A recuperação de ciclo II na visão de alunos da rede estadual paulista de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Omuro, Selma de Araujo Torres
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10484
Resumo: Esta dissertação refere-se à pesquisa empírica analítico-descritiva da visão expressa por alunos de Ensino Fundamental II da rede estadual de São Paulo a respeito do funcionamento de classe de Recuperação de Ciclo II, da qual fazem parte. A pesquisa tem por objetivo investigar como os alunos encaminhados para essas classes percebem e analisam sua condição de fracasso escolar (na medida em que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental dentro do Regime de Progressão Continuada) e o que pensam sobre o projeto em que estão inseridos a Recuperação de Ciclo II sobre a escola e sobre a contribuição dos saberes escolares para a realização de seus projetos de vida. Para análise da temática investigada são utilizadas as contribuições teóricas de Pérez Gómez sobre a cultura experiencial dos alunos e de Bernard Charlot sobre a noção de relação com o saber. A pesquisa iniciou-se com um estudo preliminar envolvendo um grupo focal composto por quatro alunos que freqüentaram uma classe de Recuperação de Ciclo II, no ano de 2004, em uma escola estadual do Vale do Ribeira. A partir de dados levantados nesse primeiro estudo, realizou-se a pesquisa principal em outra escola da mesma região por meio de entrevistas com oito alunos matriculados em classe de Recuperação de Ciclo II no ano de 2005, análise de seus cadernos e de documentos escolares (fichas de avaliação individual, históricos escolares, projetos de recuperação paralela, atas de resultados finais). Para a coleta de dados foram elaborados e testados os seguintes instrumentos: roteiro para entrevista, questionário sócio-econômico, roteiro para análise de documentos escolares, roteiro para análise dos cadernos. Os resultados da coleta de dados foram organizados em quadros-síntese e tabelas e permitiram concluir que os alunos explicam a situação de fracasso escolar de formas diversas: alguns responsabilizam a si próprios, outros, a problemas externos, demonstrando diferentes mecanismos afetivos e disposições para assimilar os resultados escolares insatisfatórios. Confirmou-se a hipótese inicial de que a maioria revela dificuldade em estabelecer uma relação significativa com os saberes escolares e, dessa forma, tem sua permanência na escola constantemente prejudicada. Essa dificuldade com os conteúdos acadêmicos, associada a outros problemas, decorrentes em grande parte, de situações relacionadas à origem sócio-econômica desses alunos e às condições da região em que moram o Vale do Ribeira, uma das regiões mais carentes do Estado de São Paulo tais como acesso limitado a bens culturais mais elaborados, necessidade de ingressar precocemente no mercado de trabalho, poucas oportunidades de estudos profissionalizantes e superiores, contribui para que muitos desses alunos mantenham freqüência irregular e acabem abandonando a escola.
id PUC_SP-1_1b5eabcf08afa43193330f37f0bfc5fc
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10484
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Giovanni, Luciana Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750639Z9Omuro, Selma de Araujo Torres2016-04-27T16:33:01Z2006-06-062006-02-21Omuro, Selma de Araujo Torres. A recuperação de ciclo II na visão de alunos da rede estadual paulista de ensino. 2006. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10484Esta dissertação refere-se à pesquisa empírica analítico-descritiva da visão expressa por alunos de Ensino Fundamental II da rede estadual de São Paulo a respeito do funcionamento de classe de Recuperação de Ciclo II, da qual fazem parte. A pesquisa tem por objetivo investigar como os alunos encaminhados para essas classes percebem e analisam sua condição de fracasso escolar (na medida em que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental dentro do Regime de Progressão Continuada) e o que pensam sobre o projeto em que estão inseridos a Recuperação de Ciclo II sobre a escola e sobre a contribuição dos saberes escolares para a realização de seus projetos de vida. Para análise da temática investigada são utilizadas as contribuições teóricas de Pérez Gómez sobre a cultura experiencial dos alunos e de Bernard Charlot sobre a noção de relação com o saber. A pesquisa iniciou-se com um estudo preliminar envolvendo um grupo focal composto por quatro alunos que freqüentaram uma