Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16282 |
Resumo: | The aim of this study is to analyze and investigate a pioneering editorial project, the Education Library collection, directed towards Brazilian teacher formation, which was organized and headed by Lourenço Filho. Through this study it is hoped to understand better and in greater depth the contributions of psychology to education, which aimed at the formation of a pedagogical culture on the child, especially in the 1920s and 30s. By means of an analysis of two select works: Adolphe Ferriere s The Biogenetic law and the active school and Lourenço Filho s Testes ABC para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita, an effort was made to focus on the theories and pedagogical formulations, arising out of a psychological knowledge which at that time very possibly contributed to sustaining, informing and producing a concept of the child. These studies indicate that the formulations proposed in this discussion present a perspective on learning which, as a rule, subordinates the child to a psychometric perspective, while highlighting the school as a socializing institution. Given this fact, there is evidence that the knowledge of experimental psychology, proposed in these studies, would favor the mechanisms for social advancement, legitimized by psycho-technical procedures, which, in the name of science, were spread and disseminated among Brazilian educators |
id |
PUC_SP-1_1b8ec70d2ccc7a193a47b7ea54db980c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16282 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Antunes, Mitsuko Aparecida MakinoGebrim, Virgínia Sales2016-04-28T20:57:10Z2007-05-222006-12-13Gebrim, Virgínia Sales. Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança. 2006. 126 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16282The aim of this study is to analyze and investigate a pioneering editorial project, the Education Library collection, directed towards Brazilian teacher formation, which was organized and headed by Lourenço Filho. Through this study it is hoped to understand better and in greater depth the contributions of psychology to education, which aimed at the formation of a pedagogical culture on the child, especially in the 1920s and 30s. By means of an analysis of two select works: Adolphe Ferriere s The Biogenetic law and the active school and Lourenço Filho s Testes ABC para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita, an effort was made to focus on the theories and pedagogical formulations, arising out of a psychological knowledge which at that time very possibly contributed to sustaining, informing and producing a concept of the child. These studies indicate that the formulations proposed in this discussion present a perspective on learning which, as a rule, subordinates the child to a psychometric perspective, while highlighting the school as a socializing institution. Given this fact, there is evidence that the knowledge of experimental psychology, proposed in these studies, would favor the mechanisms for social advancement, legitimized by psycho-technical procedures, which, in the name of science, were spread and disseminated among Brazilian educatorsEste trabalho tem o objetivo de analisar e investigar um projeto editorial pioneiro, voltado para a formação do professorado brasileiro, a Coleção Bibliotheca de Educação , dirigida e organizada por Lourenço Filho. Com isso, espera-se conhecer mais profundamente uma das contribuições da psicologia para a educação, que visam à formação de uma cultura pedagógica sobre a criança, especialmente nas décadas de 1920 e 1930. Buscou-se trazer à tona, por intermédio da análise de duas obras selecionadas: A lei biogenética e a escola ativa, de Adolphe Ferriére, e Testes ABC para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita, de Lourenço Filho, as teorias e as formulações pedagógicas, oriundas de um conhecimento psicológico que, possivelmente, contribuíram, naquele momento, para sustentar, informar e engendrar uma concepção de criança. Essas obras indicam que as formulações propostas nesses discursos trazem uma perspectiva de aprendizagem que, via de regra, subordina a criança a uma perspectiva psicométrica, destacando a escola como instituição socializadora. Frente a isto, há evidências de que o conhecimento da psicologia experimental, proposto nessas obras, posiciona-se favorável aos mecanismos de adaptação social, legitimados por procedimentos psicotécnicos que, em nome da ciência, foram divulgados e veiculados aos educadores brasileirosConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32510/VIRGINIA%20SALES%20GEBRIM.