Além da oferta de transporte: as transformações causadas pela Linha 4 – Amarela
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35684 |
Resumo: | The theme of this work is how transport infrastructure, when inserted in urban areas, cause changes in the profile of the resident population, in urban land use and occupancy patterns, and in the real estate dynamics of its surroundings. Some authors studied here suggest other evaluations in addition to the customary approaches, related to engineering and transport costs. They can help transport planners to think about the urban insertion of such infrastructure optimizing its effects (despite external factors). The arrival of the subway to a region unchains transformations in the urban space and in its population’s living and travel conditions. To verify changes occurred in the Butantã, Jaguaré, Raposo Tavares and Rio Pequeno districts, due to the arrival of Line 4 -Amarela, we present a literature review, a history of the region and a characterization of the line and its important role in the rapid transit transportation network of the metropolis. The data are from following databases: Pesquisa de Aferição da Pesquisa Origem e Destino – 2002, Pesquisa Origem e Destino – 2007, Pesquisa de Mobilidade da RMSP - 2012, conducted by São Paulo Metro; Cadastro Territorial e Predial, de Conservação e Limpeza (TPCL) from Departamento de Rendas Imobiliárias (RI) from Secretaria de Finanças do Município de São Paulo available at Infocidade; and from Embraesp, available at Centro de Estudos da Metrópole - CEM |
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Rossini, Gabriel Almeida AntunesCarvalho, Soraia Schultz Martins2023-07-05T19:50:38Z2023-07-05T19:50:38ZCarvalho, Soraia Schultz Martins. Além da oferta de transporte: as transformações causadas pela Linha 4 – Amarela. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Economia Urbana e Gestão Pública) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35684The theme of this work is how transport infrastructure, when inserted in urban areas, cause changes in the profile of the resident population, in urban land use and occupancy patterns, and in the real estate dynamics of its surroundings. Some authors studied here suggest other evaluations in addition to the customary approaches, related to engineering and transport costs. They can help transport planners to think about the urban insertion of such infrastructure optimizing its effects (despite external factors). The arrival of the subway to a region unchains transformations in the urban space and in its population’s living and travel conditions. To verify changes occurred in the Butantã, Jaguaré, Raposo Tavares and Rio Pequeno districts, due to the arrival of Line 4 -Amarela, we present a literature review, a history of the region and a characterization of the line and its important role in the rapid transit transportation network of the metropolis. The data are from following databases: Pesquisa de Aferição da Pesquisa Origem e Destino – 2002, Pesquisa Origem e Destino – 2007, Pesquisa de Mobilidade da RMSP - 2012, conducted by São Paulo Metro; Cadastro Territorial e Predial, de Conservação e Limpeza (TPCL) from Departamento de Rendas Imobiliárias (RI) from Secretaria de Finanças do Município de São Paulo available at Infocidade; and from Embraesp, available at Centro de Estudos da Metrópole - CEMO tema do presente trabalho é como grandes infraestruturas de transporte, ao serem inseridas no espaço urbano, provocam alterações no perfil da população residente e na forma como se desloca, no uso e ocupação do solo urbano, e na dinâmica imobiliária de seu entorno. Alguns autores aqui estudados propõem outras análises além daquelas costumeiras, relacionadas à engenharia de transportes e de custos. Essas avaliações podem auxiliar planejadores de transporte a pensarem na inserção urbana de tal infraestrutura otimizando seus efeitos (apesar dos fatores externos). A chegada do metrô a uma região desencadeia transformações no espaço urbano e nas condições de vida e de viagem da população. Para verificar quais transformações ocorreram nos distritos Butantã, Jaguaré, Raposo Tavares e Rio Pequeno, devido à chegada da Linha 4 - Amarela, são apresentados uma revisão da literatura, um breve histórico da região onde está inserido seu subtrecho final e uma caracterização da linha apontando seu importante papel na rede de transporte metroferroviário da metrópole. São utilizados dados das seguintes fontes: Pesquisas Aferição da Origem e Destino de 2002, Pesquisa Origem e Destino de 2007 e Pesquisa de Mobilidade da RMSP, de 2012, realizadas pelo Metrô – SP; Cadastro Territorial e Predial, de Conservação e Limpeza (TPCL) do Departamento de Rendas Imobiliárias (RI) da Secretaria de Finanças do Município de São Paulo disponíveis no Infocidade; e da Embraesp, disponíveis no Centro de Estudos da Metrópole - CEMporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Economia Urbana e Gestão PúblicaPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA URBANAMetrôEspaço urbanoInserção urbanaPlanejamento de transportesLinha 4 – AmarelaMetroUrban spaceUrban insertionTransport planningLine 4 – YellowAlém da oferta de transporte: as transformações causadas pela Linha 4 – Amarelainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSORAIA SCHULTZ MARTINS CARVALHO.pdfapplication/pdf1801383https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35684/1/SORAIA%20SCHULTZ%20MARTINS%20CARVALHO.pdfcc9b5d7ff97740c8c02ffc6bd92bbe20MD51TEXTSORAIA SCHULTZ MARTINS CARVALHO.pdf.txtSORAIA SCHULTZ MARTINS CARVALHO.pdf.txtExtracted texttext/plain75205https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35684/2/SORAIA%20SCHULTZ%20MARTINS%20CARVALHO.pdf.txt6b8668fdaec61981609204aa0eed0333MD52THUMBNAILSORAIA SCHULTZ MARTINS CARVALHO.pdf.jpgSORAIA SCHULTZ MARTINS CARVALHO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35684/3/SORAIA%20SCHULTZ%20MARTINS%20CARVALHO.pdf.jpgf32eb8a4fd521c27099154ec9f8ea78cMD53handle/356842023-07-06 01:41:58.965oai:repositorio.pucsp.br:handle/35684Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:41:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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