PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA

Bibliographic Details
Main Author: Vasconcelos, Yumara Lúcia
Publication Date: 2017
Other Authors: Manzi, Suely Maria Silva
Format: Article
Language: por
Source: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Download full: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3238
Summary: Esse ensaio teve como objetivo lançar reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem à luz do paradigma construtivista, definindo-se como escopo a expectativa de sua repercussão sobre a prática pedagógica. Qualitativa, essa pesquisa enquadra-se como bibliográfica, em razão das características do campo, a produção bibliográfica sobre o tema, e a natureza da comunicação científica. A análise empreendida indica consenso e convergência em direção ao reconhecimento do valor pedagógico do referencial explicativo, inobstante se admita restrições e desafios de aplicação. 
id UNIT-2_0949913a875fa03057d8308697b5841e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3238
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTAConstrutivismoEnsino-aprendizagemPedagogiaEsse ensaio teve como objetivo lançar reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem à luz do paradigma construtivista, definindo-se como escopo a expectativa de sua repercussão sobre a prática pedagógica. Qualitativa, essa pesquisa enquadra-se como bibliográfica, em razão das características do campo, a produção bibliográfica sobre o tema, e a natureza da comunicação científica. A análise empreendida indica consenso e convergência em direção ao reconhecimento do valor pedagógico do referencial explicativo, inobstante se admita restrições e desafios de aplicação. Editora Universitária Tiradentes2017-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica; Revisão teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/323810.17564/2316-3828.2017v5n3p65-74EDUCAÇÃO; v. 5 n. 3 (2017); 65-742316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v5n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3238/2329Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Yumara LúciaManzi, Suely Maria Silva2020-11-18T21:07:18Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3238Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:57.012203Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA
title PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA
spellingShingle PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA
Vasconcelos, Yumara Lúcia
Construtivismo
Ensino-aprendizagem
Pedagogia
title_short PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA
title_full PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA
title_fullStr PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA
title_full_unstemmed PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA
title_sort PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA
author Vasconcelos, Yumara Lúcia
author_facet Vasconcelos, Yumara Lúcia
Manzi, Suely Maria Silva
author_role author
author2 Manzi, Suely Maria Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Yumara Lúcia
Manzi, Suely Maria Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo
Ensino-aprendizagem
Pedagogia
topic Construtivismo
Ensino-aprendizagem
Pedagogia
description Esse ensaio teve como objetivo lançar reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem à luz do paradigma construtivista, definindo-se como escopo a expectativa de sua repercussão sobre a prática pedagógica. Qualitativa, essa pesquisa enquadra-se como bibliográfica, em razão das características do campo, a produção bibliográfica sobre o tema, e a natureza da comunicação científica. A análise empreendida indica consenso e convergência em direção ao reconhecimento do valor pedagógico do referencial explicativo, inobstante se admita restrições e desafios de aplicação. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica; Revisão teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3238
10.17564/2316-3828.2017v5n3p65-74
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3238
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2017v5n3p65-74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3238/2329
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 5 n. 3 (2017); 65-74
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2017v5n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1787715359318474752