“Aprendendo a leitura perversa do mundo”: a formação com professores do Ensino Fundamental na perspectiva do Letramento Crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, André Effgen de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39741
Resumo: Esta pesquisa investiga uma experiência de formação continuada com professoras do ensino fundamental do sistema municipal de ensino da cidade de Vitória (ES), a partir do trabalho colaborativo, envolvendo as participantes e o pesquisador na perspectiva do Letramento Crítico (DUBOC, 2014, 2015; MONTE MÓR, 2012, 2019; STREET, 2014; AGUIAR, 2021, 2022; JORDÃO, 2013, 2014, 2016; JANKS, 2013, 2016; MENEZES DE SOUZA, 2011; PENYCOOK, 2001; MORGAN, 1997; LUKE e FREEBODY, 1997; SHOR, 1999; LUKE, 2004, 2011) como proposta pedagógica de natureza filosófico-educacional-cultural (MONTE MÓR, 2019). O objetivo geral do estudo é compreender como a formação de professores de diferentes áreas do conhecimento do ensino fundamental, embasada nos estudos do Letramento Crítico, contribui ou não para a formação de sujeitos críticos (professores, alunos e pesquisador) a partir da criação de contextos colaborativos em que os participantes da pesquisa possam refletir criticamente sobre si e suas relações com os outros. Pautada teórico-metodologicamente na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), com base em Magalhães (2004, 2011, 2012, 2018); Oliveira e Magalhães (2011) e Ninin (2011, 2013, 2018) busca-se intervir no contexto escolar, compreendendo e transformando a práxis por meio do processo reflexivo, investigando quais as práticas de letramento crítico emergem/são construídas durante o processo de formação continuada de professores e, ao mesmo tempo, como a formação continuada na perspectiva do Letramento Crítico contribui ou não para a formação de sujeitos críticos e para a transformação das práticas em sala de aula. A produção de dados desta pesquisa ocorreu em um curso de formação continuada de professoras que aconteceu, de forma online, de maio a setembro de 2021. Os encontros foram gravados utilizando a plataforma Zoom. O material produzido foi organizado e transcrito, para, em seguida, ser analisado e interpretado com base na Análise Dialógica do Discurso (ADD) (BRAIT, 2006, 2013; RUIZ, 2017; ROHLING, 2014). Os resultados indicam que as práticas de letramento crítico se configuram como construtos teórico-prático-filosóficos e que carregam em seu bojo praxiologias orbitais, propósitos a serem desenvolvidos na intenção de compor uma rede de atitudes críticas que sustentam o ser-estar no mundo de cidadãos problematizadores e mais comprometidos social e politicamente. Essas praxiologias orbitais das práticas de LC irão, rizomaticamente, entrelaçar-se no fazer docente dos professores, atravessando suas constituições e reconfigurando o habitus de ser professor
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spelling Cavenaghi-Lessa, Angelahttp://lattes.cnpq.br/9574555047373547http://lattes.cnpq.br/9897295456897064Aguiar, André Effgen de2023-10-18T14:40:12Z2023-10-18T14:40:12Z2023-08-02Aguiar, André Effgen de. “Aprendendo a leitura perversa do mundo”: a formação com professores do Ensino Fundamental na perspectiva do Letramento Crítico. 2023. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39741Esta pesquisa investiga uma experiência de formação continuada com professoras do ensino fundamental do sistema municipal de ensino da cidade de Vitória (ES), a partir do trabalho colaborativo, envolvendo as participantes e o pesquisador na perspectiva do Letramento Crítico (DUBOC, 2014, 2015; MONTE MÓR, 2012, 2019; STREET, 2014; AGUIAR, 2021, 2022; JORDÃO, 2013, 2014, 2016; JANKS, 2013, 2016; MENEZES DE SOUZA, 2011; PENYCOOK, 2001; MORGAN, 1997; LUKE e FREEBODY, 1997; SHOR, 1999; LUKE, 2004, 2011) como proposta pedagógica de natureza filosófico-educacional-cultural (MONTE MÓR, 2019). O objetivo geral do estudo é compreender como a formação de professores de diferentes áreas do conhecimento do ensino fundamental, embasada nos estudos do Letramento Crítico, contribui ou não para a formação de sujeitos críticos (professores, alunos e pesquisador) a partir da criação de contextos colaborativos em que os participantes da pesquisa possam refletir criticamente sobre si e suas relações com os outros. Pautada teórico-metodologicamente na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), com base em Magalhães (2004, 2011, 2012, 2018); Oliveira e Magalhães (2011) e Ninin (2011, 2013, 2018) busca-se intervir no contexto escolar, compreendendo e transformando a práxis por meio do processo reflexivo, investigando quais as práticas de letramento crítico emergem/são construídas durante o processo de formação continuada de professores e, ao mesmo tempo, como a formação continuada na perspectiva do Letramento Crítico contribui ou não para a formação de sujeitos críticos e para a transformação das práticas em sala de aula. A produção de dados desta pesquisa ocorreu em um curso de formação continuada de