Estratégias de leitura para o conto de fadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Leonia Alves da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35471
Resumo: Nossa pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias de leitura desenvolvidas. O foco dessa análise foi analisar as estratégias utilizando o gênero textual conto de fadas. Verificamos se as estratégias seriam efetivas para uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II da rede particular. No presente trabalho buscamos apresentar subsídios aos professores e desta forma propiciar um melhor desempenho do aluno em sala da aula. O referencial teórico utilizado foi o material da rede pública estadual – os Parâmetros Curriculares Nacionais (neste caso, proposta para o 6º ano) e autores com diferentes definições e estratégias de leitura, entre Solé (2009), Kleiman (1989) e Leffa (1996). O conto de fadas escolhido para análise foi “OS TRÊS PORQUINHOS”. Escolhermos o gênero Conto de Fadas porque ele traz um mundo próximo dos alunos da turma escolhida. Os contos de fadas são praticamente o primeiro contato do leitor infantil com a leitura e é preciso saber aproveitar isso. Os contos envolvem significativamente o leitor porque trata de diversos temas; além disso, apresentam vários processos de identificação e plurissignificação. O leitor se identifica com os personagens e enredos e acabam repetindo a leitura
id PUC_SP-1_2f7d0d9b24d129e71cf6981795c1c3c5
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35471
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Sellan, Aparecida Regina BorgesSilva, Maria Leonia Alves da2023-07-05T19:44:22Z2023-07-05T19:44:22Z2014-03-18Silva, Maria Leonia Alves da. Estratégias de leitura para o conto de fadas. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35471Nossa pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias de leitura desenvolvidas. O foco dessa análise foi analisar as estratégias utilizando o gênero textual conto de fadas. Verificamos se as estratégias seriam efetivas para uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II da rede particular. No presente trabalho buscamos apresentar subsídios aos professores e desta forma propiciar um melhor desempenho do aluno em sala da aula. O referencial teórico utilizado foi o material da rede pública estadual – os Parâmetros Curriculares Nacionais (neste caso, proposta para o 6º ano) e autores com diferentes definições e estratégias de leitura, entre Solé (2009), Kleiman (1989) e Leffa (1996). O conto de fadas escolhido para análise foi “OS TRÊS PORQUINHOS”. Escolhermos o gênero Conto de Fadas porque ele traz um mundo próximo dos alunos da turma escolhida. Os contos de fadas são praticamente o primeiro contato do leitor infantil com a leitura e é preciso saber aproveitar isso. Os contos envolvem significativamente o leitor porque trata de diversos temas; além disso, apresentam vários processos de identificação e plurissignificação. O leitor se identifica com os personagens e enredos e acabam repetindo a leituraporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEstratégias de leitura para o conto de fadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMaria Leonia Alves da Silva.pdfapplication/pdf433409https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35471/1/Maria%20Leonia%20Alves%20da%20Silva.pdfa180ebabfa59838601fd4fc802d76a57MD51TEXTMaria Leonia Alves da Silva.pdf.txtMaria Leonia Alves da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain65622https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35471/2/Maria%20Leonia%20Alves%20da%20Silva.pdf.txtcc8e48cb3e417d7f4b330b04a5af508eMD52THUMBNAILMaria Leonia Alves da Silva.pdf.jpgMaria Leonia Alves da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35471/3/Maria%20Leonia%20Alves%20da%20Silva.pdf.jpgb48231ce655c70d5216897962e152541MD53handle/354712023-07-06 01:37:53.726oai:repositorio.pucsp.br:handle/35471Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:37:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de leitura para o conto de fadas
title Estratégias de leitura para o conto de fadas
spellingShingle Estratégias de leitura para o conto de fadas
Silva, Maria Leonia Alves da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Estratégias de leitura para o conto de fadas
title_full Estratégias de leitura para o conto de fadas
title_fullStr Estratégias de leitura para o conto de fadas
title_full_unstemmed Estratégias de leitura para o conto de fadas
title_sort Estratégias de leitura para o conto de fadas
author Silva, Maria Leonia Alves da
author_facet Silva, Maria Leonia Alves da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sellan, Aparecida Regina Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Leonia Alves da
contributor_str_mv Sellan, Aparecida Regina Borges
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description Nossa pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias de leitura desenvolvidas. O foco dessa análise foi analisar as estratégias utilizando o gênero textual conto de fadas. Verificamos se as estratégias seriam efetivas para uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II da rede particular. No presente trabalho buscamos apresentar subsídios aos professores e desta forma propiciar um melhor desempenho do aluno em sala da aula. O referencial teórico utilizado foi o material da rede pública estadual – os Parâmetros Curriculares Nacionais (neste caso, proposta para o 6º ano) e autores com diferentes definições e estratégias de leitura, entre Solé (2009), Kleiman (1989) e Leffa (1996). O conto de fadas escolhido para análise foi “OS TRÊS PORQUINHOS”. Escolhermos o gênero Conto de Fadas porque ele traz um mundo próximo dos alunos da turma escolhida. Os contos de fadas são praticamente o primeiro contato do leitor infantil com a leitura e é preciso saber aproveitar isso. Os contos envolvem significativamente o leitor porque trata de diversos temas; além disso, apresentam vários processos de identificação e plurissignificação. O leitor se identifica com os personagens e enredos e acabam repetindo a leitura
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:44:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:44:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Maria Leonia Alves da. Estratégias de leitura para o conto de fadas. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35471
identifier_str_mv Silva, Maria Leonia Alves da. Estratégias de leitura para o conto de fadas. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35471/1/Maria%20Leonia%20Alves%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35471/2/Maria%20Leonia%20Alves%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35471/3/Maria%20Leonia%20Alves%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a180ebabfa59838601fd4fc802d76a57
cc8e48cb3e417d7f4b330b04a5af508e
b48231ce655c70d5216897962e152541
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277956530372608