A progressão continuada no sistema de ciclos: a atuação e a formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machi, Maurílio [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104850
Resumo: A pesquisa em pauta focaliza os trâmites educacionais promovidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no período de 1997, até o presente momento, com a promulgação da Deliberação CEE nº 9/97 que instituiu no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo o regime de Progressão Continuada em Sistema de Ciclos, no Ensino Fundamental. Essa Deliberação tem como suporte e fundamentação o artigo 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 – LDB. A proposta instituída por essa deleberação e outros diplomas legais insere-se num sistema de ciclos com duração de oito anos divididos em dois ciclos, um de quatro anos, Ciclo I, constituído pelas antigas séries de 1ª a 4ª, e Ciclo II, pelas antigas séries, de 5ª a 8ª. Este trabalho procura analisar se a adoção dessas medidas trouxe algumas implicações e mudanças significativas nos procedimentos didáticos, nas formas de avaliação e recuperação permanente e paralela, permitindo, com isso, o progresso da aprendizagem dentro do ciclo, sem reprovação ou retenção, fixando essa possibilidade, apenas, para os finais de ciclos. O campo de atividades do Ciclo II é a arena de trabalho da pesquisa Procura-se analisar, após a implantação desse sistema, o impacto causado na população docente e discente, nos especialistas da educação, como na sociedade que dela usufrui, os acertos e desacertos, sucessos e insucessos, prós e contras. Procura investigar qual a relação que existe ou se pode estabelecer com a filosofia de formação do futuro profissional da educação egresso dessa escola e que para ela retorna como profissional da educação. O amparo metodológico vem da realização de entrevistas pouco ou nada estruturadas, questionários, observação participante ou simplesmente aberta, pesquisa bibliográfica e documental. Busca-se com isso, chegar a...
id UNSP_b32ce814f7ee9024bd9f4273b6acf60b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104850
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A progressão continuada no sistema de ciclos: a atuação e a formação do professorProfessores de ensino fundamental - FormaçãoEnsino fundamentalEnsino de primeiro grau - RecuperaçãoProgressão continuada no sistema de ciclos - AvaliaçãoContinued ProgressionEvaluationCycle sistemRecuperationRetentionA pesquisa em pauta focaliza os trâmites educacionais promovidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no período de 1997, até o presente momento, com a promulgação da Deliberação CEE nº 9/97 que instituiu no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo o regime de Progressão Continuada em Sistema de Ciclos, no Ensino Fundamental. Essa Deliberação tem como suporte e fundamentação o artigo 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 – LDB. A proposta instituída por essa deleberação e outros diplomas legais insere-se num sistema de ciclos com duração de oito anos divididos em dois ciclos, um de quatro anos, Ciclo I, constituído pelas antigas séries de 1ª a 4ª, e Ciclo II, pelas antigas séries, de 5ª a 8ª. Este trabalho procura analisar se a adoção dessas medidas trouxe algumas implicações e mudanças significativas nos procedimentos didáticos, nas formas de avaliação e recuperação permanente e paralela, permitindo, com isso, o progresso da aprendizagem dentro do ciclo, sem reprovação ou retenção, fixando essa possibilidade, apenas, para os finais de ciclos. O campo de atividades do Ciclo II é a arena de trabalho da pesquisa Procura-se analisar, após a implantação desse sistema, o impacto causado na população docente e discente, nos especialistas da educação, como na sociedade que dela usufrui, os acertos e desacertos, sucessos e insucessos, prós e contras. Procura investigar qual a relação que existe ou se pode estabelecer com a filosofia de formação do futuro profissional da educação egresso dessa escola e que para ela retorna como profissional da educação. O amparo metodológico vem da realização de entrevistas pouco ou nada estruturadas, questionários, observação participante ou simplesmente aberta, pesquisa bibliográfica e documental. Busca-se com isso, chegar a...The research focuses on the educational paths carried out by the Department of Teaching and Education in São Paulo State, from 1997 up to current days with promulgation of Deliberation CEE number 9/97 that made possible the Continued Progression Regimen in a System of Cycles in Elementary and Junior levels of Education. This deliberation has its support and basis in article number 32 in the National Basic Laws for Education, law number 9.394 of December 20th, 1996. The accepted and approved proposal made by the deliberation and many other legal degrees are inserted in a System of Cycles lasting eight years divided into two other cycles, one of four years, called Cycle I consisted by old four years, and Cycle II by four old next grades (Junior High). This research aims an analysis to confirm if such educational procedures brought some important implications or changes in teaching procedures or acts, ways of evaluating and assessing, permanent and continuous recovery, allowing the learning progress inside those periods without making students fail or flunk, stating such possibility only in final periods. The field of activities of Cycle II is the workplace for this research. After implementation of this educational and evaluation system there was an analysis in order to verify the impact caused on population ( teachers, parents, students and others ), experts on teaching and education, how society and public enjoy it, dos and don’ts, success and possible failure, pros and cons. There was also an investigation to know how relationship exists or can be established with this kind of philosophy which looks for professional future formation of education bringing it back as a possible professional in education. The methodological basis is built on interviews, questionnaires, observation or simply document research. This aims the search of results in order to better change approaches, feedbacks, ...