A música e a educação infantil nos dizeres de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Alessandra Berezovsky
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28739
Resumo: Essa pesquisa teve o objetivo de, a partir do olhar do professor de música e do professor regular de classe, analisar qual é a importância da música para o desenvolvimento da criança, bem como seus efeitos sobre a linguagem. Esta pesquisa enquadra-se na categoria de pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semi-dirigidas com professores de duas escolas particulares de São Paulo. As entrevistas foram efetuadas com: Escola 1 – Professora regular (P1) e coordenador da área de música e expressão corporal (P2). Escola 2- Professora regular (P3) e professora de música (P4). As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise do conteúdo foi feita a partir de BARDIN (2004), abordando análise por categorias. As entrevistas foram gravadas e transcirtas com a autorização dos entrevistados. O método utilizado foi a análise de conteúdo, Bardin (2004). Os dados foram separados em seis categorias e posteriormente analisados, cruzando os resultados. As conclusões evidenciaram: Todos os entrevistados concordam que a música é importante para o desenvolvimento infantil e que deve ser utilizado em sala de aula, pois auxilia em diversas outras questões como memorização, criatividade, atenção, concentração, descontração entre outroas. As duas escolas, apesar de trabalharem de maneiras diferentes, têm a música como uma área fundamental do currículo. Com essa pesquisa, pude concluir que a música auxilia no desenvolvimento infantil em aspectos como linguagem em geral, auto-percepção, criatividade, oralidade, percepção auditiva, sociabilidade, entre outros, e, portanto, é muito importante de ser aplicada na educação infantil. Além dos fatores citados acima, é pertinente ressaltar que a música é a arte que acalma e auxilia para uma maior concentração, o que colabora para a obtenção de novos conhecimentos. Assim, concluo que as escolas deveriam ser melhor conscientizadas e orientadas sobre a importância da música na educação infantil e sobre os ganhos que os alunos poderiam auferir se tivessem uma boa aula de música. Após essa conscientização, seria de extrema importância que as escolas investissem na seleção e formação de professores competentes e capazes de lecionar nessa área. Considerando-se os ganhos que a música pode trazer para o desenvolvimento global da criança, bem como seus efeitos sobre o desenvolvimento de sua linguagem, deve-se pensá-la como um recurso precioso a ser lançada mão pelo fonoaudiólogo para seu trabalho fonoterápico
id PUC_SP-1_1c95aff938b06da4c488a4b460086e2c
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28739
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Haguiara-Cervellini, NadirGarcia, Alessandra Berezovsky2022-10-11T11:48:16Z2022-10-11T11:48:16Z2011-12-01Garcia, Alessandra Berezovsky. A música e a educação infantil nos dizeres de professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28739Essa pesquisa teve o objetivo de, a partir do olhar do professor de música e do professor regular de classe, analisar qual é a importância da música para o desenvolvimento da criança, bem como seus efeitos sobre a linguagem. Esta pesquisa enquadra-se na categoria de pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semi-dirigidas com professores de duas escolas particulares de São Paulo. As entrevistas foram efetuadas com: Escola 1 – Professora regular (P1) e coordenador da área de música e expressão corporal (P2). Escola 2- Professora regular (P3) e professora de música (P4). As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise do conteúdo foi feita a partir de BARDIN (2004), abordando análise por categorias. As entrevistas foram gravadas e transcirtas com a autorização dos entrevistados. O método utilizado foi a análise de conteúdo, Bardin (2004). Os dados foram separados em seis categorias e posteriormente analisados, cruzando os resultados. As conclusões evidenciaram: Todos os entrevistados concordam que a música é importante para o desenvolvimento infantil e que deve ser utilizado em sala de aula, pois auxilia em diversas outras questões como memorização, criatividade, atenção, concentração, descontração entre outroas. As duas escolas, apesar de trabalharem de maneiras diferentes, têm a música como uma área fundamental do currículo. Com essa pesquisa, pude concluir que a música auxilia no desenvolvimento infantil em aspectos como linguagem em geral, auto-percepção, criatividade, oralidade, percepção auditiva, sociabilidade, entre outros, e, portanto, é muito importante de ser aplicada na educação infantil. Além dos fatores citados acima, é pertinente ressaltar que a música é a arte que acalma e auxilia para uma maior concentração, o que colabora para a obtenção de novos conhecimentos. Assim, concluo que as escolas deveriam ser melhor conscientizadas e orientadas sobre a importância da música na educação infantil e sobre os ganhos que os alunos poderiam auferir se tivessem uma boa aula de música. Após essa conscientização, seria de extrema importância que as escolas investissem na seleção e formação de professores competentes e capazes de lecionar nessa área. Considerando-se os ganhos que a música pode trazer para o desenvolvimento global da criança, bem como seus efeitos sobre o desenvolvimento de sua linguagem, deve-se pensá-la como um recurso precioso a ser lançada mão pelo fonoaudiólogo para seu trabalho fonoterápicoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIAMúsica na Educação InfantilDesenvolvimento infantilProfessores de músicaA música e a educação infantil nos dizeres