOR.pdfapplication/pdf3349957https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29168/1/GILBERTO%20HENRIQUE%20DA%20SILVA%20JUNIOR.pdf14cc864aaf18517830290c9c0b4a9b7cMD51TEXTGILBERTO HENRIQUE DA SILVA JUNIOR.pdf.txtGILBERTO HENRIQUE DA SILVA JUNIOR.pdf.txtExtracted texttext/plain108661https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29168/2/GILBERTO%20HENRIQUE%20DA%20SILVA%20JUNIOR.pdf.txt9d6525b383e24aeb9e4ef3702bb2f4c3MD52THUMBNAILGILBERTO HENRIQUE DA SILVA JUNIOR.pdf.jpgGILBERTO HENRIQUE DA SILVA JUNIOR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29168/3/GILBERTO%20HENRIQUE%20DA%20SILVA%20JUNIOR.pdf.jpge03e2a5a7eaade94d888ed907bd31cc6MD53handle/291682023-08-28 09:10:52.396oai:repositorio.pucsp.br:handle/29168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-28T12:10:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita |
title |
Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita |
spellingShingle |
Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita Silva Junior, Gilberto Henrique da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Ensino de língua portuguesa Sequência didática Pontuação |
title_short |
Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita |
title_full |
Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita |
title_fullStr |
Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita |
title_full_unstemmed |
Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita |
title_sort |
Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita |
author |
Silva Junior, Gilberto Henrique da |
author_facet |
Silva Junior, Gilberto Henrique da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franco, Maria Ignez Salgado de Mello |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Junior, Gilberto Henrique da |
contributor_str_mv |
Franco, Maria Ignez Salgado de Mello |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Ensino de língua portuguesa Sequência didática Pontuação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa Sequência didática Pontuação |
description |
Este trabalho tem por objetivo mostrar como os sinais de pontuação interferem na construção de sentidos durante o processo de leitura e escrita em determinados gêneros textuais. Inserido em uma concepção interacional (dialógica) da língua, em que os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais (Koch & Elias), procuramos demonstrar que os conhecimentos linguísticos podem favorecer o processo de comunicação em diferentes contextos comunicativos. Para atingirmos o objetivo pretendido, levantamos um corpus formado por textos escritos por estudantes de diferentes faixas etárias. Esses textos são resultados de sequências didáticas organizadas com a finalidade de ensinar a produção textual nos gêneros história em quadrinhos e cartão-postal. Os resultados indicam que os sinais de pontuação constituem elementos co-responsáveis para a construção de sentidos das mensagens escritas, pois desempenham diferentes funções na articulação de textos em diferentes gêneros textuais |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-23T22:59:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-23T22:59:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva Junior, Gilberto Henrique da. Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29168 |
identifier_str_mv |
Silva Junior, Gilberto Henrique da. Os sinais de pontuação e a construção de sentidos na leitura e na escrita. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29168/1/GILBERTO%20HENRIQUE%20DA%20SILVA%20JUNIOR.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29168/2/GILBERTO%20HENRIQUE%20DA%20SILVA%20JUNIOR.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29168/3/GILBERTO%20HENRIQUE%20DA%20SILVA%20JUNIOR.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
14cc864aaf18517830290c9c0b4a9b7c 9d6525b383e24aeb9e4ef3702bb2f4c3 e03e2a5a7eaade94d888ed907bd31cc6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277874262245376 |