Teorias da aprendizagem construtivistas: uma proposta de ensino utilizando ambientes virtuais de ensino aprendizagem para propor uma abordagem construtivista no ensino presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Fernando José
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18121
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar, por meio de pesquisa exploratória, a possibilidade de utilizar um meio virtual de aprendizagem dentro de uma instituição de ensino superior como colaboração para uma proposta construtivista de aprendizagem ao ensino presencial. A pesquisa tornou mais objetiva e significativa a proximidade com as teorias construtivistas da aprendizagem abordadas por Vygotsky, Piaget, Wallon e Ausubel que auxiliaram na compreensão do objeto de estudo, no caso a abordagem das teorias construtivistas em sala de aula, utilizando o AVA como mediador de conteúdo. O tema foi escolhido como justificativa a pesquisa da utilização do AVA das Faculdades Flamingo como forma de mediar a proporcionar condições para que os docentes trabalhem a abordagem construtivista da aprendizagem no ambiente presencial de aprendizagem. Serão apresentadas as características dos ambientes virtuais de aprendizagem e, a partir disso, serão exploradas as teorias da aprendizagem e, mais especificamente, as ligadas à abordagem construtivista. Serão apresentados os principais pensamentos de cada autor e o que eles pensam sobre a construção do conhecimento, sobre a aprendizagem significativa, enfim, sobre uma educação transformadora. Por último, será mostrada uma pesquisa exploratória realizada nas Faculdades Flamingo, com 25 docentes, dos 300 existentes na instituição, de várias áreas do conhecimento, com o intuito de verificar a contribuição do AVA para uma educação que visa à abordagem construtivista em um meio presencial de ensino. A pesquisa foi realizada com dados obtidos nas Faculdades Flamingo, especificamente com questionários que procuraram desvelar como os professores utilizam a AVA em prol de uma abordagem construtivista no meio presencial de educação. O que se pode observar é que os docentes utilizam o AVA para oferecer materiais para serem trabalhados pelos alunos em sala de aula em uma abordagem construtivista de aprendizagem. Para tanto, implementam ações capazes de desencadear o processo de construção do conhecimento a partir da equilibração e com a interação com o meio e com o professor-mediador
id PUC_SP-1_2367da81b6cb106f3a2a7e77c9667755
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18121
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Allegretti, Sônia Maria de Macedohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4437793E6Lopes, Fernando José2016-04-29T14:23:18Z2013-07-152013-06-04Lopes, Fernando José. Teorias da aprendizagem construtivistas: uma proposta de ensino utilizando ambientes virtuais de ensino aprendizagem para propor uma abordagem construtivista no ensino presencial. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18121O presente trabalho tem como objetivo estudar, por meio de pesquisa exploratória, a possibilidade de utilizar um meio virtual de aprendizagem dentro de uma instituição de ensino superior como colaboração para uma proposta construtivista de aprendizagem ao ensino presencial. A pesquisa tornou mais objetiva e significativa a proximidade com as teorias construtivistas da aprendizagem abordadas por Vygotsky, Piaget, Wallon e Ausubel que auxiliaram na compreensão do objeto de estudo, no caso a abordagem das teorias construtivistas em sala de aula, utilizando o AVA como mediador de conteúdo. O tema foi escolhido como justificativa a pesquisa da utilização do AVA das Faculdades Flamingo como forma de mediar a proporcionar condições para que os docentes trabalhem a abordagem construtivista da aprendizagem no ambiente presencial de aprendizagem. Serão apresentadas as características dos ambientes virtuais de aprendizagem e, a partir disso, serão exploradas as teorias da aprendizagem e, mais especificamente, as ligadas à abordagem construtivista. Serão apresentados os principais pensamentos de cada autor e o que eles pensam sobre a construção do conhecimento, sobre a aprendizagem significativa, enfim, sobre uma educação transformadora. Por último, será mostrada uma pesquisa exploratória realizada nas Faculdades Flamingo, com 25 docentes, dos 300 existentes na instituição, de várias áreas do conhecimento, com o intuito de verificar a contribuição do AVA para uma educação que visa à abordagem construtivista em um meio presencial de ensino. A pesquisa foi realizada com dados obtidos nas Faculdades Flamingo, especificamente com questionários que procuraram