Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gebrim, Virgínia Sales
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16282
Resumo: The aim of this study is to analyze and investigate a pioneering editorial project, the Education Library collection, directed towards Brazilian teacher formation, which was organized and headed by Lourenço Filho. Through this study it is hoped to understand better and in greater depth the contributions of psychology to education, which aimed at the formation of a pedagogical culture on the child, especially in the 1920s and 30s. By means of an analysis of two select works: Adolphe Ferriere s The Biogenetic law and the active school and Lourenço Filho s Testes ABC para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita, an effort was made to focus on the theories and pedagogical formulations, arising out of a psychological knowledge which at that time very possibly contributed to sustaining, informing and producing a concept of the child. These studies indicate that the formulations proposed in this discussion present a perspective on learning which, as a rule, subordinates the child to a psychometric perspective, while highlighting the school as a socializing institution. Given this fact, there is evidence that the knowledge of experimental psychology, proposed in these studies, would favor the mechanisms for social advancement, legitimized by psycho-technical procedures, which, in the name of science, were spread and disseminated among Brazilian educators
id PUC_SP-1_1b8ec70d2ccc7a193a47b7ea54db980c
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16282
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Antunes, Mitsuko Aparecida MakinoGebrim, Virgínia Sales2016-04-28T20:57:10Z2007-05-222006-12-13Gebrim, Virgínia Sales. Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança. 2006. 126 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16282The aim of this study is to analyze and investigate a pioneering editorial project, the Education Library collection, directed towards Brazilian teacher formation, which was organized and headed by Lourenço Filho. Through this study it is hoped to understand better and in greater depth the contributions of psychology to education, which aimed at the formation of a pedagogical culture on the child, especially in the 1920s and 30s. By means of an analysis of two select works: Adolphe Ferriere s The Biogenetic law and the active school and Lourenço Filho s Testes ABC para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita, an effort was made to focus on the theories and pedagogical formulations, arising out of a psychological knowledge which at that time very possibly contributed to sustaining, informing and producing a concept of the child. These studies indicate that the formulations proposed in this discussion present a perspective on learning which, as a rule, subordinates the child to a psychometric perspective, while highlighting the school as a socializing institution. Given this fact, there is evidence that the knowledge of experimental psychology, proposed in these studies, would favor the mechanisms for social advancement, legitimized by psycho-technical procedures, which, in the name of science, were spread and disseminated among Brazilian educatorsEste trabalho tem o objetivo de analisar e investigar um projeto editorial pioneiro, voltado para a formação do professorado brasileiro, a Coleção Bibliotheca de Educação , dirigida e organizada por Lourenço Filho. Com isso, espera-se conhecer mais profundamente uma das contribuições da psicologia para a educação, que visam à formação de uma cultura pedagógica sobre a criança, especialmente nas décadas de 1920 e 1930. Buscou-se trazer à tona, por intermédio da análise de duas obras selecionadas: A lei biogenética e a escola ativa, de Adolphe Ferriére, e Testes ABC para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita, de Lourenço Filho, as teorias e as formulações pedagógicas, oriundas de um conhecimento psicológico que, possivelmente, contribuíram, naquele momento, para sustentar, informar e engendrar uma concepção de criança. Essas obras indicam que as formulações propostas nesses discursos trazem uma perspectiva de aprendizagem que, via de regra, subordina a criança a uma perspectiva psicométrica, destacando a escola como instituição socializadora. Frente a isto, há evidências de que o conhecimento da psicologia experimental, proposto nessas obras, posiciona-se favorável aos mecanismos de adaptação social, legitimados por procedimentos psicotécnicos que, em nome da ciência, foram divulgados e veiculados aos educadores brasileirosConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32510/VIRGINIA%20SALES%20GEBRIM.