O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9617 |
Resumo: | This thesis aims to contribute to the state of the art for the area of education related to the formation of entrepreneurs. From a bibliographical and documentary, was select by hypothesis, the epistemological of Progressivism, developed by John Dewey through the conceptual analysis, proved to be more suitable for such programs. From the model resulting from the Experimental School of Progressivism, were developed curriculum guidelines for the training of entrepreneurs, independent of the activity of the origin of action taken. Based on these guidelines and in professional and academic experience of the author, was prepared to recommend a program for training of entrepreneurs, which detail the content and materials available, allows your application transcends the academic sphere, to also achieve a practical utility. This second possibility of applying this theory corresponds to the author s desire to contribute, beyond the theoretical aspects, to increase the chances of success for individuals who begin theirs initiatives to undertake |
id |
PUC_SP-1_0f9bc2dea3b181ddfd46f45cd4441e80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/9617 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Cortella, Mario Sergiohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709426Y6Ribas, Raul2016-04-27T14:30:49Z2011-11-092011-10-17Ribas, Raul. O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta. 2011. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9617This thesis aims to contribute to the state of the art for the area of education related to the formation of entrepreneurs. From a bibliographical and documentary, was select by hypothesis, the epistemological of Progressivism, developed by John Dewey through the conceptual analysis, proved to be more suitable for such programs. From the model resulting from the Experimental School of Progressivism, were developed curriculum guidelines for the training of entrepreneurs, independent of the activity of the origin of action taken. Based on these guidelines and in professional and academic experience of the author, was prepared to recommend a program for training of entrepreneurs, which detail the content and materials available, allows your application transcends the academic sphere, to also achieve a practical utility. This second possibility of applying this theory corresponds to the author s desire to contribute, beyond the theoretical aspects, to increase the chances of success for individuals who begin theirs initiatives to undertakeEsta tese pretende contribuir com o estado da arte para a área de ensino relacionada com a formação de empreendedores. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, selecionou-se, por hipótese, a linha epistemológica do Progressivismo, desenvolvido por John Dewey que, pela análise conceitual, comprovou ser a mais adequada para programas desta natureza. A partir do modelo da Escola Experimental decorrente do Progressivismo, foram desenvolvidas diretrizes curriculares para formação de empreendedores, independente da atividade de origem da ação de empreender. Com base nestas diretrizes e, na experiência profissional e acadêmica do autor, foi elaborada uma sugestão de um Programa para Formação de Empreendedores, cujo detalhe do conteúdo e do material disponibilizado, permite que sua aplicação transcenda o âmbito acadêmico, para também atingir uma utilidade prática. Esta segunda possibilidade de aplicação desta tese corresponde ao desejo do autor em contribuir, além do aspecto teórico, para aumentar as chances de sucesso para pessoas que iniciam na atividade de empreenderapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22565/Raul%20Ribas.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoCurrículo para formação de empreendedoresEscola experimentalEmpreendedorismoVisão de negócioCurriculum for training of entrepreneursExperimental schoolEntrepreneurshipBusiness visionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOO saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e propostainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRaul Ribas.pdf.txtRaul Ribas.pdf.txtExtracted texttext/plain376333https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9617/3/Raul%20Ribas.pdf.txt435e629fe74123e9d27fdc94471cfd88MD53ORIGINALRaul Ribas.pdfapplication/pdf1737199https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9617/1/Raul%20Ribas.pdff547cfeb92ac7e4996a36ed691b1bf40MD51THUMBNAILRaul Ribas.pdf.jpgRaul Ribas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3337https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9617/2/Raul%20Ribas.pdf.jpgd1b2b00011e3fab82be710af6ca3a3c1MD52handle/96172022-04-19 16:00:47.454oai:repositorio.pucsp.br:handle/9617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-19T19:00:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta |
title |
O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta |
spellingShingle |
O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta Ribas, Raul Currículo para formação de empreendedores Escola experimental Empreendedorismo Visão de negócio Curriculum for training of entrepreneurs Experimental school Entrepreneurship Business vision CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
title_short |
O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta |
title_full |
O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta |
title_fullStr |
O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta |
title_full_unstemmed |
O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta |
title_sort |
O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta |
author |
Ribas, Raul |
author_facet |
Ribas, Raul |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cortella, Mario Sergio |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709426Y6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribas, Raul |
contributor_str_mv |
Cortella, Mario Sergio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo para formação de empreendedores Escola experimental Empreendedorismo Visão de negócio |
topic |
Currículo para formação de empreendedores Escola experimental Empreendedorismo Visão de negócio Curriculum for training of entrepreneurs Experimental school Entrepreneurship Business vision CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum for training of entrepreneurs Experimental school Entrepreneurship Business vision |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
This thesis aims to contribute to the state of the art for the area of education related to the formation of entrepreneurs. From a bibliographical and documentary, was select by hypothesis, the epistemological of Progressivism, developed by John Dewey through the conceptual analysis, proved to be more suitable for such programs. From the model resulting from the Experimental School of Progressivism, were developed curriculum guidelines for the training of entrepreneurs, independent of the activity of the origin of action taken. Based on these guidelines and in professional and academic experience of the author, was prepared to recommend a program for training of entrepreneurs, which detail the content and materials available, allows your application transcends the academic sphere, to also achieve a practical utility. This second possibility of applying this theory corresponds to the author s desire to contribute, beyond the theoretical aspects, to increase the chances of success for individuals who begin theirs initiatives to undertake |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-11-09 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-10-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:30:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ribas, Raul. O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta. 2011. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9617 |
identifier_str_mv |
Ribas, Raul. O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta. 2011. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9617/3/Raul%20Ribas.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9617/1/Raul%20Ribas.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9617/2/Raul%20Ribas.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
435e629fe74123e9d27fdc94471cfd88 f547cfeb92ac7e4996a36ed691b1bf40 d1b2b00011e3fab82be710af6ca3a3c1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278028567543808 |