Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16604 |
Resumo: | This study aims to investigate the metatextual production ability of stories written by students of Youth and Adults Education Program, of a local public school on the São Paulo suburb's. Twelve low-income students, between 14 and 39 years old, registered in the 4th grade of elementary school, participated of this study. The procedure consisted of three steps: 1 - see how to have the ability to produce a text from a given theme; 2 - intervention sessions to develop skills in writing stories, through activities, demonstrations and reflections about this narrative structure in stories; 3 - checking the effect of intervention in the writing of the participants. The research was planned according to pre-test (production of stories), intervention (three sessions) and two post-tests (production of stories). The results showed some differences in the effects of the intervention, as some participants made greater progress than others and none of them fell, considering the immediate effects as well as the results obtained sometime later. The findings results suggest that the production of narratives can be implemented by the practices of the teachers' aimed to this goal |
id |
PUC_SP-1_0b52be8cdcc79645b48048b1d740b5a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16604 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Maluf, Maria ReginaLeite, Aluísio Coutinho2016-04-28T20:58:08Z2010-08-202010-05-14Leite, Aluísio Coutinho. Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA. 2010. 89 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16604This study aims to investigate the metatextual production ability of stories written by students of Youth and Adults Education Program, of a local public school on the São Paulo suburb's. Twelve low-income students, between 14 and 39 years old, registered in the 4th grade of elementary school, participated of this study. The procedure consisted of three steps: 1 - see how to have the ability to produce a text from a given theme; 2 - intervention sessions to develop skills in writing stories, through activities, demonstrations and reflections about this narrative structure in stories; 3 - checking the effect of intervention in the writing of the participants. The research was planned according to pre-test (production of stories), intervention (three sessions) and two post-tests (production of stories). The results showed some differences in the effects of the intervention, as some participants made greater progress than others and none of them fell, considering the immediate effects as well as the results obtained sometime later. The findings results suggest that the production of narratives can be implemented by the practices of the teachers' aimed to this goalEste estudo tem como objetivo investigar a habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola pública municipal da periferia de São Paulo. Participaram deste estudo 12 alunos de nível socioeconômico baixo, de 14 a 39 anos de idade, matriculados na 4ª etapa do Ensino Fundamental. O procedimento utilizado consistiu em três etapas: 1- verificar como se apresenta a habilidade de produção de um texto a partir de um tema dado; 2- sessões de intervenção para desenvolver habilidades de escrita de histórias, por meio de atividades, demonstrações e reflexões sobre a estrutura narrativa das histórias; 3- verificar o efeito da intervenção na escrita dos participantes. A pesquisa foi planejada em: pré-teste (produção de histórias), intervenção (três sessões), e dois pós-testes (produção de histórias). Os resultados mostraram certa diversidade nos efeitos da intervenção, uma vez que alguns participantes avançaram mais que outros e nenhum deles regrediu, considerando-se tanto os efeitos imediatos quanto os obtidos algum tempo depois. Os achados sugerem que a produção de narrativas pode ser implementada por meio de práticas dos professores voltadas para esse objetivoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32818/Aluisio%20Coutinho%20Leite.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaLinguagem escritaNarrativaHabilidade metatextualEducação de jovens e adultosComunicacao escritaEscrita -- Ensino fundamentalEducacao de adultosWritten languageNarrativeMetatextual skillCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALHabilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAluisio Coutinho Leite.pdf.txtAluisio Coutinho Leite.pdf.txtExtracted texttext/plain167573https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16604/3/Aluisio%20Coutinho%20Leite.pdf.txtf658bdf2f0a271bac5d5955df651f032MD53ORIGINALAluisio Coutinho Leite.pdfapplication/pdf347180https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16604/1/Aluisio%20Coutinho%20Leite.pdf2dfa84a43e8b65d629ee647bfba94ffaMD51THUMBNAILAluisio Coutinho Leite.pdf.jpgAluisio Coutinho Leite.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16604/2/Aluisio%20Coutinho%20Leite.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/166042022-04-27 16:41:56.767oai:repositorio.pucsp.br:handle/16604Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T19:41:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA |
title |
Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA |
spellingShingle |
Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA Leite, Aluísio Coutinho Linguagem escrita Narrativa Habilidade metatextual Educação de jovens e adultos Comunicacao escrita Escrita -- Ensino fundamental Educacao de adultos Written language Narrative Metatextual skill CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA |
title_full |
Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA |
title_fullStr |
Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA |
title_full_unstemmed |
Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA |
title_sort |
Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA |
author |
Leite, Aluísio Coutinho |
author_facet |
Leite, Aluísio Coutinho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Aluísio Coutinho |
contributor_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem escrita Narrativa Habilidade metatextual Educação de jovens e adultos Comunicacao escrita Escrita -- Ensino fundamental Educacao de adultos |
topic |
Linguagem escrita Narrativa Habilidade metatextual Educação de jovens e adultos Comunicacao escrita Escrita -- Ensino fundamental Educacao de adultos Written language Narrative Metatextual skill CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Written language Narrative Metatextual skill |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
This study aims to investigate the metatextual production ability of stories written by students of Youth and Adults Education Program, of a local public school on the São Paulo suburb's. Twelve low-income students, between 14 and 39 years old, registered in the 4th grade of elementary school, participated of this study. The procedure consisted of three steps: 1 - see how to have the ability to produce a text from a given theme; 2 - intervention sessions to develop skills in writing stories, through activities, demonstrations and reflections about this narrative structure in stories; 3 - checking the effect of intervention in the writing of the participants. The research was planned according to pre-test (production of stories), intervention (three sessions) and two post-tests (production of stories). The results showed some differences in the effects of the intervention, as some participants made greater progress than others and none of them fell, considering the immediate effects as well as the results obtained sometime later. The findings results suggest that the production of narratives can be implemented by the practices of the teachers' aimed to this goal |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-08-20 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-05-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:58:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Leite, Aluísio Coutinho. Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA. 2010. 89 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16604 |
identifier_str_mv |
Leite, Aluísio Coutinho. Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA. 2010. 89 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16604/3/Aluisio%20Coutinho%20Leite.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16604/1/Aluisio%20Coutinho%20Leite.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16604/2/Aluisio%20Coutinho%20Leite.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f658bdf2f0a271bac5d5955df651f032 2dfa84a43e8b65d629ee647bfba94ffa cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277900312018944 |