(Complete abstract click electronic address below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machi, Maurílio [UNESP]2014-06-11T19:33:30Z2014-06-11T19:33:30Z2009-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis144 f.application/pdfMACHI, Maurílio. A progressão continuada no sistema de ciclos: a atuação e a formação do professor. 2009. 144 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/104850000620084machi_m_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T06:31:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104850Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-29T06:31:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A progressão continuada no sistema de ciclos: a atuação e a formação do professor
title A progressão continuada no sistema de ciclos: a atuação e a formação do professor
spellingShingle A progressão continuada no sistema de ciclos: a atuação e a formação do professor
Machi, Maurílio [UNESP]
Professores de ensino fundamental - Formação
Ensino fundamental
Ensino de primeiro grau - Recuperação
Progressão continuada no sistema de ciclos - Avaliação
Continued Progression
Evaluation
Cycle sistem
Recuperation
Retention
title_short A progressão continuada no sistema de ciclos: a atuação e a formação do professor
title_full A progressão continuada no sistema de ciclos: a atuação e a formação do professor
title_fullStr A progressão continuada no sistema de ciclos: a atuação e a formação do professor
title_full_unstemmed A progressão continuada no sistema de ciclos: a atuação e a formação do professor
title_sort A progressão continuada no sistema de ciclos: a atuação e a formação do professor
author Machi, Maurílio [UNESP]
author_facet Machi, Maurílio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Machi, Maurílio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de ensino fundamental - Formação
Ensino fundamental
Ensino de primeiro grau - Recuperação
Progressão continuada no sistema de ciclos - Avaliação
Continued Progression
Evaluation
Cycle sistem
Recuperation
Retention
topic Professores de ensino fundamental - Formação
Ensino fundamental
Ensino de primeiro grau - Recuperação
Progressão continuada no sistema de ciclos - Avaliação
Continued Progression
Evaluation
Cycle sistem
Recuperation
Retention
description A pesquisa em pauta focaliza os trâmites educacionais promovidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no período de 1997, até o presente momento, com a promulgação da Deliberação CEE nº 9/97 que instituiu no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo o regime de Progressão Continuada em Sistema de Ciclos, no Ensino Fundamental. Essa Deliberação tem como suporte e fundamentação o artigo 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 – LDB. A proposta instituída por essa deleberação e outros diplomas legais insere-se num sistema de ciclos com duração de oito anos divididos em dois ciclos, um de quatro anos, Ciclo I, constituído pelas antigas séries de 1ª a 4ª, e Ciclo II, pelas antigas séries, de 5ª a 8ª. Este trabalho procura analisar se a adoção dessas medidas trouxe algumas implicações e mudanças significativas nos procedimentos didáticos, nas formas de avaliação e recuperação permanente e paralela, permitindo, com isso, o progresso da aprendizagem dentro do ciclo, sem reprovação ou retenção, fixando essa possibilidade, apenas, para os finais de ciclos. O campo de atividades do Ciclo II é a arena de trabalho da pesquisa Procura-se analisar, após a implantação desse sistema, o impacto causado na população docente e discente, nos especialistas da educação, como na sociedade que dela usufrui, os acertos e desacertos, sucessos e insucessos, prós e contras. Procura investigar qual a relação que existe ou se pode estabelecer com a filosofia de formação do futuro profissional da educação egresso dessa escola e que para ela retorna como profissional da educação. O amparo metodológico vem da realização de entrevistas pouco ou nada estruturadas, questionários, observação participante ou simplesmente aberta, pesquisa bibliográfica e documental. Busca-se com isso, chegar a...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-18
2014-06-11T19:33:30Z
2014-06-11T19:33:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHI, Maurílio. A progressão continuada no sistema de ciclos: a atuação e a formação do professor. 2009. 144 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/104850
000620084
machi_m_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv MACHI, Maurílio. A progressão continuada no sistema de ciclos: a atuação e a formação do professor. 2009. 144 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
000620084
machi_m_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/104850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650386842615808