Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90241 |
Resumo: | A pesquisa pretendeu analisar como Manoel Bergstron Lourenço Filho se apropriou das concepções pedagógicas do Movimento da Escola Nova e como as prescreveu para o Guia do Mestre que acompanha a série de leitura graduada Pedrinho e serve para orientar a ação do professor em sala de aula. Para a consecução do objetivo realizou-se levantamento bibliográfico de compêndios teóricos e metodológicos elaborados por Lourenço Filho e de estudos já realizados sobre a obra do autor. Com base no material levantado escolheu-se como fonte documental principal para análise e interpretação duas obras do autor: Introdução ao Estudo da Escola Nova (1_ edição 1930) e dois volumes do Guia do Mestre (1_ edição 1953). Concluiu-se que Lourenço Filho expressa uma interpretação própria sobre esses princípios e sobre como prescrevê-los para o Guia do Mestre, pois apesar de utilizar-se nesse material de conceitos chaves da Escola Nova o faz mesclando-os as práticas já conhecidas pelo modelo tradicional de ensino |
id |
UNSP_fa64ab23bde797aae8844a4037971bf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90241 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura PedrinhoLourenço Filho, Manuel Bergstrom, 1897-1970EducaçãoEscola novaPratica de ensinoLeituras para professoresGuia do MestreA pesquisa pretendeu analisar como Manoel Bergstron Lourenço Filho se apropriou das concepções pedagógicas do Movimento da Escola Nova e como as prescreveu para o Guia do Mestre que acompanha a série de leitura graduada Pedrinho e serve para orientar a ação do professor em sala de aula. Para a consecução do objetivo realizou-se levantamento bibliográfico de compêndios teóricos e metodológicos elaborados por Lourenço Filho e de estudos já realizados sobre a obra do autor. Com base no material levantado escolheu-se como fonte documental principal para análise e interpretação duas obras do autor: Introdução ao Estudo da Escola Nova (1_ edição 1930) e dois volumes do Guia do Mestre (1_ edição 1953). Concluiu-se que Lourenço Filho expressa uma interpretação própria sobre esses princípios e sobre como prescrevê-los para o Guia do Mestre, pois apesar de utilizar-se nesse material de conceitos chaves da Escola Nova o faz mesclando-os as práticas já conhecidas pelo modelo tradicional de ensinoThe research sought to examine how Manoel Bergstrom Lourenço Filho appropriated the pedagogical assumptions of the Movement of the New School and as prescribed for the Guia do Mestre that accompanies the graduated reading series Pedrinho and serves to guide the action of the teacher in the classroom. To achieve the goal held bibliography of theoretical and methodological textbooks written by Lourenço Filho of studies already done on the author's work. Based on the collected material has been chosen as the main source to analysis and interpretation of the author two books: Introdução ao Estudo da Escola Nova (1 _ edition 1930) and two volumes of the Guia do Mestre (1 _ edition 1953). It was concluded that Lourenço Filho expresses own interpretation of those principles and how to prescribe them for the Guia do Mestre, because despite the use of this material are the key concepts of the New School makes merging the practices known by the model traditional teachingCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Figueira, Patrícia Ferreira Fernandes [UNESP]2014-06-11T19:24:21Z2014-06-11T19:24:21Z2010-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis100 f.application/pdfFIGUEIRA, Patrícia Ferreira Fernandes. Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90241000620718figueira_pff_me_arafcl.pdf33004030079P29701075189282146Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:53:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90241Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:59:44.371962Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho |
title |
Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho |
spellingShingle |
Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho Figueira, Patrícia Ferreira Fernandes [UNESP] Lourenço Filho, Manuel Bergstrom, 1897-1970 Educação Escola nova Pratica de ensino Leituras para professores Guia do Mestre |
title_short |
Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho |
title_full |
Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho |
title_fullStr |
Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho |
title_full_unstemmed |
Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho |
title_sort |
Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho |
author |
Figueira, Patrícia Ferreira Fernandes [UNESP] |
author_facet |
Figueira, Patrícia Ferreira Fernandes [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira, Patrícia Ferreira Fernandes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lourenço Filho, Manuel Bergstrom, 1897-1970 Educação Escola nova Pratica de ensino Leituras para professores Guia do Mestre |
topic |
Lourenço Filho, Manuel Bergstrom, 1897-1970 Educação Escola nova Pratica de ensino Leituras para professores Guia do Mestre |
description |
A pesquisa pretendeu analisar como Manoel Bergstron Lourenço Filho se apropriou das concepções pedagógicas do Movimento da Escola Nova e como as prescreveu para o Guia do Mestre que acompanha a série de leitura graduada Pedrinho e serve para orientar a ação do professor em sala de aula. Para a consecução do objetivo realizou-se levantamento bibliográfico de compêndios teóricos e metodológicos elaborados por Lourenço Filho e de estudos já realizados sobre a obra do autor. Com base no material levantado escolheu-se como fonte documental principal para análise e interpretação duas obras do autor: Introdução ao Estudo da Escola Nova (1_ edição 1930) e dois volumes do Guia do Mestre (1_ edição 1953). Concluiu-se que Lourenço Filho expressa uma interpretação própria sobre esses princípios e sobre como prescrevê-los para o Guia do Mestre, pois apesar de utilizar-se nesse material de conceitos chaves da Escola Nova o faz mesclando-os as práticas já conhecidas pelo modelo tradicional de ensino |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-20 2014-06-11T19:24:21Z 2014-06-11T19:24:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FIGUEIRA, Patrícia Ferreira Fernandes. Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010. http://hdl.handle.net/11449/90241 000620718 figueira_pff_me_arafcl.pdf 33004030079P2 9701075189282146 |
identifier_str_mv |
FIGUEIRA, Patrícia Ferreira Fernandes. Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010. 000620718 figueira_pff_me_arafcl.pdf 33004030079P2 9701075189282146 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
100 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128732706111488 |