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaColeção Bibliotheca de Educação Ferriere, Adolphe -- 1879-1960 -- A lei da biogenetica e a escola ativa -- Critica e interpretacaoLourenco Filho, Manuel Bergstrom -- 1897-1970 -- Testes ABC: para verificacao de maturidade necessaria a aprendizagem da leitura e escrita -- Critica e interpretacaoPsicologia educacionalEscola nova Education Library collectionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPsicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTVIRGINIA SALES GEBRIM.pdf.txtVIRGINIA SALES GEBRIM.pdf.txtExtracted texttext/plain240019https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16282/3/VIRGINIA%20SALES%20GEBRIM.pdf.txt120933269f5da678ae78247d28fed3ffMD53ORIGINALVIRGINIA SALES GEBRIM.pdfapplication/pdf767679https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16282/1/VIRGINIA%20SALES%20GEBRIM.pdfaa264e25b10f19893bd66c02025b3237MD51THUMBNAILVIRGINIA SALES GEBRIM.pdf.jpgVIRGINIA SALES GEBRIM.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16282/2/VIRGINIA%20SALES%20GEBRIM.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/162822022-04-27 15:53:29.111oai:repositorio.pucsp.br:handle/16282Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:53:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança
title Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança
spellingShingle Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança
Gebrim, Virgínia Sales
Coleção Bibliotheca de Educação
Ferriere, Adolphe -- 1879-1960 -- A lei da biogenetica e a escola ativa -- Critica e interpretacao
Lourenco Filho, Manuel Bergstrom -- 1897-1970 -- Testes ABC: para verificacao de maturidade necessaria a aprendizagem da leitura e escrita -- Critica e interpretacao
Psicologia educacional
Escola nova
Education Library collection
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança
title_full Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança
title_fullStr Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança
title_full_unstemmed Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança
title_sort Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança
author Gebrim, Virgínia Sales
author_facet Gebrim, Virgínia Sales
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
dc.contributor.author.fl_str_mv Gebrim, Virgínia Sales
contributor_str_mv Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
dc.subject.por.fl_str_mv Coleção Bibliotheca de Educação
Ferriere, Adolphe -- 1879-1960 -- A lei da biogenetica e a escola ativa -- Critica e interpretacao
Lourenco Filho, Manuel Bergstrom -- 1897-1970 -- Testes ABC: para verificacao de maturidade necessaria a aprendizagem da leitura e escrita -- Critica e interpretacao
Psicologia educacional
Escola nova
topic Coleção Bibliotheca de Educação
Ferriere, Adolphe -- 1879-1960 -- A lei da biogenetica e a escola ativa -- Critica e interpretacao
Lourenco Filho, Manuel Bergstrom -- 1897-1970 -- Testes ABC: para verificacao de maturidade necessaria a aprendizagem da leitura e escrita -- Critica e interpretacao
Psicologia educacional
Escola nova
Education Library collection
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education Library collection
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The aim of this study is to analyze and investigate a pioneering editorial project, the Education Library collection, directed towards Brazilian teacher formation, which was organized and headed by Lourenço Filho. Through this study it is hoped to understand better and in greater depth the contributions of psychology to education, which aimed at the formation of a pedagogical culture on the child, especially in the 1920s and 30s. By means of an analysis of two select works: Adolphe Ferriere s The Biogenetic law and the active school and Lourenço Filho s Testes ABC para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita, an effort was made to focus on the theories and pedagogical formulations, arising out of a psychological knowledge which at that time very possibly contributed to sustaining, informing and producing a concept of the child. These studies indicate that the formulations proposed in this discussion present a perspective on learning which, as a rule, subordinates the child to a psychometric perspective, while highlighting the school as a socializing institution. Given this fact, there is evidence that the knowledge of experimental psychology, proposed in these studies, would favor the mechanisms for social advancement, legitimized by psycho-technical procedures, which, in the name of science, were spread and disseminated among Brazilian educators
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-13
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Gebrim, Virgínia Sales. Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança. 2006. 126 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16282
identifier_str_mv Gebrim, Virgínia Sales. Psicologia e pedagogia nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança. 2006. 126 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16282/3/VIRGINIA%20SALES%20GEBRIM.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16282/1/VIRGINIA%20SALES%20GEBRIM.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16282/2/VIRGINIA%20SALES%20GEBRIM.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 120933269f5da678ae78247d28fed3ff
aa264e25b10f19893bd66c02025b3237
c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277964890669056