classe de Recuperação de Ciclo II, no ano de 2004, em uma escola estadual do Vale do Ribeira. A partir de dados levantados nesse primeiro estudo, realizou-se a pesquisa principal em outra escola da mesma região por meio de entrevistas com oito alunos matriculados em classe de Recuperação de Ciclo II no ano de 2005, análise de seus cadernos e de documentos escolares (fichas de avaliação individual, históricos escolares, projetos de recuperação paralela, atas de resultados finais). Para a coleta de dados foram elaborados e testados os seguintes instrumentos: roteiro para entrevista, questionário sócio-econômico, roteiro para análise de documentos escolares, roteiro para análise dos cadernos. Os resultados da coleta de dados foram organizados em quadros-síntese e tabelas e permitiram concluir que os alunos explicam a situação de fracasso escolar de formas diversas: alguns responsabilizam a si próprios, outros, a problemas externos, demonstrando diferentes mecanismos afetivos e disposições para assimilar os resultados escolares insatisfatórios. Confirmou-se a hipótese inicial de que a maioria revela dificuldade em estabelecer uma relação significativa com os saberes escolares e, dessa forma, tem sua permanência na escola constantemente prejudicada. Essa dificuldade com os conteúdos acadêmicos, associada a outros problemas, decorrentes em grande parte, de situações relacionadas à origem sócio-econômica desses alunos e às condições da região em que moram o Vale do Ribeira, uma das regiões mais carentes do Estado de São Paulo tais como acesso limitado a bens culturais mais elaborados, necessidade de ingressar precocemente no mercado de trabalho, poucas oportunidades de estudos profissionalizantes e superiores, contribui para que muitos desses alunos mantenham freqüência irregular e acabem abandonando a escola.application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23245/Dissertacao%20Omuro%20Selma.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoRecuperação de ciclo IIProgressão continuadaEnsino Fundamental IIEnsino fundamental - São Paulo (estado)Ensino fundamental - RecuperaçãoFracasso escolar - São Paulo (estado)Cycle probationContinuous progressionElementary SchoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA recuperação de ciclo II na visão de alunos da rede estadual paulista de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDissertacao Omuro Selma.pdf.txtDissertacao Omuro Selma.pdf.txtExtracted texttext/plain477244https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10484/3/Dissertacao%20Omuro%20Selma.pdf.txtb5422f35efa4b478b7ac6f491119f884MD53ORIGINALDissertacao Omuro Selma.pdfapplication/pdf14603667https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10484/1/Dissertacao%20Omuro%20Selma.pdfab3830737e7f397dca0fa91e1aa4c19fMD51THUMBNAILDissertacao Omuro Selma.pdf.jpgDissertacao Omuro Selma.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2834https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10484/2/Dissertacao%20Omuro%20Selma.pdf.jpg7ba6438155511ddc77353bc135f4cab2MD52handle/104842022-06-28 16:47:02.954oai:repositorio.pucsp.br:handle/10484Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T19:47:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A recuperação de ciclo II na visão de alunos da rede estadual paulista de ensino
title A recuperação de ciclo II na visão de alunos da rede estadual paulista de ensino
spellingShingle A recuperação de ciclo II na visão de alunos da rede estadual paulista de ensino
Omuro, Selma de Araujo Torres
Recuperação de ciclo II
Progressão continuada
Ensino Fundamental II
Ensino fundamental - São Paulo (estado)
Ensino fundamental - Recuperação
Fracasso escolar - São Paulo (estado)
Cycle probation
Continuous progression
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A recuperação de ciclo II na visão de alunos da rede estadual paulista de ensino
title_full A recuperação de ciclo II na visão de alunos da rede estadual paulista de ensino
title_fullStr A recuperação de ciclo II na visão de alunos da rede estadual paulista de ensino
title_full_unstemmed A recuperação de ciclo II na visão de alunos da rede estadual paulista de ensino
title_sort A recuperação de ciclo II na visão de alunos da rede estadual paulista de ensino
author Omuro, Selma de Araujo Torres
author_facet Omuro, Selma de Araujo Torres
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giovanni, Luciana Maria
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750639Z9