desvelar como os professores utilizam a AVA em prol de uma abordagem construtivista no meio presencial de educação. O que se pode observar é que os docentes utilizam o AVA para oferecer materiais para serem trabalhados pelos alunos em sala de aula em uma abordagem construtivista de aprendizagem. Para tanto, implementam ações capazes de desencadear o processo de construção do conhecimento a partir da equilibração e com a interação com o meio e com o professor-mediadorEste trabajo pretende estudiar, a través de la investigación exploratoria, la posibilidad de utilizar un entorno virtual de aprendizaje dentro de una institución de educación superior como colaboración para una propuesta de aprendizaje constructivista a la enseñanza presencial. La investigación fue más objetiva y la proximidad a las teorías constructivistas de aprendizaje cubiertos por Piaget, Wallon, Vygotsky y Ausubel que han ayudado a la comprensión del objeto de estudio, en el caso del enfoque de las teorías constructivista en el aula, usando al AVA como mediador de contenido. El tema fue elegido como investigación de fondo usando Dio AVA de Flamingo colegios como una forma de mediar para proveer condiciones para profesores trabajar el constructivismo del aprendizaje en el aula de medio ambiente de aprendizaje. Se presentarán las características de los entornos de aprendizaje virtuales y, desde allí, será exploradas teorías de aprendizaje y, más específicamente, aquellos vinculados al enfoque constructivista. Se presentarán los pensamientos principales de cada autor y lo que piensan sobre la construcción del conocimiento, el aprendizaje significativo, de todos modos, en una educación transformadora. Por último, se le mostrará una investigación exploratoria realizada en colegios con 25 profesores, Flamingo de 300 existentes en la institución, varias áreas de conocimiento, con el fin de verificar la contribución de la AVA a una educación que tiene como objetivo el enfoque constructivista en un ambiente de cara a cara. La encuesta se realizó con datos de colegios Flamingo, específicamente con cuestionarios que buscaba dar a conocer cómo los maestros usan a AVA hacia un enfoque constructivista en la persona del medio. Lo que se puede ver es que los maestros usan al AVA para proporcionar materiales para ser resueltos por los alumnos en el aula en un constructivista de aprendizaje. Para ello, implementar acciones capaces de desencadenar el proceso de construcción del conocimiento desde el equilibrio y la interacción con el medio ambiente y con el maestroapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/37086/Fernando%20Jose%20Lopes.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::ENGENHARIASAprendizagemEducaçãoAmbienteConstrutivistaAprendizajeEducaciónMedio ambienteConstructivistaTeorias da aprendizagem construtivistas: uma proposta de ensino utilizando ambientes virtuais de ensino aprendizagem para propor uma abordagem construtivista no ensino presencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTFernando Jose Lopes.pdf.txtFernando Jose Lopes.pdf.txtExtracted texttext/plain217571https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18121/3/Fernando%20Jose%20Lopes.pdf.txt5bc7b7ba7fccb9ed100ca95ae356eb43MD53ORIGINALFernando Jose Lopes.pdfapplication/pdf2144083https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18121/1/Fernando%20Jose%20Lopes.pdfb02c5f8323d452e9bb653fa1e6d8f112MD51THUMBNAILFernando Jose Lopes.pdf.jpgFernando Jose Lopes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3481https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18121/2/Fernando%20Jose%20Lopes.pdf.jpg051c11fa867412aed479cdecd51cdffbMD52handle/181212023-06-19 10:19:23.606oai:repositorio.pucsp.br:handle/18121Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-19T13:19:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teorias da aprendizagem construtivistas: uma proposta de ensino utilizando ambientes virtuais de ensino aprendizagem para propor uma abordagem construtivista no ensino presencial
title Teorias da aprendizagem construtivistas: uma proposta de ensino utilizando ambientes virtuais de ensino aprendizagem para propor uma abordagem construtivista no ensino presencial
spellingShingle Teorias da aprendizagem construtivistas: uma proposta de ensino utilizando ambientes virtuais de ensino aprendizagem para propor uma abordagem construtivista no ensino presencial
Lopes, Fernando José
CNPQ::ENGENHARIAS
Aprendizagem
Educação
Ambiente
Construtivista
Aprendizaje
Educación
Medio ambiente
Constructivista
title_short Teorias da aprendizagem construtivistas: uma proposta de ensino utilizando ambientes virtuais de ensino aprendizagem para propor uma abordagem construtivista no ensino presencial