professoras que aconteceu, de forma online, de maio a setembro de 2021. Os encontros foram gravados utilizando a plataforma Zoom. O material produzido foi organizado e transcrito, para, em seguida, ser analisado e interpretado com base na Análise Dialógica do Discurso (ADD) (BRAIT, 2006, 2013; RUIZ, 2017; ROHLING, 2014). Os resultados indicam que as práticas de letramento crítico se configuram como construtos teórico-prático-filosóficos e que carregam em seu bojo praxiologias orbitais, propósitos a serem desenvolvidos na intenção de compor uma rede de atitudes críticas que sustentam o ser-estar no mundo de cidadãos problematizadores e mais comprometidos social e politicamente. Essas praxiologias orbitais das práticas de LC irão, rizomaticamente, entrelaçar-se no fazer docente dos professores, atravessando suas constituições e reconfigurando o habitus de ser professorEsta investigación está basada en una experiencia de formación permanente con profesores de la enseñanza básica del sistema educativo de la municipalidad de la ciudad de Vitória (ES), basada en el trabajo colaborativo, involucrando a los participantes y al investigador desde la perspectiva de la Literacidad Crítica (DUBOC, 2014, 2015; MONTE MÓR, 2012, 2019; CALLE, 2014; AGUIAR, 2021, 2022; JORDÃO, 2013, 2014, 2016; JANKS, 2013, 2016; MENEZES DE SOUZA, 2011; PENYCOOK, 2001; MORGAN, 1997; LUKE y FREEBODY, 1997 ; SHOR, 1999; LUKE, 2004, 2011) como propuesta pedagógica de carácter filosóficoeducativo-cultural (MONTE MÓR, 2019). El objetivo general del estudio es comprender cómo la formación de docentes de diferentes áreas del saber de la educación fundamental, a partir de estudios de Literacidad Crítica, contribuye o no a la formación de sujetos críticos (docentes, estudiantes e investigador) desde la creación de contextos colaborativos en los que los participantes de la investigación puedan reflexionar críticamente sobre sí mismos y sus relaciones con los demás. Basada teórica y metodológicamente en la Investigación Crítica de Colaboración (PCCol), con base en Magalhães (2004, 2011, 2012, 2018); Oliveira y Magalhães (2011) y Ninin (2011, 2013, 2018) buscan intervenir en el contexto escolar, comprendiendo y transformando la praxis a través del proceso reflexivo, investigando qué prácticas de literacidad crítica emergen/se construyen durante el proceso de formación de docentes y, en al mismo tiempo, cómo la educación continua desde la perspectiva de la Literacidad Crítica contribuye o no a la formación de sujetos críticos y para la transformación de prácticas en el aula. La producción de datos para esta investigación se llevó a cabo en un curso de educación continua para docentes que se pasó en línea de mayo a septiembre de 2021. Las reuniones se grabaron utilizando la plataforma Zoom. El material producido fue organizado y transcrito, para luego ser analizado e interpretado con base en el Análisis Dialógico del Discurso (DDA) (BRAIT, 2006, 2013; RUIZ, 2017; ROHLING, 2014). Los resultados indican que las prácticas de literacidad crítica se configuran como constructos teórico-práctico-filosóficos y que llevan consigo praxeologías orbitales, propósitos a desarrollar con la intención de componer una red de actitudes críticas que sustenten el ser-estar en el mundo de ciudadanos problematizadores y más social y políticamente comprometidos. Estas praxeologías orbitales de las prácticas de LC se entrecruzarán rizomáticamente en la práctica docente de los profesores, cruzando sus constituciones y reconfigurando el habitus de ser docenteCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAFormação continuada de professoresLetramento críticoLeitura perversaPráticas de letramento críticoPraxiologias OrbitaisFormación continua del profesoradoLiteracidad críticaLectura perversaPrácticas de literacidad críticaPraxeologías orbitales“Aprendendo a leitura perversa do mundo”: a formação com professores do Ensino Fundamental na perspectiva do Letramento CríticoAprendiendo la lectura perversa del mundo: la formación con profesores de la enseñanza básica en la perspectiva de la Literacidad Críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAndré Effgen de Aguiar.pdfapplication/pdf5842569https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39741/1/Andr%c3%a9%20Effgen%20de%20Aguiar.pdf628b0e4f0d8f4c78e9610ab4608e10edMD51TEXTAndré Effgen de Aguiar.pdf.txtAndré Effgen de Aguiar.pdf.txtExtracted texttext/plain590780https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39741/2/Andr%c3%a9%20Effgen%20de%20Aguiar.pdf.txta005b9df47a998f06ccbd299e7ed60b9MD52THUMBNAILAndré Effgen de Aguiar.pdf.jpgAndré Effgen de Aguiar.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39741/3/Andr%c3%a9%20Effgen%20de%20Aguiar.pdf.jpgf08d9154243b4cb9679905d22b2328e0MD53handle/397412024-08-30 19:56:28.45oai:repositorio.pucsp.br:handle/39741Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-08-30T22:56:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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