Campos de experiência: uma breve reflexão do arranjo curricular indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se propõe a referenciar as práticas na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Centeno, Eloiza Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27432
Resumo: This bibliographic research work aims to review how the main national curriculum policies documents, the DCNEI (National Curriculum Guidelines) and the preliminary version of BNCC Common National Curriculum Base address the curriculum organization for early childhood education, in which it proposes the organization of the Curricula by fields of experience that are intended to guide practices. Analyze the meaning of experience from the thinking of John Dewey, an American philosopher, in which we find conceptions that help us in clarifying the curricular approach of experience. The problematization about the concept of experience appears in several works of the author; (1971), (1959a), Democracy and Education (1959b), Life and Education (1973). To broaden the reflection about the curricular documents, considering them as a relevant reference for the management team, in order to broaden the discussion with the school, with a culture, with the families, about the curriculum by fields of experience, and the changes that its application Can bring to the ways of dealing with the knowledge, times and school spaces, in order to overcome the pedagogical practices organized by curricular disciplines
id PUC_SP-1_1c63c76637811e652123e15667eb88ce
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27432
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Campos, Terezinha Calil PadisCenteno, Eloiza Rodrigues2022-08-30T12:34:01Z2022-08-30T12:34:01Z2016-11-25Centeno, Eloiza Rodrigues. Campos de experiência: uma breve reflexão do arranjo curricular indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se propõe a referenciar as práticas na educação infantil. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27432This bibliographic research work aims to review how the main national curriculum policies documents, the DCNEI (National Curriculum Guidelines) and the preliminary version of BNCC Common National Curriculum Base address the curriculum organization for early childhood education, in which it proposes the organization of the Curricula by fields of experience that are intended to guide practices. Analyze the meaning of experience from the thinking of John Dewey, an American philosopher, in which we find conceptions that help us in clarifying the curricular approach of experience. The problematization about the concept of experience appears in several works of the author; (1971), (1959a), Democracy and Education (1959b), Life and Education (1973). To broaden the reflection about the curricular documents, considering them as a relevant reference for the management team, in order to broaden the discussion with the school, with a culture, with the families, about the curriculum by fields of experience, and the changes that its application Can bring to the ways of dealing with the knowledge, times and school spaces, in order to overcome the pedagogical practices organized by curricular disciplinesEste trabalho de pesquisa bibliográfica tem por objetivo retomar a modo como os principais documentos das políticas curriculares nacionais, a DCNEI (Diretrizes curriculares nacionais) eaversão preliminar da BNCC (Base nacional comum Curricular)abordam a organização curricular para educação infantil, no que propõe a organização do currículo por campos de experiências que perspectivam nortear as práticas. Analisar o significado de experiência a partir do pensamento de John Dewey,filósofo norte-americano, no qual encontramos concepções que nos auxiliam no esclarecimento da abordagem curricular da experiência. A problematização sobre o conceito de experiênciaaparece em diversas obras do autor; no entanto, citamos como principais: Experiênciae educação (1979), (1959a), Democracia e educação (1959b), Vida e educação (1973). Ampliar a reflexão sobre os documentos curriculares, considerando-os como relevantereferência para a equipe gestora, de modo ampliar a discussãocom a escola, com uma cultura e com as famílias, sobre o currículo por campos de experiência, e das mudanças que sua aplicação possa trazer para as formas de lidar com os saberes, tempos e espaços escolares, de modo a superar as práticas pedagógicas organizadas por disciplinas curricularesporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Gestão Educacional e EscolarPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALCampos de experiênciaProposta curricularEducação infantilDeweyExperience fieldsCurriculum proposalEarly Childhood educationDeweyCampos de experiência: uma breve reflexão do arranjo curricular indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se propõe a referenciar as práticas na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALELOIZA RODRIGUES CENTENO_2.pdfapplication/pdf948391https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27432/1/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO_2.pdf23eff06e864f85c12047e0254dfb5401MD51TEXTELOIZA RODRIGUES CENTENO_2.pdf.txtELOIZA RODRIGUES CENTENO_2.pdf.txtExtracted texttext/plain93007https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27432/2/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO_2.pdf.txte6f22f8fd9398c1cc7457d5f0c52762dMD52THUMBNAILELOIZA RODRIGUES CENTENO_2.pdf.jpgELOIZA RODRIGUES CENTENO_2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27432/3/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO_2.pdf.jpge712ec56cf1c618603a0eb724ef7809eMD53handle/274322022-08-31 01:02:13.355oai:repositorio.pucsp.br:handle/27432Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-31T04:02:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Campos de experiência: uma breve reflexão do arranjo curricular indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se propõe a referenciar as práticas na educação infantil