title_full Teorias da aprendizagem construtivistas: uma proposta de ensino utilizando ambientes virtuais de ensino aprendizagem para propor uma abordagem construtivista no ensino presencial
title_fullStr Teorias da aprendizagem construtivistas: uma proposta de ensino utilizando ambientes virtuais de ensino aprendizagem para propor uma abordagem construtivista no ensino presencial
title_full_unstemmed Teorias da aprendizagem construtivistas: uma proposta de ensino utilizando ambientes virtuais de ensino aprendizagem para propor uma abordagem construtivista no ensino presencial
title_sort Teorias da aprendizagem construtivistas: uma proposta de ensino utilizando ambientes virtuais de ensino aprendizagem para propor uma abordagem construtivista no ensino presencial
author Lopes, Fernando José
author_facet Lopes, Fernando José
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Allegretti, Sônia Maria de Macedo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4437793E6
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Fernando José
contributor_str_mv Allegretti, Sônia Maria de Macedo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Aprendizagem
Educação
Ambiente
Construtivista
Aprendizaje
Educación
Medio ambiente
Constructivista
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação
Ambiente
Construtivista
dc.subject.spa.fl_str_mv Aprendizaje
Educación
Medio ambiente
Constructivista
description O presente trabalho tem como objetivo estudar, por meio de pesquisa exploratória, a possibilidade de utilizar um meio virtual de aprendizagem dentro de uma instituição de ensino superior como colaboração para uma proposta construtivista de aprendizagem ao ensino presencial. A pesquisa tornou mais objetiva e significativa a proximidade com as teorias construtivistas da aprendizagem abordadas por Vygotsky, Piaget, Wallon e Ausubel que auxiliaram na compreensão do objeto de estudo, no caso a abordagem das teorias construtivistas em sala de aula, utilizando o AVA como mediador de conteúdo. O tema foi escolhido como justificativa a pesquisa da utilização do AVA das Faculdades Flamingo como forma de mediar a proporcionar condições para que os docentes trabalhem a abordagem construtivista da aprendizagem no ambiente presencial de aprendizagem. Serão apresentadas as características dos ambientes virtuais de aprendizagem e, a partir disso, serão exploradas as teorias da aprendizagem e, mais especificamente, as ligadas à abordagem construtivista. Serão apresentados os principais pensamentos de cada autor e o que eles pensam sobre a construção do conhecimento, sobre a aprendizagem significativa, enfim, sobre uma educação transformadora. Por último, será mostrada uma pesquisa exploratória realizada nas Faculdades Flamingo, com 25 docentes, dos 300 existentes na instituição, de várias áreas do conhecimento, com o intuito de verificar a contribuição do AVA para uma educação que visa à abordagem construtivista em um meio presencial de ensino. A pesquisa foi realizada com dados obtidos nas Faculdades Flamingo, especificamente com questionários que procuraram desvelar como os professores utilizam a AVA em prol de uma abordagem construtivista no meio presencial de educação. O que se pode observar é que os docentes utilizam o AVA para oferecer materiais para serem trabalhados pelos alunos em sala de aula em uma abordagem construtivista de aprendizagem. Para tanto, implementam ações capazes de desencadear o processo de construção do conhecimento a partir da equilibração e com a interação com o meio e com o professor-mediador
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T14:23:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lopes, Fernando José. Teorias da aprendizagem construtivistas: uma proposta de ensino utilizando ambientes virtuais de ensino aprendizagem para propor uma abordagem construtivista no ensino presencial. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18121
identifier_str_mv Lopes, Fernando José. Teorias da aprendizagem construtivistas: uma proposta de ensino utilizando ambientes virtuais de ensino aprendizagem para propor uma abordagem construtivista no ensino presencial. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18121/3/Fernando%20Jose%20Lopes.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18121/1/Fernando%20Jose%20Lopes.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18121/2/Fernando%20Jose%20Lopes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5bc7b7ba7fccb9ed100ca95ae356eb43
b02c5f8323d452e9bb653fa1e6d8f112
051c11fa867412aed479cdecd51cdffb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277780128432128