Dislexia, leitura e escrita: uma revisão dos artigos publicados no Brasil entre os anos de 2015 e 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroza, Marina Melo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23799
Resumo: A dislexia é o transtorno específico de aprendizagem da leitura, que se manifesta especialmente no período de alfabetização, como uma dificuldade no aprendizado da leitura. Ela pode ocorrer em pessoas das mais diferentes origens, nacionalidades e idiomas, sendo tema de pesquisas internacionais em diversas línguas. O Brasil já dispõe de estudos relevantes sobre o assunto, por isso faz-se necessário sistematizar as pesquisas dos últimos anos. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a produção científica a respeito da dislexia no Brasil. A busca foi realizada nas bases Scielo e Pepsic, focando o período entre os anos de 2015 e 2020. Foram selecionados 24artigos publicados a respeito da aprendizagem de leitura e escrita em disléxicos no período de alfabetização. A análise levou à formação de quatro categorias temáticas: (I) Artigos empíricos; (II) Artigos teóricos; (III) Revisões de literatura; e (IV) Artigos que comparam a dislexia a outros transtornos. Nas pesquisas do tipo empírica, o procedimento que se destacou foi o teste de compreensão de Cloze, que avalia a compreensão leitora. Os resultados de todas as pesquisas com intervenção apontaram para uma melhora no desempenho dos participantes, o que pode ser visto como evidência da eficácia de práticas voltadas para a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças com dislexia, da linha da psicologia cognitiva
id PUC_SP-1_0e7e5a6fb7042922438a9e65d801a75d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/23799
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maluf, Maria Reginahttp://lattes.cnpq.br/0343684633879657Pedroza, Marina Melo2021-10-22T19:56:37Z2021-10-22T19:56:37Z2021-07-02Pedroza, Marina Melo. Dislexia, leitura e escrita: uma revisão dos artigos publicados no Brasil entre os anos de 2015 e 2020. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23799A dislexia é o transtorno específico de aprendizagem da leitura, que se manifesta especialmente no período de alfabetização, como uma dificuldade no aprendizado da leitura. Ela pode ocorrer em pessoas das mais diferentes origens, nacionalidades e idiomas, sendo tema de pesquisas internacionais em diversas línguas. O Brasil já dispõe de estudos relevantes sobre o assunto, por isso faz-se necessário sistematizar as pesquisas dos últimos anos. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a produção científica a respeito da dislexia no Brasil. A busca foi realizada nas bases Scielo e Pepsic, focando o período entre os anos de 2015 e 2020. Foram selecionados 24artigos publicados a respeito da aprendizagem de leitura e escrita em disléxicos no período de alfabetização. A análise levou à formação de quatro categorias temáticas: (I) Artigos empíricos; (II) Artigos teóricos; (III) Revisões de literatura; e (IV) Artigos que comparam a dislexia a outros transtornos. Nas pesquisas do tipo empírica, o procedimento que se destacou foi o teste de compreensão de Cloze, que avalia a compreensão leitora. Os resultados de todas as pesquisas com intervenção apontaram para uma melhora no desempenho dos participantes, o que pode ser visto como evidência da eficácia de práticas voltadas para a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças com dislexia, da linha da psicologia cognitivaDyslexia is a specific disorder of learning to read, which manifests itself especially in the literacy period, as a difficulty in learning to read. It can occur in people of different origins, nationalities and languages, being the subject of international researchesin several languages. Brazil already has relevant studies on the subject, which is why it is necessary to systematize the surveys of recent years. The present study aimed to carry out a literature review on the scientific production regarding dyslexia in Brazil. The search was carried out in the Scielo and Pepsic databases, focusing on the period between 2015 and 2020. Twenty fourarticles published on learning to read and write bydyslexics in the literacy period were selected. The analysis led to the formation of four thematic categories: (I) Empirical articles; (II) Theoretical articles; (III) Literature reviews; and (IV) Articles comparing dyslexia to other disorders. In empirical research, the procedure that stood out was the Cloze comprehension test, which assesses reading comprehension. The results of all intervention researches pointed to an improvement in the participants' performance, which can be seen as evidence of the effectiveness of practices aimed at learning to read and write bychildren with dyslexia, in the line of cognitive psychologyCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESapplication/pdfporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALDislexiaInabilidade na leituraDistúrbios da