Considerações acerca da potência sensível do trabalho de Cao Guimarães
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33790 |
Resumo: | This thesis is a study on the sensitive potential of the work of visual artist Cao Guimarães. Born in Belo Horizonte (MG), where he lives and works, Guimarães has an international reach of history consists mainly of works registered by a single and unique look at what is common; as well as an investigation of possible relationships between languages, techniques, media, supports and materials. Multimedia artist, with forays into photography courses, video, film and installation, Cao Guimarães has developed a personal method primarily characterized by experimentation, improvisation and construction of narratives where image plays an important role. Metáfora do lago, microdramas da forma, cinema de cozinha and aesthetics of gambiarra are some of the concepts designed by the artist. In order to understand how events have meaning and cohesion under the sharp gaze of Guimarães, were analyzed for this study three works: Concerto para clorofila (GUIMARÃES, 2004), Histórias do não ver (GUIMARÃES, 2001) and Acidente (GUIMARÃES and LOBATO, 2007). In all of them, chance becomes an ally to the recognition of rare meetings |
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Alves, CauêDomingues, Danielle Rocha e Penafiel2023-07-05T19:25:34Z2023-07-05T19:25:34Z2015-11-09Domingues, Danielle Rocha e Penafiel. Considerações acerca da potência sensível do trabalho de Cao Guimarães. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33790This thesis is a study on the sensitive potential of the work of visual artist Cao Guimarães. Born in Belo Horizonte (MG), where he lives and works, Guimarães has an international reach of history consists mainly of works registered by a single and unique look at what is common; as well as an investigation of possible relationships between languages, techniques, media, supports and materials. Multimedia artist, with forays into photography courses, video, film and installation, Cao Guimarães has developed a personal method primarily characterized by experimentation, improvisation and construction of narratives where image plays an important role. Metáfora do lago, microdramas da forma, cinema de cozinha and aesthetics of gambiarra are some of the concepts designed by the artist. In order to understand how events have meaning and cohesion under the sharp gaze of Guimarães, were analyzed for this study three works: Concerto para clorofila (GUIMARÃES, 2004), Histórias do não ver (GUIMARÃES, 2001) and Acidente (GUIMARÃES and LOBATO, 2007). In all of them, chance becomes an ally to the recognition of rare meetingsA presente monografia é um estudo acerca da potência sensível do trabalho do artista visual Cao Guimarães. Nascido em Belo Horizonte (MG), onde vive e trabalha, Guimarães possui uma trajetória de alcance internacional constituída, principalmente, de trabalhos registrados por um olhar único e singular ao que é comum; bem como de uma investigação das possíveis relações entre linguagens, técnicas, meios, suportes e materiais. Artista multimídia, com incursões nos campos da fotografia, do vídeo, do cinema e da instalação, Cao Guimarães desenvolveu um método próprio caracterizado principalmente pela experimentação, improviso e construção de narrativas em que a imagem tem papel preponderante. Metáfora do lago, microdramas da forma, cinema de cozinha e estética da gambiarra são alguns dos conceitos concebidos pelo artista. Com o intuito de compreender como os eventos ganham sentido e coesão sob o agudo olhar de Guimarães, foram analisadas para este estudo três obras: Concerto para clorofila (GUIMARÃES, 2004), Histórias do não ver (GUIMARÃES, 2001) e Acidente (GUIMARÃES e LOBATO, 2007). Em todas elas, o acaso se torna um aliado ao reconhecimento de raros encontrosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Arte: Crítica e CuradoriaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCAArte contemporâneaAcasoProcesso criativoCao Guimarãescontemporary artchancecreative processCao GuimarãesConsiderações acerca da potência sensível do trabalho de Cao Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDANIELLE ROCHA E PENAFIEL DOMINGUES.pdfapplication/pdf2856319https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33790/1/DANIELLE%20ROCHA%20E%20PENAFIEL%20DOMINGUES.pdfa2fa5def7333b12daf1ead179a201db6MD51TEXTDANIELLE ROCHA E PENAFIEL DOMINGUES.pdf.txtDANIELLE ROCHA E PENAFIEL DOMINGUES.pdf.txtExtracted texttext/plain93762https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33790/2/DANIELLE%20ROCHA%20E%20PENAFIEL%20DOMINGUES.pdf.txt3fd8793c8c859fb7864d447f0e1757baMD52THUMBNAILDANIELLE ROCHA E PENAFIEL DOMINGUES.pdf.jpgDANIELLE ROCHA E PENAFIEL DOMINGUES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1914https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33790/3/DANIELLE%20ROCHA%20E%20PENAFIEL%20DOMINGUES.pdf.jpg8eb16d7fb7f0c2b6e0f8bc563dd6fcaaMD53handle/337902023-07-06 01:12:31.518oai:repositorio.pucsp.br:handle/33790Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:12:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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