title Campos de experiência: uma breve reflexão do arranjo curricular indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se propõe a referenciar as práticas na educação infantil
spellingShingle Campos de experiência: uma breve reflexão do arranjo curricular indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se propõe a referenciar as práticas na educação infantil
Centeno, Eloiza Rodrigues
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Campos de experiência
Proposta curricular
Educação infantil
Dewey
Experience fields
Curriculum proposal
Early Childhood education
Dewey
title_short Campos de experiência: uma breve reflexão do arranjo curricular indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se propõe a referenciar as práticas na educação infantil
title_full Campos de experiência: uma breve reflexão do arranjo curricular indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se propõe a referenciar as práticas na educação infantil
title_fullStr Campos de experiência: uma breve reflexão do arranjo curricular indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se propõe a referenciar as práticas na educação infantil
title_full_unstemmed Campos de experiência: uma breve reflexão do arranjo curricular indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se propõe a referenciar as práticas na educação infantil
title_sort Campos de experiência: uma breve reflexão do arranjo curricular indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se propõe a referenciar as práticas na educação infantil
author Centeno, Eloiza Rodrigues
author_facet Centeno, Eloiza Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Terezinha Calil Padis
dc.contributor.author.fl_str_mv Centeno, Eloiza Rodrigues
contributor_str_mv Campos, Terezinha Calil Padis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Campos de experiência
Proposta curricular
Educação infantil
Dewey
Experience fields
Curriculum proposal
Early Childhood education
Dewey
dc.subject.por.fl_str_mv Campos de experiência
Proposta curricular
Educação infantil
Dewey
dc.subject.eng.fl_str_mv Experience fields
Curriculum proposal
Early Childhood education
Dewey
description This bibliographic research work aims to review how the main national curriculum policies documents, the DCNEI (National Curriculum Guidelines) and the preliminary version of BNCC Common National Curriculum Base address the curriculum organization for early childhood education, in which it proposes the organization of the Curricula by fields of experience that are intended to guide practices. Analyze the meaning of experience from the thinking of John Dewey, an American philosopher, in which we find conceptions that help us in clarifying the curricular approach of experience. The problematization about the concept of experience appears in several works of the author; (1971), (1959a), Democracy and Education (1959b), Life and Education (1973). To broaden the reflection about the curricular documents, considering them as a relevant reference for the management team, in order to broaden the discussion with the school, with a culture, with the families, about the curriculum by fields of experience, and the changes that its application Can bring to the ways of dealing with the knowledge, times and school spaces, in order to overcome the pedagogical practices organized by curricular disciplines
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-30T12:34:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-30T12:34:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Centeno, Eloiza Rodrigues. Campos de experiência: uma breve reflexão do arranjo curricular indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se propõe a referenciar as práticas na educação infantil. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27432
identifier_str_mv Centeno, Eloiza Rodrigues. Campos de experiência: uma breve reflexão do arranjo curricular indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se propõe a referenciar as práticas na educação infantil. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Gestão Educacional e Escolar
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27432/1/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO_2.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27432/2/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO_2.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27432/3/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO_2.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 23eff06e864f85c12047e0254dfb5401
e6f22f8fd9398c1cc7457d5f0c52762d
e712ec56cf1c618603a0eb724ef7809e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277814563667968