Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Aluísio Coutinho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16604
Resumo: This study aims to investigate the metatextual production ability of stories written by students of Youth and Adults Education Program, of a local public school on the São Paulo suburb's. Twelve low-income students, between 14 and 39 years old, registered in the 4th grade of elementary school, participated of this study. The procedure consisted of three steps: 1 - see how to have the ability to produce a text from a given theme; 2 - intervention sessions to develop skills in writing stories, through activities, demonstrations and reflections about this narrative structure in stories; 3 - checking the effect of intervention in the writing of the participants. The research was planned according to pre-test (production of stories), intervention (three sessions) and two post-tests (production of stories). The results showed some differences in the effects of the intervention, as some participants made greater progress than others and none of them fell, considering the immediate effects as well as the results obtained sometime later. The findings results suggest that the production of narratives can be implemented by the practices of the teachers' aimed to this goal
id PUC_SP-1_0b52be8cdcc79645b48048b1d740b5a2
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16604
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maluf, Maria ReginaLeite, Aluísio Coutinho2016-04-28T20:58:08Z2010-08-202010-05-14Leite, Aluísio Coutinho. Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA. 2010. 89 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16604This study aims to investigate the metatextual production ability of stories written by students of Youth and Adults Education Program, of a local public school on the São Paulo suburb's. Twelve low-income students, between 14 and 39 years old, registered in the 4th grade of elementary school, participated of this study. The procedure consisted of three steps: 1 - see how to have the ability to produce a text from a given theme; 2 - intervention sessions to develop skills in writing stories, through activities, demonstrations and reflections about this narrative structure in stories; 3 - checking the effect of intervention in the writing of the participants. The research was planned according to pre-test (production of stories), intervention (three sessions) and two post-tests (production of stories). The results showed some differences in the effects of the intervention, as some participants made greater progress than others and none of them fell, considering the immediate effects as well as the results obtained sometime later. The findings results suggest that the production of narratives can be implemented by the practices of the teachers' aimed to this goalEste estudo tem como objetivo investigar a habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola pública municipal da periferia de São Paulo. Participaram deste estudo 12 alunos de nível socioeconômico baixo, de 14 a 39 anos de idade, matriculados na 4ª etapa do Ensino Fundamental. O procedimento utilizado consistiu em três etapas: 1- verificar como se apresenta a habilidade de produção de um texto a partir de um tema dado; 2- sessões de intervenção para desenvolver habilidades de escrita de histórias, por meio de atividades, demonstrações e reflexões sobre a estrutura narrativa das histórias; 3- verificar o efeito da intervenção na escrita dos participantes. A pesquisa foi planejada em: pré-teste (produção de histórias), intervenção (três sessões), e dois pós-testes (produção de histórias). Os resultados mostraram certa diversidade nos efeitos da intervenção, uma vez que alguns participantes avançaram mais que outros e nenhum deles regrediu, considerando-se tanto os efeitos imediatos quanto os obtidos algum tempo depois. Os achados sugerem que a produção de narrativas pode ser implementada por meio de práticas dos professores voltadas para esse objetivoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32818/Aluisio%20Coutinho%20Leite.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaLinguagem escritaNarrativaHabilidade metatextualEducação de jovens e adultosComunicacao escritaEscrita -- Ensino fundamentalEducacao de adultosWritten languageNarrativeMetatextual skillCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALHabilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAluisio Coutinho Leite.pdf.txtAluisio Coutinho Leite.pdf.txtExtracted texttext/plain167573https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16604/3/Aluisio%20Coutinho%20Leite.pdf.txtf658bdf2f0a271bac5d5955df651f032MD53ORIGINALAluisio Coutinho Leite.pdfapplication/pdf347180https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16604/1/Aluisio%20Coutinho%20Leite.pdf2dfa84a43e8b65d629ee647bfba94ffaMD51THUMBNAILAluisio Coutinho Leite.pdf.jpgAluisio Coutinho Leite.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16604/2/Aluisio%20Coutinho%20Leite.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/166042022-04-27 16:41:56.767oai:repositorio.pucsp.br:handle/16604Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T19:41:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA
title Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA
spellingShingle Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA
Leite, Aluísio Coutinho
Linguagem escrita
Narrativa
Habilidade metatextual
Educação de jovens e adultos
Comunicacao escrita
Escrita -- Ensino fundamental
Educacao de adultos
Written language
Narrative
Metatextual skill
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA
title_full Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA
title_fullStr Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA
title_full_unstemmed Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA
title_sort Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA
author Leite, Aluísio Coutinho
author_facet Leite, Aluísio Coutinho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Aluísio Coutinho
contributor_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem escrita
Narrativa
Habilidade metatextual
Educação de jovens e adultos
Comunicacao escrita
Escrita -- Ensino fundamental
Educacao de adultos
topic Linguagem escrita
Narrativa
Habilidade metatextual
Educação de jovens e adultos
Comunicacao escrita
Escrita -- Ensino fundamental
Educacao de adultos
Written language
Narrative
Metatextual skill
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Written language
Narrative
Metatextual skill
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description This study aims to investigate the metatextual production ability of stories written by students of Youth and Adults Education Program, of a local public school on the São Paulo suburb's. Twelve low-income students, between 14 and 39 years old, registered in the 4th grade of elementary school, participated of this study. The procedure consisted of three steps: 1 - see how to have the ability to produce a text from a given theme; 2 - intervention sessions to develop skills in writing stories, through activities, demonstrations and reflections about this narrative structure in stories; 3 - checking the effect of intervention in the writing of the participants. The research was planned according to pre-test (production of stories), intervention (three sessions) and two post-tests (production of stories). The results showed some differences in the effects of the intervention, as some participants made greater progress than others and none of them fell, considering the immediate effects as well as the results obtained sometime later. The findings results suggest that the production of narratives can be implemented by the practices of the teachers' aimed to this goal
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:58:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Leite, Aluísio Coutinho. Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA. 2010. 89 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16604
identifier_str_mv Leite, Aluísio Coutinho. Habilidade metatextual em produções de histórias escritas por alunos da educação de jovens e adultos - EJA. 2010. 89 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16604/3/Aluisio%20Coutinho%20Leite.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16604/1/Aluisio%20Coutinho%20Leite.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16604/2/Aluisio%20Coutinho%20Leite.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f658bdf2f0a271bac5d5955df651f032
2dfa84a43e8b65d629ee647bfba94ffa
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796123345354752