A música e a educação infantil nos dizeres de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28739 |
Resumo: | Essa pesquisa teve o objetivo de, a partir do olhar do professor de música e do professor regular de classe, analisar qual é a importância da música para o desenvolvimento da criança, bem como seus efeitos sobre a linguagem. Esta pesquisa enquadra-se na categoria de pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semi-dirigidas com professores de duas escolas particulares de São Paulo. As entrevistas foram efetuadas com: Escola 1 – Professora regular (P1) e coordenador da área de música e expressão corporal (P2). Escola 2- Professora regular (P3) e professora de música (P4). As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise do conteúdo foi feita a partir de BARDIN (2004), abordando análise por categorias. As entrevistas foram gravadas e transcirtas com a autorização dos entrevistados. O método utilizado foi a análise de conteúdo, Bardin (2004). Os dados foram separados em seis categorias e posteriormente analisados, cruzando os resultados. As conclusões evidenciaram: Todos os entrevistados concordam que a música é importante para o desenvolvimento infantil e que deve ser utilizado em sala de aula, pois auxilia em diversas outras questões como memorização, criatividade, atenção, concentração, descontração entre outroas. As duas escolas, apesar de trabalharem de maneiras diferentes, têm a música como uma área fundamental do currículo. Com essa pesquisa, pude concluir que a música auxilia no desenvolvimento infantil em aspectos como linguagem em geral, auto-percepção, criatividade, oralidade, percepção auditiva, sociabilidade, entre outros, e, portanto, é muito importante de ser aplicada na educação infantil. Além dos fatores citados acima, é pertinente ressaltar que a música é a arte que acalma e auxilia para uma maior concentração, o que colabora para a obtenção de novos conhecimentos. Assim, concluo que as escolas deveriam ser melhor conscientizadas e orientadas sobre a importância da música na educação infantil e sobre os ganhos que os alunos poderiam auferir se tivessem uma boa aula de música. Após essa conscientização, seria de extrema importância que as escolas investissem na seleção e formação de professores competentes e capazes de lecionar nessa área. Considerando-se os ganhos que a música pode trazer para o desenvolvimento global da criança, bem como seus efeitos sobre o desenvolvimento de sua linguagem, deve-se pensá-la como um recurso precioso a ser lançada mão pelo fonoaudiólogo para seu trabalho fonoterápico |
id |
PUC_SP-1_1c95aff938b06da4c488a4b460086e2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28739 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Haguiara-Cervellini, NadirGarcia, Alessandra Berezovsky2022-10-11T11:48:16Z2022-10-11T11:48:16Z2011-12-01Garcia, Alessandra Berezovsky. A música e a educação infantil nos dizeres de professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28739Essa pesquisa teve o objetivo de, a partir do olhar do professor de música e do professor regular de classe, analisar qual é a importância da música para o desenvolvimento da criança, bem como seus efeitos sobre a linguagem. Esta pesquisa enquadra-se na categoria de pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semi-dirigidas com professores de duas escolas particulares de São Paulo. As entrevistas foram efetuadas com: Escola 1 – Professora regular (P1) e coordenador da área de música e expressão corporal (P2). Escola 2- Professora regular (P3) e professora de música (P4). As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise do conteúdo foi feita a partir de BARDIN (2004), abordando análise por categorias. As entrevistas foram gravadas e transcirtas com a autorização dos entrevistados. O método utilizado foi a análise de conteúdo, Bardin (2004). Os dados foram separados em seis categorias e posteriormente analisados, cruzando os resultados. As conclusões evidenciaram: Todos os entrevistados concordam que a música é importante para o desenvolvimento infantil e que deve ser utilizado em sala de aula, pois auxilia em diversas outras questões como memorização, criatividade, atenção, concentração, descontração entre outroas. As duas escolas, apesar de trabalharem de maneiras diferentes, têm a música como uma área fundamental do currículo. Com essa pesquisa, pude concluir que a música auxilia no desenvolvimento infantil em aspectos como linguagem em geral, auto-percepção, criatividade, oralidade, percepção auditiva, sociabilidade, entre outros, e, portanto, é muito importante de ser aplicada na educação infantil. Além dos fatores citados acima, é pertinente ressaltar que a música é a arte que acalma e auxilia para uma maior concentração, o que colabora para a obtenção de novos conhecimentos. Assim, concluo que as escolas deveriam ser melhor conscientizadas e orientadas sobre a importância da música na educação infantil e sobre os ganhos que os alunos poderiam auferir se tivessem uma boa aula de música. Após essa conscientização, seria de extrema importância que as escolas investissem na seleção e formação de professores competentes e capazes de lecionar nessa área. Considerando-se os ganhos que a música pode trazer para o desenvolvimento global da criança, bem como seus efeitos sobre o desenvolvimento de sua linguagem, deve-se pensá-la como um recurso precioso a ser lançada mão pelo fonoaudiólogo para seu trabalho fonoterápicoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIAMúsica na Educação InfantilDesenvolvimento infantilProfessores de músicaA música e a educação infantil nos dizeres de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAlessandra Berezovsky Garcia - TCC.pdfapplication/pdf325672https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28739/1/Alessandra%20Berezovsky%20Garcia%20-%20TCC.pdf9281603349cdcede8d1669c62d8cad98MD51TEXTAlessandra Berezovsky Garcia - TCC.pdf.txtAlessandra Berezovsky Garcia - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain124939https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28739/2/Alessandra%20Berezovsky%20Garcia%20-%20TCC.pdf.txt900c4bbd2c20d1def7b7481796a700afMD52THUMBNAILAlessandra Berezovsky Garcia - TCC.pdf.jpgAlessandra Berezovsky Garcia - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1318https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28739/3/Alessandra%20Berezovsky%20Garcia%20-%20TCC.pdf.jpg8b5390fa7f993d2199ef7bde1c3a62dcMD53handle/287392023-06-28 08:20:50.099oai:repositorio.pucsp.br:handle/28739Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-28T11:20:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A música e a educação infantil nos dizeres de professores |
title |
A música e a educação infantil nos dizeres de professores |
spellingShingle |
A música e a educação infantil nos dizeres de professores Garcia, Alessandra Berezovsky CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Música na Educação Infantil Desenvolvimento infantil Professores de música |
title_short |
A música e a educação infantil nos dizeres de professores |
title_full |
A música e a educação infantil nos dizeres de professores |
title_fullStr |
A música e a educação infantil nos dizeres de professores |
title_full_unstemmed |
A música e a educação infantil nos dizeres de professores |
title_sort |
A música e a educação infantil nos dizeres de professores |
author |
Garcia, Alessandra Berezovsky |
author_facet |
Garcia, Alessandra Berezovsky |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Haguiara-Cervellini, Nadir |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Alessandra Berezovsky |
contributor_str_mv |
Haguiara-Cervellini, Nadir |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Música na Educação Infantil Desenvolvimento infantil Professores de música |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música na Educação Infantil Desenvolvimento infantil Professores de música |
description |
Essa pesquisa teve o objetivo de, a partir do olhar do professor de música e do professor regular de classe, analisar qual é a importância da música para o desenvolvimento da criança, bem como seus efeitos sobre a linguagem. Esta pesquisa enquadra-se na categoria de pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semi-dirigidas com professores de duas escolas particulares de São Paulo. As entrevistas foram efetuadas com: Escola 1 – Professora regular (P1) e coordenador da área de música e expressão corporal (P2). Escola 2- Professora regular (P3) e professora de música (P4). As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise do conteúdo foi feita a partir de BARDIN (2004), abordando análise por categorias. As entrevistas foram gravadas e transcirtas com a autorização dos entrevistados. O método utilizado foi a análise de conteúdo, Bardin (2004). Os dados foram separados em seis categorias e posteriormente analisados, cruzando os resultados. As conclusões evidenciaram: Todos os entrevistados concordam que a música é importante para o desenvolvimento infantil e que deve ser utilizado em sala de aula, pois auxilia em diversas outras questões como memorização, criatividade, atenção, concentração, descontração entre outroas. As duas escolas, apesar de trabalharem de maneiras diferentes, têm a música como uma área fundamental do currículo. Com essa pesquisa, pude concluir que a música auxilia no desenvolvimento infantil em aspectos como linguagem em geral, auto-percepção, criatividade, oralidade, percepção auditiva, sociabilidade, entre outros, e, portanto, é muito importante de ser aplicada na educação infantil. Além dos fatores citados acima, é pertinente ressaltar que a música é a arte que acalma e auxilia para uma maior concentração, o que colabora para a obtenção de novos conhecimentos. Assim, concluo que as escolas deveriam ser melhor conscientizadas e orientadas sobre a importância da música na educação infantil e sobre os ganhos que os alunos poderiam auferir se tivessem uma boa aula de música. Após essa conscientização, seria de extrema importância que as escolas investissem na seleção e formação de professores competentes e capazes de lecionar nessa área. Considerando-se os ganhos que a música pode trazer para o desenvolvimento global da criança, bem como seus efeitos sobre o desenvolvimento de sua linguagem, deve-se pensá-la como um recurso precioso a ser lançada mão pelo fonoaudiólogo para seu trabalho fonoterápico |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-11T11:48:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-11T11:48:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Garcia, Alessandra Berezovsky. A música e a educação infantil nos dizeres de professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28739 |
identifier_str_mv |
Garcia, Alessandra Berezovsky. A música e a educação infantil nos dizeres de professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Fonoaudiologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28739/1/Alessandra%20Berezovsky%20Garcia%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28739/2/Alessandra%20Berezovsky%20Garcia%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28739/3/Alessandra%20Berezovsky%20Garcia%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9281603349cdcede8d1669c62d8cad98 900c4bbd2c20d1def7b7481796a700af 8b5390fa7f993d2199ef7bde1c3a62dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277956632084480 |