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaColeção Bibliotheca de Educação Ferriere, Adolphe -- 1879-1960 -- A lei da biogenetica e a escola ativa -- Critica e interpretacaoLourenco Filho, Manuel Bergstrom -- 1897-1970 -- Testes ABC: para verificacao de maturidade necessaria a aprendizagem da leitura e escrita -- Critica e interpretacaoPsicologia educacionalEscola nova Education Library collectionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPsicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTVIRGINIA SALES GEBRIM.pdf.txtVIRGINIA SALES GEBRIM.pdf.txtExtracted texttext/plain240019https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16282/3/VIRGINIA%20SALES%20GEBRIM.pdf.txt120933269f5da678ae78247d28fed3ffMD53ORIGINALVIRGINIA SALES GEBRIM.pdfapplication/pdf767679https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16282/1/VIRGINIA%20SALES%20GEBRIM.pdfaa264e25b10f19893bd66c02025b3237MD51THUMBNAILVIRGINIA SALES GEBRIM.pdf.jpgVIRGINIA SALES GEBRIM.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16282/2/VIRGINIA%20SALES%20GEBRIM.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/162822022-04-27 15:53:29.111oai:repositorio.pucsp.br:handle/16282Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:53:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança |
title |
Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança |
spellingShingle |
Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança Gebrim, Virgínia Sales Coleção Bibliotheca de Educação Ferriere, Adolphe -- 1879-1960 -- A lei da biogenetica e a escola ativa -- Critica e interpretacao Lourenco Filho, Manuel Bergstrom -- 1897-1970 -- Testes ABC: para verificacao de maturidade necessaria a aprendizagem da leitura e escrita -- Critica e interpretacao Psicologia educacional Escola nova Education Library collection CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança |
title_full |
Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança |
title_fullStr |
Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança |
title_full_unstemmed |
Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança |
title_sort |
Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança |
author |
Gebrim, Virgínia Sales |
author_facet |
Gebrim, Virgínia Sales |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antunes, Mitsuko Aparecida Makino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gebrim, Virgínia Sales |
contributor_str_mv |
Antunes, Mitsuko Aparecida Makino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coleção Bibliotheca de Educação Ferriere, Adolphe -- 1879-1960 -- A lei da biogenetica e a escola ativa -- Critica e interpretacao Lourenco Filho, Manuel Bergstrom -- 1897-1970 -- Testes ABC: para verificacao de maturidade necessaria a aprendizagem da leitura e escrita -- Critica e interpretacao Psicologia educacional Escola nova |
topic |
Coleção Bibliotheca de Educação Ferriere, Adolphe -- 1879-1960 -- A lei da biogenetica e a escola ativa -- Critica e interpretacao Lourenco Filho, Manuel Bergstrom -- 1897-1970 -- Testes ABC: para verificacao de maturidade necessaria a aprendizagem da leitura e escrita -- Critica e interpretacao Psicologia educacional Escola nova Education Library collection CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Library collection |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The aim of this study is to analyze and investigate a pioneering editorial project, the Education Library collection, directed towards Brazilian teacher formation, which was organized and headed by Lourenço Filho. Through this study it is hoped to understand better and in greater depth the contributions of psychology to education, which aimed at the formation of a pedagogical culture on the child, especially in the 1920s and 30s. By means of an analysis of two select works: Adolphe Ferriere s The Biogenetic law and the active school and Lourenço Filho s Testes ABC para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita, an effort was made to focus on the theories and pedagogical formulations, arising out of a psychological knowledge which at that time very possibly contributed to sustaining, informing and producing a concept of the child. These studies indicate that the formulations proposed in this discussion present a perspective on learning which, as a rule, subordinates the child to a psychometric perspective, while highlighting the school as a socializing institution. Given this fact, there is evidence that the knowledge of experimental psychology, proposed in these studies, would favor the mechanisms for social advancement, legitimized by psycho-technical procedures, which, in the name of science, were spread and disseminated among Brazilian educators |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-12-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:57:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Gebrim, Virgínia Sales. Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança. 2006. 126 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16282 |
identifier_str_mv |
Gebrim, Virgínia Sales. Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança. 2006. 126 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16282/3/VIRGINIA%20SALES%20GEBRIM.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16282/1/VIRGINIA%20SALES%20GEBRIM.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16282/2/VIRGINIA%20SALES%20GEBRIM.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
120933269f5da678ae78247d28fed3ff aa264e25b10f19893bd66c02025b3237 c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277964890669056 |