O impacto da pandemia nas aulas de Educação Física Escolar em escola bilíngue para alunos surdos no contexto da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sandra Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29607
Resumo: The objective of this work is to present the conditions of the teaching-learning process for deaf students during the Covid 19 pandemic in a bilingual school for the deaf. In order to do so, the author's personal experience as a teacher was chosen as a research object, in which the pros and cons are analyzed during Physical Education classes, in addition to discussing inclusive education, as well as bringing a history of the curricular component. cited as a teaching tool. The texts of the law are discussed, regarding the concept of inclusion, as well as the specialized service to bilingual education for the deaf based on municipal regulations, for inclusive education. Difficulties in accessing classes due to lack or precariousness of equipment and the families' lack of mastery of LIBRAS were observed, which made the teaching-learning process difficult. But it was also found that the planned activities allowed the active participation of the students who were able to follow the proposed tasks
id PUC_SP-1_164751fe5a6d5f82e005c0d531343fa5
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29607
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Antunes, Mitsuko Aparecida Makinohttp://lattes.cnpq.br/1548595071478367Oliveira, Sandra Santos2022-11-03T18:39:46Z2022-11-03T18:39:46Z2022-09-12Oliveira, Sandra Santos. O impacto da pandemia nas aulas de Educação Física Escolar em escola bilíngue para alunos surdos no contexto da Covid-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29607The objective of this work is to present the conditions of the teaching-learning process for deaf students during the Covid 19 pandemic in a bilingual school for the deaf. In order to do so, the author's personal experience as a teacher was chosen as a research object, in which the pros and cons are analyzed during Physical Education classes, in addition to discussing inclusive education, as well as bringing a history of the curricular component. cited as a teaching tool. The texts of the law are discussed, regarding the concept of inclusion, as well as the specialized service to bilingual education for the deaf based on municipal regulations, for inclusive education. Difficulties in accessing classes due to lack or precariousness of equipment and the families' lack of mastery of LIBRAS were observed, which made the teaching-learning process difficult. But it was also found that the planned activities allowed the active participation of the students who were able to follow the proposed tasksO objetivo deste trabalho é apresentar as condições do processo ensino-aprendizagem para educandos surdos durante a pandemia de Covid 19 numa escola bilíngue para surdos. Para tanto, escolheu-se como objeto de pesquisa a experiência pessoal da autora como docente, em que se analisam os prós e os contras durante as aulas de Educação Física, além de se discutir a educação inclusiva, bem como trazer um histórico do componente curricular citado como ferramenta de ensino. São abordados os textos de lei, no que tange ao conceito de inclusão, bem como o atendimento especializado à educação bilíngue para surdos a partir das normativas municipais para a educação inclusiva. Constataram-se as dificuldades de acesso às aulas por falta ou precariedade de equipamentos e o não domínio de LIBRAS pelas famílias, o que dificultou o processo de ensino-aprendizagem. Mas também se constatou que as atividades planejadas permitiram a participação ativa dos educandos que puderam acompanhar as tarefas propostasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALSurdezInclusãoPandemiaCovid19Educação bilíngue de surdosDeafnessInclusionPandemicCovid19Bilingual education of the deafO impacto da pandemia nas aulas de Educação Física Escolar em escola bilíngue para alunos surdos no contexto da Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSandra Santos Oliveira.pdf.txtSandra Santos Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain102662https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29607/2/Sandra%20Santos%20Oliveira.pdf.txta8f0871f2a01a6f58c13c4dffe9e8f44MD52THUMBNAILSandra Santos Oliveira.pdf.jpgSandra Santos Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29607/3/Sandra%20Santos%20Oliveira.pdf.jpg35ea2c00b5c89fec0dff7d406994eb99MD53ORIGINALSandra Santos Oliveira.pdfSandra Santos Oliveira.pdfapplication/pdf1701790https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29607/4/Sandra%20Santos%20Oliveira.pdf8ba7fff05e392faecdbfc9d1447a41f2MD54handle/296072023-01-23 12:27:20.804oai:repositorio.pucsp.br:handle/29607Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-01-23T15:27:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto da pandemia nas aulas de Educação Física Escolar em escola bilíngue para alunos surdos no contexto da Covid-19
title O impacto da pandemia nas aulas de Educação Física Escolar em escola bilíngue para alunos surdos no contexto da Covid-19
spellingShingle O impacto da pandemia nas aulas de Educação Física Escolar em escola bilíngue para alunos surdos no contexto da Covid-19
Oliveira, Sandra Santos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Surdez
Inclusão
Pandemia
Covid19
Educação bilíngue de surdos
Deafness
Inclusion
Pandemic
Covid19
Bilingual education of the deaf
title_short O impacto da pandemia nas aulas de Educação Física Escolar em escola bilíngue para alunos surdos no contexto da Covid-19
title_full O impacto da pandemia nas aulas de Educação Física Escolar em escola bilíngue para alunos surdos no contexto da Covid-19
title_fullStr O impacto da pandemia nas aulas de Educação Física Escolar em escola bilíngue para alunos surdos no contexto da Covid-19
title_full_unstemmed O impacto da pandemia nas aulas de Educação Física Escolar em escola bilíngue para alunos surdos no contexto da Covid-19
title_sort O impacto da pandemia nas aulas de Educação Física Escolar em escola bilíngue para alunos surdos no contexto da Covid-19
author Oliveira, Sandra Santos
author_facet Oliveira, Sandra Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1548595071478367
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sandra Santos
contributor_str_mv Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Surdez
Inclusão
Pandemia
Covid19
Educação bilíngue de surdos
Deafness
Inclusion
Pandemic
Covid19
Bilingual education of the deaf
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Inclusão
Pandemia
Covid19
Educação bilíngue de surdos
dc.subject.eng.fl_str_mv Deafness
Inclusion
Pandemic
Covid19
Bilingual education of the deaf
description The objective of this work is to present the conditions of the teaching-learning process for deaf students during the Covid 19 pandemic in a bilingual school for the deaf. In order to do so, the author's personal experience as a teacher was chosen as a research object, in which the pros and cons are analyzed during Physical Education classes, in addition to discussing inclusive education, as well as bringing a history of the curricular component. cited as a teaching tool. The texts of the law are discussed, regarding the concept of inclusion, as well as the specialized service to bilingual education for the deaf based on municipal regulations, for inclusive education. Difficulties in accessing classes due to lack or precariousness of equipment and the families' lack of mastery of LIBRAS were observed, which made the teaching-learning process difficult. But it was also found that the planned activities allowed the active participation of the students who were able to follow the proposed tasks
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-03T18:39:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-03T18:39:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Oliveira, Sandra Santos. O impacto da pandemia nas aulas de Educação Física Escolar em escola bilíngue para alunos surdos no contexto da Covid-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29607
identifier_str_mv Oliveira, Sandra Santos. O impacto da pandemia nas aulas de Educação Física Escolar em escola bilíngue para alunos surdos no contexto da Covid-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29607/2/Sandra%20Santos%20Oliveira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29607/3/Sandra%20Santos%20Oliveira.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29607/4/Sandra%20Santos%20Oliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a8f0871f2a01a6f58c13c4dffe9e8f44
35ea2c00b5c89fec0dff7d406994eb99
8ba7fff05e392faecdbfc9d1447a41f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277822869438464