Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROGA, Ana Maria de Morais.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13206
Resumo: Este estudo objetivou a analise das metodologias e praticas educativas em relação a leitura e escrita com os Portadores Sociais de Textos. Buscou-se também através das atividades propostas orientar e refletir junto aos docentes outros níveis de conhecimentos, considerando a leitura e escrita como um processo continuo e interativo. Primeiramente foram fornecidos pressupostos gerais sobre o ensino nas series inicias, a elaboração da leitura e escrita, as teorias, as discussões e reflexões dentro do espaço escolar. Em seguida, abordamos a linguagem, suas concepções acerca da oralidade e escrita, e seus aspectos discursivos e características. Tentamos dentro desse contexto demonstrar a necessidade e a importância de o professor saber identificar as fases da aprendizagem do aluno para posteriormente adequar as atividades de acordo com o desenvolvimento da turma, afim de que os mesmos, através da construção de suas próprias hipóteses, pudessem formar seu concerto do que e a escrita, e de como se escreve. Tratamos também de algumas noções elementares da função social da leitura e escrita, da maneira como a interação entre o leitor e autor, via texto, influencia e estabelece as relações interpessoais. Ainda com a intenção de desenvolver as competências comunicativas dos alunos, realizamos atividades com diversos portadores de textos que circulam em nossa sociedade, posteriormente abordaram-se as dificuldades no processo de aprendizagem da leitura e escrita, ou seja, os pontos negativos que norteiam esse processo, os métodos adotados pelos professores e os livros didáticos, estes tidos como um dos grandes entraves da educação, e que em sua maioria reproduz o conhecimento, desvalorizando as vivencias e experiencias dos alunos. Apos o levantamento de todas as questões pertinentes ao desenvolvimento da temática, destacamos as opiniões e sugestões dos professores, estes grandes responsáveis pelo desenvolvimento do processo de elaboração de conhecimento. Outro elemento fundamental que esse estudo buscou, foi o de evidenciar a relação do aluno no grupo, visando a elaboração coletiva do conhecimento e a relação dialógica entre a criança e o professor. Esse estudo, portanto, remete-nos a uma proposta de ensino-aprendizagem significativa entre o sujeito-aprendiz e o objeto de conhecimento, mediatizada pelo professor, onde a leitura e a escrita devem ser pensadas como um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de conhecimento, de modo a favorecer o desenvolvimento de sua aprendizagem.
id UFCG_3d3b0c635ff506d9df02bc6fe7e01c38
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13206
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita.Social carriers of texts and the process of acquisition of reading and writing.Aquisição da leituraAquisição de escritaLeitura e escritaFunções sociais de leituraReading acquisitionAcquisition of writingReading and writingSocial reading functionsEste estudo objetivou a analise das metodologias e praticas educativas em relação a leitura e escrita com os Portadores Sociais de Textos. Buscou-se também através das atividades propostas orientar e refletir junto aos docentes outros níveis de conhecimentos, considerando a leitura e escrita como um processo continuo e interativo. Primeiramente foram fornecidos pressupostos gerais sobre o ensino nas series inicias, a elaboração da leitura e escrita, as teorias, as discussões e reflexões dentro do espaço escolar. Em seguida, abordamos a linguagem, suas concepções acerca da oralidade e escrita, e seus aspectos discursivos e características. Tentamos dentro desse contexto demonstrar a necessidade e a importância de o professor saber identificar as fases da aprendizagem do aluno para posteriormente adequar as atividades de acordo com o desenvolvimento da turma, afim de que os mesmos, através da construção de suas próprias hipóteses, pudessem formar seu concerto do que e a escrita, e de como se escreve. Tratamos também de algumas noções elementares da função social da leitura e escrita, da maneira como a interação entre o leitor e autor, via texto, influencia e estabelece as relações interpessoais. Ainda com a intenção de desenvolver as competências comunicativas dos alunos, realizamos atividades com diversos portadores de textos que circulam em nossa sociedade, posteriormente abordaram-se as dificuldades no processo de aprendizagem da leitura e escrita, ou seja, os pontos negativos que norteiam esse processo, os métodos adotados pelos professores e os livros didáticos, estes tidos como um dos grandes entraves da educação, e que em sua maioria reproduz o conhecimento, desvalorizando as vivencias e experiencias dos alunos. Apos o levantamento de todas as questões pertinentes ao desenvolvimento da temática, destacamos as opiniões e sugestões dos professores, estes grandes responsáveis pelo desenvolvimento do processo de elaboração de conhecimento. Outro elemento fundamental que esse estudo buscou, foi o de evidenciar a relação do aluno no grupo, visando a elaboração coletiva do conhecimento e a relação dialógica entre a criança e o professor. Esse estudo, portanto, remete-nos a uma proposta de ensino-aprendizagem significativa entre o sujeito-aprendiz e o objeto de conhecimento, mediatizada pelo professor, onde a leitura e a escrita devem ser pensadas como um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de conhecimento, de modo a favorecer o desenvolvimento de sua aprendizagem.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGTORRES, Antônia Lis de Maria Martins.TORRES, A. L. M. M.http://lattes.cnpq.br/0290068964313599QUEIROGA, Ana Maria de Morais.20072020-07-09T11:03:40Z2020-07-092020-07-09T11:03:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13206QUEIROGA, Ana Maria de Morais. Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita. 2007. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T17:35:41Zoai:localhost:riufcg/13206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T17:35:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita.
