Contribuições da análise do comportamento no manejo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daniele Pereira de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29019
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar e analisar, através de revisão bibliográfica, as possíveis contribuições que os pressupostos teóricos advindos da Análise do Comportamento podem trazer para o manejo de comportamentos característicos do denominado Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em âmbito escolar. A coleta de dados consistiu num levantamento do tema em todos os números, até o ano de 2008, de dois periódicos nacionais especializados em Análise do Comportamento - Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva e Revista Brasileira de Análise do Comportamento (REBAC)-, além de todos os volumes da coleção Sobre Comportamento e Cognição publicados desde seu início, em 1997, até 2008. Buscou-se, também, artigos relacionados ao tema publicados desde o 1º número até o ano de 2008 de três revistas especializadas em Psicologia com número significativo de publicações em Análise do Comportamento: Temas em Psicologia, Psicologia: Teoria e Pesquisa e Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. Tal levantamento resultou em sete artigos, os quais foram analisados quanto à sua natureza, segundo categorias especialmente elaboradas para identificação de aspectos de interesse ao tema do presente trabalho. Os resultados evidenciam que os principais procedimentos adotados referem-se a práticas que têm como base, principalmente, reforçamento positivo, reforçamento diferencial de outros comportamentos (DRO), uso de regras e, principalmente, a atenção à programação da generalização dos comportamentos instalados e mantidos em setting terapêutico para o ambiente social natural da criança
id PUC_SP-1_0c652b4bb19645b2f079c76dfd3b5c3b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29019
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Rubano, Denize RosanaSouza, Daniele Pereira de2022-10-18T17:42:44Z2022-10-18T17:42:44Z2009-12-02Souza, Daniele Pereira de. Contribuições da análise do comportamento no manejo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29019O presente estudo teve como objetivo investigar e analisar, através de revisão bibliográfica, as possíveis contribuições que os pressupostos teóricos advindos da Análise do Comportamento podem trazer para o manejo de comportamentos característicos do denominado Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em âmbito escolar. A coleta de dados consistiu num levantamento do tema em todos os números, até o ano de 2008, de dois periódicos nacionais especializados em Análise do Comportamento - Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva e Revista Brasileira de Análise do Comportamento (REBAC)-, além de todos os volumes da coleção Sobre Comportamento e Cognição publicados desde seu início, em 1997, até 2008. Buscou-se, também, artigos relacionados ao tema publicados desde o 1º número até o ano de 2008 de três revistas especializadas em Psicologia com número significativo de publicações em Análise do Comportamento: Temas em Psicologia, Psicologia: Teoria e Pesquisa e Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. Tal levantamento resultou em sete artigos, os quais foram analisados quanto à sua natureza, segundo categorias especialmente elaboradas para identificação de aspectos de interesse ao tema do presente trabalho. Os resultados evidenciam que os principais procedimentos adotados referem-se a práticas que têm como base, principalmente, reforçamento positivo, reforçamento diferencial de outros comportamentos (DRO), uso de regras e, principalmente, a atenção à programação da generalização dos comportamentos instalados e mantidos em setting terapêutico para o ambiente social natural da criançaporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIATranstorno do Déficit de Atenção e HiperatividadeAnálise do comportamentoEscolaTécnicas comportamentaisCriançaContribuições da análise do comportamento no manejo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDANIELE PEREIRA DE SOUZA - TCC.pdfapplication/pdf363019https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29019/1/DANIELE%20PEREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdffb102ada26b65856b7613376cd272e68MD51TEXTDANIELE PEREIRA DE SOUZA - TCC.pdf.txtDANIELE PEREIRA DE SOUZA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain109192https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29019/2/DANIELE%20PEREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdf.txt5ecb69f30644efbec0812244e2893683MD52THUMBNAILDANIELE PEREIRA DE SOUZA - TCC.pdf.jpgDANIELE PEREIRA DE SOUZA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29019/3/DANIELE%20PEREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdf.jpg8a036b9b47706e1d881e808fac165233MD53handle/290192022-10-19 01:03:26.338oai:repositorio.pucsp.br:handle/29019Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-19T04:03:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da análise do comportamento no manejo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolas
title Contribuições da análise do comportamento no manejo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolas
spellingShingle Contribuições da análise do comportamento no manejo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolas
Souza, Daniele Pereira de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Análise do comportamento
Escola
Técnicas comportamentais
Criança
title_short Contribuições da análise do comportamento no manejo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolas
title_full Contribuições da análise do comportamento no manejo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolas
title_fullStr Contribuições da análise do comportamento no manejo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolas
title_full_unstemmed Contribuições da análise do comportamento no manejo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolas
title_sort Contribuições da análise do comportamento no manejo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolas
author Souza, Daniele Pereira de
author_facet Souza, Daniele Pereira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rubano, Denize Rosana
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Daniele Pereira de
contributor_str_mv Rubano, Denize Rosana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Análise do comportamento
Escola
Técnicas comportamentais
Criança
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Análise do comportamento
Escola
Técnicas comportamentais
Criança
description O presente estudo teve como objetivo investigar e analisar, através de revisão bibliográfica, as possíveis contribuições que os pressupostos teóricos advindos da Análise do Comportamento podem trazer para o manejo de comportamentos característicos do denominado Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em âmbito escolar. A coleta de dados consistiu num levantamento do tema em todos os números, até o ano de 2008, de dois periódicos nacionais especializados em Análise do Comportamento - Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva e Revista Brasileira de Análise do Comportamento (REBAC)-, além de todos os volumes da coleção Sobre Comportamento e Cognição publicados desde seu início, em 1997, até 2008. Buscou-se, também, artigos relacionados ao tema publicados desde o 1º número até o ano de 2008 de três revistas especializadas em Psicologia com número significativo de publicações em Análise do Comportamento: Temas em Psicologia, Psicologia: Teoria e Pesquisa e Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. Tal levantamento resultou em sete artigos, os quais foram analisados quanto à sua natureza, segundo categorias especialmente elaboradas para identificação de aspectos de interesse ao tema do presente trabalho. Os resultados evidenciam que os principais procedimentos adotados referem-se a práticas que têm como base, principalmente, reforçamento positivo, reforçamento diferencial de outros comportamentos (DRO), uso de regras e, principalmente, a atenção à programação da generalização dos comportamentos instalados e mantidos em setting terapêutico para o ambiente social natural da criança
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Souza, Daniele Pereira de. Contribuições da análise do comportamento no manejo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29019
identifier_str_mv Souza, Daniele Pereira de. Contribuições da análise do comportamento no manejo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29019/1/DANIELE%20PEREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29019/2/DANIELE%20PEREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29019/3/DANIELE%20PEREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fb102ada26b65856b7613376cd272e68
5ecb69f30644efbec0812244e2893683
8a036b9b47706e1d881e808fac165233
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277825333592064