de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAlessandra Berezovsky Garcia - TCC.pdfapplication/pdf325672https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28739/1/Alessandra%20Berezovsky%20Garcia%20-%20TCC.pdf9281603349cdcede8d1669c62d8cad98MD51TEXTAlessandra Berezovsky Garcia - TCC.pdf.txtAlessandra Berezovsky Garcia - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain124939https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28739/2/Alessandra%20Berezovsky%20Garcia%20-%20TCC.pdf.txt900c4bbd2c20d1def7b7481796a700afMD52THUMBNAILAlessandra Berezovsky Garcia - TCC.pdf.jpgAlessandra Berezovsky Garcia - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1318https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28739/3/Alessandra%20Berezovsky%20Garcia%20-%20TCC.pdf.jpg8b5390fa7f993d2199ef7bde1c3a62dcMD53handle/287392023-06-28 08:20:50.099oai:repositorio.pucsp.br:handle/28739Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-28T11:20:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A música e a educação infantil nos dizeres de professores
title A música e a educação infantil nos dizeres de professores
spellingShingle A música e a educação infantil nos dizeres de professores
Garcia, Alessandra Berezovsky
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Música na Educação Infantil
Desenvolvimento infantil
Professores de música
title_short A música e a educação infantil nos dizeres de professores
title_full A música e a educação infantil nos dizeres de professores
title_fullStr A música e a educação infantil nos dizeres de professores
title_full_unstemmed A música e a educação infantil nos dizeres de professores
title_sort A música e a educação infantil nos dizeres de professores
author Garcia, Alessandra Berezovsky
author_facet Garcia, Alessandra Berezovsky
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Haguiara-Cervellini, Nadir
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Alessandra Berezovsky
contributor_str_mv Haguiara-Cervellini, Nadir
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Música na Educação Infantil
Desenvolvimento infantil
Professores de música
dc.subject.por.fl_str_mv Música na Educação Infantil
Desenvolvimento infantil
Professores de música
description Essa pesquisa teve o objetivo de, a partir do olhar do professor de música e do professor regular de classe, analisar qual é a importância da música para o desenvolvimento da criança, bem como seus efeitos sobre a linguagem. Esta pesquisa enquadra-se na categoria de pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semi-dirigidas com professores de duas escolas particulares de São Paulo. As entrevistas foram efetuadas com: Escola 1 – Professora regular (P1) e coordenador da área de música e expressão corporal (P2). Escola 2- Professora regular (P3) e professora de música (P4). As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise do conteúdo foi feita a partir de BARDIN (2004), abordando análise por categorias. As entrevistas foram gravadas e transcirtas com a autorização dos entrevistados. O método utilizado foi a análise de conteúdo, Bardin (2004). Os dados foram separados em seis categorias e posteriormente analisados, cruzando os resultados. As conclusões evidenciaram: Todos os entrevistados concordam que a música é importante para o desenvolvimento infantil e que deve ser utilizado em sala de aula, pois auxilia em diversas outras questões como memorização, criatividade, atenção, concentração, descontração entre outroas. As duas escolas, apesar de trabalharem de maneiras diferentes, têm a música como uma área fundamental do currículo. Com essa pesquisa, pude concluir que a música auxilia no desenvolvimento infantil em aspectos como linguagem em geral, auto-percepção, criatividade, oralidade, percepção auditiva, sociabilidade, entre outros, e, portanto, é muito importante de ser aplicada na educação infantil. Além dos fatores citados acima, é pertinente ressaltar que a música é a arte que acalma e auxilia para uma maior concentração, o que colabora para a obtenção de novos conhecimentos. Assim, concluo que as escolas deveriam ser melhor conscientizadas e orientadas sobre a importância da música na educação infantil e sobre os ganhos que os alunos poderiam auferir se tivessem uma boa aula de música. Após essa conscientização, seria de extrema importância que as escolas investissem na seleção e formação de professores competentes e capazes de lecionar nessa área. Considerando-se os ganhos que a música pode trazer para o desenvolvimento global da criança, bem como seus efeitos sobre o desenvolvimento de sua linguagem, deve-se pensá-la como um recurso precioso a ser lançada mão pelo fonoaudiólogo para seu trabalho fonoterápico
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-11T11:48:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-11T11:48:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Garcia, Alessandra Berezovsky. A música e a educação infantil nos dizeres de professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28739
identifier_str_mv Garcia, Alessandra Berezovsky. A música e a educação infantil nos dizeres de professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Fonoaudiologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28739/1/Alessandra%20Berezovsky%20Garcia%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28739/2/Alessandra%20Berezovsky%20Garcia%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28739/3/Alessandra%20Berezovsky%20Garcia%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9281603349cdcede8d1669c62d8cad98
900c4bbd2c20d1def7b7481796a700af
8b5390fa7f993d2199ef7bde1c3a62dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277956632084480