Social carriers of texts and the process of acquisition of reading and writing.
title Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita.
spellingShingle Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita.
QUEIROGA, Ana Maria de Morais.
Aquisição da leitura
Aquisição de escrita
Leitura e escrita
Funções sociais de leitura
Reading acquisition
Acquisition of writing
Reading and writing
Social reading functions
title_short Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita.
title_full Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita.
title_fullStr Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita.
title_full_unstemmed Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita.
title_sort Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita.
author QUEIROGA, Ana Maria de Morais.
author_facet QUEIROGA, Ana Maria de Morais.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.
TORRES, A. L. M. M.
http://lattes.cnpq.br/0290068964313599
dc.contributor.author.fl_str_mv QUEIROGA, Ana Maria de Morais.
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição da leitura
Aquisição de escrita
Leitura e escrita
Funções sociais de leitura
Reading acquisition
Acquisition of writing
Reading and writing
Social reading functions
topic Aquisição da leitura
Aquisição de escrita
Leitura e escrita
Funções sociais de leitura
Reading acquisition
Acquisition of writing
Reading and writing
Social reading functions
description Este estudo objetivou a analise das metodologias e praticas educativas em relação a leitura e escrita com os Portadores Sociais de Textos. Buscou-se também através das atividades propostas orientar e refletir junto aos docentes outros níveis de conhecimentos, considerando a leitura e escrita como um processo continuo e interativo. Primeiramente foram fornecidos pressupostos gerais sobre o ensino nas series inicias, a elaboração da leitura e escrita, as teorias, as discussões e reflexões dentro do espaço escolar. Em seguida, abordamos a linguagem, suas concepções acerca da oralidade e escrita, e seus aspectos discursivos e características. Tentamos dentro desse contexto demonstrar a necessidade e a importância de o professor saber identificar as fases da aprendizagem do aluno para posteriormente adequar as atividades de acordo com o desenvolvimento da turma, afim de que os mesmos, através da construção de suas próprias hipóteses, pudessem formar seu concerto do que e a escrita, e de como se escreve. Tratamos também de algumas noções elementares da função social da leitura e escrita, da maneira como a interação entre o leitor e autor, via texto, influencia e estabelece as relações interpessoais. Ainda com a intenção de desenvolver as competências comunicativas dos alunos, realizamos atividades com diversos portadores de textos que circulam em nossa sociedade, posteriormente abordaram-se as dificuldades no processo de aprendizagem da leitura e escrita, ou seja, os pontos negativos que norteiam esse processo, os métodos adotados pelos professores e os livros didáticos, estes tidos como um dos grandes entraves da educação, e que em sua maioria reproduz o conhecimento, desvalorizando as vivencias e experiencias dos alunos. Apos o levantamento de todas as questões pertinentes ao desenvolvimento da temática, destacamos as opiniões e sugestões dos professores, estes grandes responsáveis pelo desenvolvimento do processo de elaboração de conhecimento. Outro elemento fundamental que esse estudo buscou, foi o de evidenciar a relação do aluno no grupo, visando a elaboração coletiva do conhecimento e a relação dialógica entre a criança e o professor. Esse estudo, portanto, remete-nos a uma proposta de ensino-aprendizagem significativa entre o sujeito-aprendiz e o objeto de conhecimento, mediatizada pelo professor, onde a leitura e a escrita devem ser pensadas como um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de conhecimento, de modo a favorecer o desenvolvimento de sua aprendizagem.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2020-07-09T11:03:40Z
2020-07-09
2020-07-09T11:03:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13206
QUEIROGA, Ana Maria de Morais. Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita. 2007. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13206
identifier_str_mv QUEIROGA, Ana Maria de Morais. Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita. 2007. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446504304640