dc.contributor.author.fl_str_mv Omuro, Selma de Araujo Torres
contributor_str_mv Giovanni, Luciana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Recuperação de ciclo II
Progressão continuada
Ensino Fundamental II
Ensino fundamental - São Paulo (estado)
Ensino fundamental - Recuperação
Fracasso escolar - São Paulo (estado)
topic Recuperação de ciclo II
Progressão continuada
Ensino Fundamental II
Ensino fundamental - São Paulo (estado)
Ensino fundamental - Recuperação
Fracasso escolar - São Paulo (estado)
Cycle probation
Continuous progression
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Cycle probation
Continuous progression
Elementary School
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação refere-se à pesquisa empírica analítico-descritiva da visão expressa por alunos de Ensino Fundamental II da rede estadual de São Paulo a respeito do funcionamento de classe de Recuperação de Ciclo II, da qual fazem parte. A pesquisa tem por objetivo investigar como os alunos encaminhados para essas classes percebem e analisam sua condição de fracasso escolar (na medida em que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental dentro do Regime de Progressão Continuada) e o que pensam sobre o projeto em que estão inseridos a Recuperação de Ciclo II sobre a escola e sobre a contribuição dos saberes escolares para a realização de seus projetos de vida. Para análise da temática investigada são utilizadas as contribuições teóricas de Pérez Gómez sobre a cultura experiencial dos alunos e de Bernard Charlot sobre a noção de relação com o saber. A pesquisa iniciou-se com um estudo preliminar envolvendo um grupo focal composto por quatro alunos que freqüentaram uma classe de Recuperação de Ciclo II, no ano de 2004, em uma escola estadual do Vale do Ribeira. A partir de dados levantados nesse primeiro estudo, realizou-se a pesquisa principal em outra escola da mesma região por meio de entrevistas com oito alunos matriculados em classe de Recuperação de Ciclo II no ano de 2005, análise de seus cadernos e de documentos escolares (fichas de avaliação individual, históricos escolares, projetos de recuperação paralela, atas de resultados finais). Para a coleta de dados foram elaborados e testados os seguintes instrumentos: roteiro para entrevista, questionário sócio-econômico, roteiro para análise de documentos escolares, roteiro para análise dos cadernos. Os resultados da coleta de dados foram organizados em quadros-síntese e tabelas e permitiram concluir que os alunos explicam a situação de fracasso escolar de formas diversas: alguns responsabilizam a si próprios, outros, a problemas externos, demonstrando diferentes mecanismos afetivos e disposições para assimilar os resultados escolares insatisfatórios. Confirmou-se a hipótese inicial de que a maioria revela dificuldade em estabelecer uma relação significativa com os saberes escolares e, dessa forma, tem sua permanência na escola constantemente prejudicada. Essa dificuldade com os conteúdos acadêmicos, associada a outros problemas, decorrentes em grande parte, de situações relacionadas à origem sócio-econômica desses alunos e às condições da região em que moram o Vale do Ribeira, uma das regiões mais carentes do Estado de São Paulo tais como acesso limitado a bens culturais mais elaborados, necessidade de ingressar precocemente no mercado de trabalho, poucas oportunidades de estudos profissionalizantes e superiores, contribui para que muitos desses alunos mantenham freqüência irregular e acabem abandonando a escola.
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-06-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-02-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:33:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Omuro, Selma de Araujo Torres. A recuperação de ciclo II na visão de alunos da rede estadual paulista de ensino. 2006. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10484
identifier_str_mv Omuro, Selma de Araujo Torres. A recuperação de ciclo II na visão de alunos da rede estadual paulista de ensino. 2006. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10484/3/Dissertacao%20Omuro%20Selma.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10484/1/Dissertacao%20Omuro%20Selma.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10484/2/Dissertacao%20Omuro%20Selma.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b5422f35efa4b478b7ac6f491119f884
ab3830737e7f397dca0fa91e1aa4c19f
7ba6438155511ddc77353bc135f4cab2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796245835808768