Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33716 |
Resumo: | This work aims to identify the needs, expectations and preferences for the learning of English by high school EJA students (Youth and Adults Education) from a public school in the city of São Paulo. The theoretical foundation is based on the Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (Brasil, 2002), Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 2002), Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (Brasil, 2000), the Federative Republic of Brazil Constitution (1988); and texts by Haddad (2002), Leffa (2007), Paiva (2006), on Adult Education and Hutchinson & Waters (1987) on needs analysis. This research is a case study and results were interpreted qualitatively. (Liberali, 2011). To answer the research question “What are the needs and wishes expressed by EJA students regarding the English language?”, a questionnaire was given to 26 students of the 3rd year of EJA. The findings revealed that students like to study English, enjoy learning through music and believe that the foreign language is important in their lives, especially for work opportunities. However, they also pointed out comprehension difficulties due to poor knowledge in the language and lack of opportunities to use it |
id |
PUC_SP-1_1909770ef019c6e44ac6ab6a6ee03da5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/33716 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Maria FachinCarlos, Claudete Rebelo2023-07-05T19:22:46Z2023-07-05T19:22:46Z2014-05-12Carlos, Claudete Rebelo. Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33716This work aims to identify the needs, expectations and preferences for the learning of English by high school EJA students (Youth and Adults Education) from a public school in the city of São Paulo. The theoretical foundation is based on the Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (Brasil, 2002), Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 2002), Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (Brasil, 2000), the Federative Republic of Brazil Constitution (1988); and texts by Haddad (2002), Leffa (2007), Paiva (2006), on Adult Education and Hutchinson & Waters (1987) on needs analysis. This research is a case study and results were interpreted qualitatively. (Liberali, 2011). To answer the research question “What are the needs and wishes expressed by EJA students regarding the English language?”, a questionnaire was given to 26 students of the 3rd year of EJA. The findings revealed that students like to study English, enjoy learning through music and believe that the foreign language is important in their lives, especially for work opportunities. However, they also pointed out comprehension difficulties due to poor knowledge in the language and lack of opportunities to use itEste trabalho objetiva identificar as necessidades, expectativas e preferências de aprendizagem da língua inglesa, na visão de alunos do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola na cidade de São Paulo. Fundamenta-se na Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (Brasil, 2002), nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 2002), nas Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (Brasil, 2000) e na Constituição da República Federativa do Brasil (1988) e em textos de Haddad (2002), Leffa (2007), Paiva (2006), sobre Educação de Adultos e de Hutchinson & Waters (1987) sobre a análise de necessidades. A pesquisa constituiu-se como um estudo de caso, cujos dados foram interpretados segundo uma abordagem qualitativa (Liberali, 2011). Para responder à pergunta de pesquisa “Quais os desejos e necessidades, manifestados pelos alunos da EJA no que concerne à língua inglesa?”, foram coletados dados por meio de um questionário aplicado a 26 alunos do 3º ano do Ensino Médio da EJA. Os resultados revelaram que os alunos gostam de estudar inglês, ouvir música e crêem que o idioma é importante em suas vidas, principalmente para oportunidades de trabalho. Porém, apontaram dificuldades de compreensão devido ao pouco conhecimento da língua e falta de oportunidade para usá-laporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASDesejosNecessidadesEnsinoAprendizagem de inglêsAlunos da EJADesiresNeedsTeaching and learning of englishEJA studentsAlunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisaminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCLAUDETE REBELO CARLOS.pdfapplication/pdf648724https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33716/1/CLAUDETE%20REBELO%20CARLOS.pdf30fee481beaac793352eae1366113f28MD51TEXTCLAUDETE REBELO CARLOS.pdf.txtCLAUDETE REBELO CARLOS.pdf.txtExtracted texttext/plain64037https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33716/2/CLAUDETE%20REBELO%20CARLOS.pdf.txt6b022b3e879dbd83e2c00f1f84b24b68MD52THUMBNAILCLAUDETE REBELO CARLOS.pdf.jpgCLAUDETE REBELO CARLOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1332https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33716/3/CLAUDETE%20REBELO%20CARLOS.pdf.jpg882ad124df2b46eff4e75d68c4bfc2b7MD53handle/337162023-07-06 01:11:38.039oai:repositorio.pucsp.br:handle/33716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:11:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam |
title |
Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam |
spellingShingle |
Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam Carlos, Claudete Rebelo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Desejos Necessidades Ensino Aprendizagem de inglês Alunos da EJA Desires Needs Teaching and learning of english EJA students |
title_short |
Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam |
title_full |
Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam |
title_fullStr |
Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam |
title_full_unstemmed |
Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam |
title_sort |
Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam |
author |
Carlos, Claudete Rebelo |
author_facet |
Carlos, Claudete Rebelo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Maria Fachin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Claudete Rebelo |
contributor_str_mv |
Soares, Maria Fachin |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Desejos Necessidades Ensino Aprendizagem de inglês Alunos da EJA Desires Needs Teaching and learning of english EJA students |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desejos Necessidades Ensino Aprendizagem de inglês Alunos da EJA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Desires Needs Teaching and learning of english EJA students |
description |
This work aims to identify the needs, expectations and preferences for the learning of English by high school EJA students (Youth and Adults Education) from a public school in the city of São Paulo. The theoretical foundation is based on the Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (Brasil, 2002), Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 2002), Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (Brasil, 2000), the Federative Republic of Brazil Constitution (1988); and texts by Haddad (2002), Leffa (2007), Paiva (2006), on Adult Education and Hutchinson & Waters (1987) on needs analysis. This research is a case study and results were interpreted qualitatively. (Liberali, 2011). To answer the research question “What are the needs and wishes expressed by EJA students regarding the English language?”, a questionnaire was given to 26 students of the 3rd year of EJA. The findings revealed that students like to study English, enjoy learning through music and believe that the foreign language is important in their lives, especially for work opportunities. However, they also pointed out comprehension difficulties due to poor knowledge in the language and lack of opportunities to use it |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:22:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:22:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Carlos, Claudete Rebelo. Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33716 |
identifier_str_mv |
Carlos, Claudete Rebelo. Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33716/1/CLAUDETE%20REBELO%20CARLOS.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33716/2/CLAUDETE%20REBELO%20CARLOS.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33716/3/CLAUDETE%20REBELO%20CARLOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30fee481beaac793352eae1366113f28 6b022b3e879dbd83e2c00f1f84b24b68 882ad124df2b46eff4e75d68c4bfc2b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277900258541568 |