Frente o lápis e o papel: uma discussão sobre a instituição da posição leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fabiana Regiani da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13585
Resumo: This study raise questions and discusses issues related to relationship child - text particularly, problems that arise during the process concerning the learning of writing and reading. Some children face special difficulties which may block the above mentioned process, i.e, they may delay and/or fail in establishing an effective and productive relation with writing and reading. Those students are usually sent to the speech-therapy clinic because their production is considered pathological. This study starts from and focus the difficult paths some children experience in reading and endeavors to contribute to the understanding of the intriguing aspects that lead to school failure and that shed light on successful outcomes. Those children become fixed in an awkward position face-to-face written texts they do not achieve the expected condition of a reader". The discussion was guided by some questions: What is the connection between the act of writing and that of reading? Could it be said that a child writes but does not read - or that s/he reads but does not write? This study also raises some clinical questions and discusses the decisive value of the diagnostic (language evaluation) as the very means to block the tendency to approximate in a naïve way educational evaluation and the clinical one. The theoretical basis that guides the discussion and analysis here presented is that developed in the CNPq Research Group: Acquisition, pathology and language clinic, which was established and supervised by Maria Francisca Lier-DeVitto at LAELPUCSP. This trend of investigation is also developed at Derdic-PUCSP, by researchers from the same Group. The theoretical trend known as Interactionism in Language Acquisition (De Lemos - 1992), the European Structuralism in Linguistics and Psychoanalysis stand as fundamental theoretical realms
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This study starts from and focus the difficult paths some children experience in reading and endeavors to contribute to the understanding of the intriguing aspects that lead to school failure and that shed light on successful outcomes. Those children become fixed in an awkward position face-to-face written texts they do not achieve the expected condition of a reader". The discussion was guided by some questions: What is the connection between the act of writing and that of reading? Could it be said that a child writes but does not read - or that s/he reads but does not write? This study also raises some clinical questions and discusses the decisive value of the diagnostic (language evaluation) as the very means to block the tendency to approximate in a naïve way educational evaluation and the clinical one. The theoretical basis that guides the discussion and analysis here presented is that developed in the CNPq Research Group: Acquisition, pathology and language clinic, which was established and supervised by Maria Francisca Lier-DeVitto at LAELPUCSP. This trend of investigation is also developed at Derdic-PUCSP, by researchers from the same Group. The theoretical trend known as Interactionism in Language Acquisition (De Lemos - 1992), the European Structuralism in Linguistics and Psychoanalysis stand as fundamental theoretical realmsNesta dissertação, levanto e discuto questões relativas à relação criança-texto em especial problemas que emergem de efeitos que se manifestam no processo de instituição do sujeito-leitor de uma língua (no caso, do português brasileiro). Parto de situações em que há resistência à configuração de tal posição. Refiro-me a processos que apontam para um fracasso no estabelecimento de uma relação efetiva e produtiva com o texto. Algumas crianças chegam à clínica fonoaudiológica porque a relação criança-texto (escrita e/ou leitura) é considerada patológica . Privilegio, portanto, impasses atestados e vividos ao longo de minhas experiências clínica e educacional. Entendo que focalizar percursos difíceis de alfabetização, em que devem se articular as posições da criança como escrevente e leitora, pode representar uma contribuição ao entendimento de fatores que participam dos fracassos escolares e, por extensão, também de processos bem sucedidos. É, sem dúvida, enigmático o fato de que crianças fiquem fixadas numa posição complicada (e complexa!) frente ao texto escrito e que não acedam a uma condição de leitor (seja de textos de outros, seja de própria autoria). A discussão foi guiada por alguns questionamentos: Qual a relação entre o ato de escrever e de ler? Pode-se dizer que uma criança escreva, mas não leia? Ainda: Pode-se afirmar que ela leia, mas não escreva? Ao lado dessas questões, o problema clínico, relacionado ao modo como o fonoaudiólogo recolhe a queixa e a demanda da Escola, quando crianças são encaminhadas para a clínica. Este trabalho posiciona-se de forma adversa à complementaridade entre as instâncias educacional e clínica, dando, assim, lugar privilegiado para o diagnóstico. A direção argumentativa, que orienta este trabalho, decorre de teorização desenvolvida no Grupo e Pesquisa CNPq Aquisição, patologias e clínica de linguagem, do LAEL-PUCSP, que é liderado por Maria Francisca Lier-DeVitto. Esta linha de reflexão tem laços teóricos com o Interacionismo em Aquisição da Linguagem (De LEMOS - 1992), com o estruturalismo europeu e com a Psicanálise. Os desdobramentos teóricos específicos sobre falas e escritas sintomáticas estão no foco das discussões do acima referido Grupo de Pesquisa, a que estou filiada.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30300/Fabiana%20Regiani%20da%20Costa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaLeituraAtraso de leituraAquisição de linguagem escritaReadingRead delayAcquisition of written languageCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAFrente o lápis e o papel: uma discussão sobre a instituição da posição leitorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTFabiana Regiani da Costa.pdf.txtFabiana Regiani da Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain237529https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13585/3/Fabiana%20Regiani%20da%20Costa.pdf.txt3ac49d89a5fbaa322f81ea006c896fb0MD53ORIGINALFabiana Regiani da Costa.pdfapplication/pdf1134895https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13585/1/Fabiana%20Regiani%20da%20Costa.pdf43d6ff36442288b4a0d68fcbac41c5c6MD51THUMBNAILFabiana Regiani da Costa.pdf.jpgFabiana Regiani da Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13585/2/Fabiana%20Regiani%20da%20Costa.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/135852022-04-27 22:14:11.449oai:repositorio.pucsp.br:handle/13585Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:14:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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