aprendizagemDyslexiaInabilidade na leituraLearning disabilitiesDislexia, leitura e escrita: uma revisão dos artigos publicados no Brasil entre os anos de 2015 e 2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMarina Melo Pedroza.pdfapplication/pdf1307277https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23799/1/Marina%20Melo%20Pedroza.pdf4a91e8733f2942cb8a8d6a561636b6f4MD51TEXTMarina Melo Pedroza.pdf.txtMarina Melo Pedroza.pdf.txtExtracted texttext/plain182751https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23799/2/Marina%20Melo%20Pedroza.pdf.txt41795c9e567e2cbe80ce55d2ea344630MD52THUMBNAILMarina Melo Pedroza.pdf.jpgMarina Melo Pedroza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23799/3/Marina%20Melo%20Pedroza.pdf.jpg6a1fa4d8b11954235d821a526a0b8925MD53handle/237992021-10-25 08:18:55.65oai:repositorio.pucsp.br:handle/23799Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2021-10-25T11:18:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dislexia, leitura e escrita: uma revisão dos artigos publicados no Brasil entre os anos de 2015 e 2020
title Dislexia, leitura e escrita: uma revisão dos artigos publicados no Brasil entre os anos de 2015 e 2020
spellingShingle Dislexia, leitura e escrita: uma revisão dos artigos publicados no Brasil entre os anos de 2015 e 2020
Pedroza, Marina Melo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Dislexia
Inabilidade na leitura
Distúrbios da aprendizagem
Dyslexia
Inabilidade na leitura
Learning disabilities
title_short Dislexia, leitura e escrita: uma revisão dos artigos publicados no Brasil entre os anos de 2015 e 2020
title_full Dislexia, leitura e escrita: uma revisão dos artigos publicados no Brasil entre os anos de 2015 e 2020
title_fullStr Dislexia, leitura e escrita: uma revisão dos artigos publicados no Brasil entre os anos de 2015 e 2020
title_full_unstemmed Dislexia, leitura e escrita: uma revisão dos artigos publicados no Brasil entre os anos de 2015 e 2020
title_sort Dislexia, leitura e escrita: uma revisão dos artigos publicados no Brasil entre os anos de 2015 e 2020
author Pedroza, Marina Melo
author_facet Pedroza, Marina Melo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0343684633879657
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroza, Marina Melo
contributor_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Dislexia
Inabilidade na leitura
Distúrbios da aprendizagem
Dyslexia
Inabilidade na leitura
Learning disabilities
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Inabilidade na leitura
Distúrbios da aprendizagem
Dyslexia
Inabilidade na leitura
Learning disabilities
description A dislexia é o transtorno específico de aprendizagem da leitura, que se manifesta especialmente no período de alfabetização, como uma dificuldade no aprendizado da leitura. Ela pode ocorrer em pessoas das mais diferentes origens, nacionalidades e idiomas, sendo tema de pesquisas internacionais em diversas línguas. O Brasil já dispõe de estudos relevantes sobre o assunto, por isso faz-se necessário sistematizar as pesquisas dos últimos anos. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a produção científica a respeito da dislexia no Brasil. A busca foi realizada nas bases Scielo e Pepsic, focando o período entre os anos de 2015 e 2020. Foram selecionados 24artigos publicados a respeito da aprendizagem de leitura e escrita em disléxicos no período de alfabetização. A análise levou à formação de quatro categorias temáticas: (I) Artigos empíricos; (II) Artigos teóricos; (III) Revisões de literatura; e (IV) Artigos que comparam a dislexia a outros transtornos. Nas pesquisas do tipo empírica, o procedimento que se destacou foi o teste de compreensão de Cloze, que avalia a compreensão leitora. Os resultados de todas as pesquisas com intervenção apontaram para uma melhora no desempenho dos participantes, o que pode ser visto como evidência da eficácia de práticas voltadas para a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças com dislexia, da linha da psicologia cognitiva
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-22T19:56:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-22T19:56:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pedroza, Marina Melo. Dislexia, leitura e escrita: uma revisão dos artigos publicados no Brasil entre os anos de 2015 e 2020. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23799
identifier_str_mv Pedroza, Marina Melo. Dislexia, leitura e escrita: uma revisão dos artigos publicados no Brasil entre os anos de 2015 e 2020. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23799/1/Marina%20Melo%20Pedroza.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23799/2/Marina%20Melo%20Pedroza.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23799/3/Marina%20Melo%20Pedroza.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a91e8733f2942cb8a8d6a561636b6f4
41795c9e567e2cbe80ce55d2ea344630
6a1fa4d8b11954235d821a526a0b8925
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277826999779328