O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Raul
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9617
Resumo: This thesis aims to contribute to the state of the art for the area of education related to the formation of entrepreneurs. From a bibliographical and documentary, was select by hypothesis, the epistemological of Progressivism, developed by John Dewey through the conceptual analysis, proved to be more suitable for such programs. From the model resulting from the Experimental School of Progressivism, were developed curriculum guidelines for the training of entrepreneurs, independent of the activity of the origin of action taken. Based on these guidelines and in professional and academic experience of the author, was prepared to recommend a program for training of entrepreneurs, which detail the content and materials available, allows your application transcends the academic sphere, to also achieve a practical utility. This second possibility of applying this theory corresponds to the author s desire to contribute, beyond the theoretical aspects, to increase the chances of success for individuals who begin theirs initiatives to undertake
id PUC_SP-1_0f9bc2dea3b181ddfd46f45cd4441e80
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9617
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Cortella, Mario Sergiohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709426Y6Ribas, Raul2016-04-27T14:30:49Z2011-11-092011-10-17Ribas, Raul. O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta. 2011. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9617This thesis aims to contribute to the state of the art for the area of education related to the formation of entrepreneurs. From a bibliographical and documentary, was select by hypothesis, the epistemological of Progressivism, developed by John Dewey through the conceptual analysis, proved to be more suitable for such programs. From the model resulting from the Experimental School of Progressivism, were developed curriculum guidelines for the training of entrepreneurs, independent of the activity of the origin of action taken. Based on these guidelines and in professional and academic experience of the author, was prepared to recommend a program for training of entrepreneurs, which detail the content and materials available, allows your application transcends the academic sphere, to also achieve a practical utility. This second possibility of applying this theory corresponds to the author s desire to contribute, beyond the theoretical aspects, to increase the chances of success for individuals who begin theirs initiatives to undertakeEsta tese pretende contribuir com o estado da arte para a área de ensino relacionada com a formação de empreendedores. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, selecionou-se, por hipótese, a linha epistemológica do Progressivismo, desenvolvido por John Dewey que, pela análise conceitual, comprovou ser a mais adequada para programas desta natureza. A partir do modelo da Escola Experimental decorrente do Progressivismo, foram desenvolvidas diretrizes curriculares para formação de empreendedores, independente da atividade de origem da ação de empreender. Com base nestas diretrizes e, na experiência profissional e acadêmica do autor, foi elaborada uma sugestão de um Programa para Formação de Empreendedores, cujo detalhe do conteúdo e do material disponibilizado, permite que sua aplicação transcenda o âmbito acadêmico, para também atingir uma utilidade prática. Esta segunda possibilidade de aplicação desta tese corresponde ao desejo do autor em contribuir, além do aspecto teórico, para aumentar as chances de sucesso para pessoas que iniciam na atividade de empreenderapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22565/Raul%20Ribas.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoCurrículo para formação de empreendedoresEscola experimentalEmpreendedorismoVisão de negócioCurriculum for training of entrepreneursExperimental schoolEntrepreneurshipBusiness visionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOO saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e propostainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRaul Ribas.pdf.txtRaul Ribas.pdf.txtExtracted texttext/plain376333https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9617/3/Raul%20Ribas.pdf.txt435e629fe74123e9d27fdc94471cfd88MD53ORIGINALRaul Ribas.pdfapplication/pdf1737199https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9617/1/Raul%20Ribas.pdff547cfeb92ac7e4996a36ed691b1bf40MD51THUMBNAILRaul Ribas.pdf.jpgRaul Ribas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3337https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9617/2/Raul%20Ribas.pdf.jpgd1b2b00011e3fab82be710af6ca3a3c1MD52handle/96172022-04-19 16:00:47.454oai:repositorio.pucsp.br:handle/9617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-19T19:00:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta
title O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta
spellingShingle O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta
Ribas, Raul
Currículo para formação de empreendedores
Escola experimental
Empreendedorismo
Visão de negócio
Curriculum for training of entrepreneurs
Experimental school
Entrepreneurship
Business vision
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta
title_full O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta
title_fullStr O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta
title_full_unstemmed O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta
title_sort O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta
author Ribas, Raul
author_facet Ribas, Raul
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cortella, Mario Sergio
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709426Y6
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Raul
contributor_str_mv Cortella, Mario Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo para formação de empreendedores
Escola experimental
Empreendedorismo
Visão de negócio
topic Currículo para formação de empreendedores
Escola experimental
Empreendedorismo
Visão de negócio
Curriculum for training of entrepreneurs
Experimental school
Entrepreneurship
Business vision
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum for training of entrepreneurs
Experimental school
Entrepreneurship
Business vision
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description This thesis aims to contribute to the state of the art for the area of education related to the formation of entrepreneurs. From a bibliographical and documentary, was select by hypothesis, the epistemological of Progressivism, developed by John Dewey through the conceptual analysis, proved to be more suitable for such programs. From the model resulting from the Experimental School of Progressivism, were developed curriculum guidelines for the training of entrepreneurs, independent of the activity of the origin of action taken. Based on these guidelines and in professional and academic experience of the author, was prepared to recommend a program for training of entrepreneurs, which detail the content and materials available, allows your application transcends the academic sphere, to also achieve a practical utility. This second possibility of applying this theory corresponds to the author s desire to contribute, beyond the theoretical aspects, to increase the chances of success for individuals who begin theirs initiatives to undertake
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-11-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-10-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:30:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ribas, Raul. O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta. 2011. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9617
identifier_str_mv Ribas, Raul. O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta. 2011. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9617/3/Raul%20Ribas.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9617/1/Raul%20Ribas.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9617/2/Raul%20Ribas.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 435e629fe74123e9d27fdc94471cfd88
f547cfeb92ac7e4996a36ed691b1bf40
d1b2b00011e3fab82be710af6ca3a3c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796257930084352