Uma heurística interativa para geração de caminhos em grafos com restrição de grau: aplicação ao projeto de sistemas metroviários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa operacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382002000100002 |
Resumo: | O trabalho discute o projeto de uma rede metroviária através de um modelo de grafos, no qual os vértices são estações unidas por trechos de linhas representados por arestas. Define-se um grafo-suporte planar triangulado como o universo das alternativas de ligações entre estações e se procuram coberturas do conjunto de vértices por conjuntos de percursos elementares unindo pares de vértices periféricos. Uma restrição de grau máximo 4 para o grafo parcial assim obtido é adotada num primeiro momento. O grafo é valorado por dados de custo de construção e de demanda de passageiros. Apresenta-se uma heurística interativa, apoiada nessa base teórica, desenvolvida com o propósito de contribuir para o projeto e a crítica de redes metroviárias. Um exemplo, baseado no metrô do Rio de Janeiro, é discutido no trabalho. |
id |
SOBRAPO-1_761e08d3d08f7158fbd0df2aa5dac91e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-74382002000100002 |
network_acronym_str |
SOBRAPO-1 |
network_name_str |
Pesquisa operacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma heurística interativa para geração de caminhos em grafos com restrição de grau: aplicação ao projeto de sistemas metroviáriostransporte urbanometrôgrafosO trabalho discute o projeto de uma rede metroviária através de um modelo de grafos, no qual os vértices são estações unidas por trechos de linhas representados por arestas. Define-se um grafo-suporte planar triangulado como o universo das alternativas de ligações entre estações e se procuram coberturas do conjunto de vértices por conjuntos de percursos elementares unindo pares de vértices periféricos. Uma restrição de grau máximo 4 para o grafo parcial assim obtido é adotada num primeiro momento. O grafo é valorado por dados de custo de construção e de demanda de passageiros. Apresenta-se uma heurística interativa, apoiada nessa base teórica, desenvolvida com o propósito de contribuir para o projeto e a crítica de redes metroviárias. Um exemplo, baseado no metrô do Rio de Janeiro, é discutido no trabalho.Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional2002-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382002000100002Pesquisa Operacional v.22 n.1 2002reponame:Pesquisa operacional (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO)instacron:SOBRAPO10.1590/S0101-74382002000100002info:eu-repo/semantics/openAccessCarmo,Maria Rita Rocha doBoaventura Netto,Paulo OswaldoPortugal,Licinio da Silvapor2002-07-31T00:00:00Zoai:scielo:S0101-74382002000100002Revistahttp://www.scielo.br/popehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sobrapo@sobrapo.org.br1678-51420101-7438opendoar:2002-07-31T00:00Pesquisa operacional (Online) - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma heurística interativa para geração de caminhos em grafos com restrição de grau: aplicação ao projeto de sistemas metroviários |
title |
Uma heurística interativa para geração de caminhos em grafos com restrição de grau: aplicação ao projeto de sistemas metroviários |
spellingShingle |
Uma heurística interativa para geração de caminhos em grafos com restrição de grau: aplicação ao projeto de sistemas metroviários Carmo,Maria Rita Rocha do transporte urbano metrô grafos |
title_short |
Uma heurística interativa para geração de caminhos em grafos com restrição de grau: aplicação ao projeto de sistemas metroviários |
title_full |
Uma heurística interativa para geração de caminhos em grafos com restrição de grau: aplicação ao projeto de sistemas metroviários |
title_fullStr |
Uma heurística interativa para geração de caminhos em grafos com restrição de grau: aplicação ao projeto de sistemas metroviários |
title_full_unstemmed |
Uma heurística interativa para geração de caminhos em grafos com restrição de grau: aplicação ao projeto de sistemas metroviários |
title_sort |
Uma heurística interativa para geração de caminhos em grafos com restrição de grau: aplicação ao projeto de sistemas metroviários |
author |
Carmo,Maria Rita Rocha do |
author_facet |
Carmo,Maria Rita Rocha do Boaventura Netto,Paulo Oswaldo Portugal,Licinio da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Boaventura Netto,Paulo Oswaldo Portugal,Licinio da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo,Maria Rita Rocha do Boaventura Netto,Paulo Oswaldo Portugal,Licinio da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transporte urbano metrô grafos |
topic |
transporte urbano metrô grafos |
description |
O trabalho discute o projeto de uma rede metroviária através de um modelo de grafos, no qual os vértices são estações unidas por trechos de linhas representados por arestas. Define-se um grafo-suporte planar triangulado como o universo das alternativas de ligações entre estações e se procuram coberturas do conjunto de vértices por conjuntos de percursos elementares unindo pares de vértices periféricos. Uma restrição de grau máximo 4 para o grafo parcial assim obtido é adotada num primeiro momento. O grafo é valorado por dados de custo de construção e de demanda de passageiros. Apresenta-se uma heurística interativa, apoiada nessa base teórica, desenvolvida com o propósito de contribuir para o projeto e a crítica de redes metroviárias. Um exemplo, baseado no metrô do Rio de Janeiro, é discutido no trabalho. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382002000100002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382002000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-74382002000100002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa Operacional v.22 n.1 2002 reponame:Pesquisa operacional (Online) instname:Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) instacron:SOBRAPO |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) |
instacron_str |
SOBRAPO |
institution |
SOBRAPO |
reponame_str |
Pesquisa operacional (Online) |
collection |
Pesquisa operacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa operacional (Online) - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sobrapo@sobrapo.org.br |
_version_ |
1750318016207257600 |