Técnica Klauss Vianna: modelo vivo, nudez e outras relações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34583 |
Resumo: | As diversas maneiras de expor o corpo para o estudo da anatomia humana, em sessões de desenho com modelo vivo, abrem um vasto campo de pesquisa ao artista do corpo relacionada ao processo criativo que pode ocorrer entre observador e observado. Dialogando com os princípios da Técnica Klauss Vianna, o estudo apresenta possibilidades de ampliação da percepção corporal do modelo vivo, da autonomia e compreensão da importância da exposição consciente da nudez. O conhecimento do corpo que se expõe é o ponto de partida desta profissão tão antiga, porém tão negligenciada e pouco compreendida. Este estudo propõe reflexões sobre a não reprodução de formas (VIANNA, 2005), sobre o desprendimento da visão tecnicista do corpo e sobre o aprendizado de um caminho próprio que o modelo vivo pode percorrer para comunicar sua singularidade, que participará na formação do artista. A proposta da nudez do modelo vivo como um estado necessário, e não somente como um acontecimento (AGAMBEN, 2010) é evidenciada nesta monografia. A Teoria Corpomídia (KATZ e GREINNER, 2005) é assumida como principal fundamento para o entendimento do corpo exposto, e traz à tona reflexões sobre que corpos podem estimular criações artísticas. Esta pesquisa procura mostrar que uma forma de arte, que é gerada pelo modelo vivo consciente, acontece antes do desenho realizado, do quadro pintado, da escultura fundida ou da fotografia compartilhada. Ela defende que esta profissão é melhor desenvolvida quando se parte de uma noção de corpo que está sempre em relação com o ambiente, não de um corpo recipiente (KATZ e GREINNER) |
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