Estratégias de leitura para o conto de fadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35471 |
Resumo: | Nossa pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias de leitura desenvolvidas. O foco dessa análise foi analisar as estratégias utilizando o gênero textual conto de fadas. Verificamos se as estratégias seriam efetivas para uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II da rede particular. No presente trabalho buscamos apresentar subsídios aos professores e desta forma propiciar um melhor desempenho do aluno em sala da aula. O referencial teórico utilizado foi o material da rede pública estadual – os Parâmetros Curriculares Nacionais (neste caso, proposta para o 6º ano) e autores com diferentes definições e estratégias de leitura, entre Solé (2009), Kleiman (1989) e Leffa (1996). O conto de fadas escolhido para análise foi “OS TRÊS PORQUINHOS”. Escolhermos o gênero Conto de Fadas porque ele traz um mundo próximo dos alunos da turma escolhida. Os contos de fadas são praticamente o primeiro contato do leitor infantil com a leitura e é preciso saber aproveitar isso. Os contos envolvem significativamente o leitor porque trata de diversos temas; além disso, apresentam vários processos de identificação e plurissignificação. O leitor se identifica com os personagens e enredos e acabam repetindo a leitura |
id |
PUC_SP-1_2f7d0d9b24d129e71cf6981795c1c3c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35471 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Sellan, Aparecida Regina BorgesSilva, Maria Leonia Alves da2023-07-05T19:44:22Z2023-07-05T19:44:22Z2014-03-18Silva, Maria Leonia Alves da. Estratégias de leitura para o conto de fadas. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35471Nossa pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias de leitura desenvolvidas. O foco dessa análise foi analisar as estratégias utilizando o gênero textual conto de fadas. Verificamos se as estratégias seriam efetivas para uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II da rede particular. No presente trabalho buscamos apresentar subsídios aos professores e desta forma propiciar um melhor desempenho do aluno em sala da aula. O referencial teórico utilizado foi o material da rede pública estadual – os Parâmetros Curriculares Nacionais (neste caso, proposta para o 6º ano) e autores com diferentes definições e estratégias de leitura, entre Solé (2009), Kleiman (1989) e Leffa (1996). O conto de fadas escolhido para análise foi “OS TRÊS PORQUINHOS”. Escolhermos o gênero Conto de Fadas porque ele traz um mundo próximo dos alunos da turma escolhida. Os contos de fadas são praticamente o primeiro contato do leitor infantil com a leitura e é preciso saber aproveitar isso. Os contos envolvem significativamente o leitor porque trata de diversos temas; além disso, apresentam vários processos de identificação e plurissignificação. O leitor se identifica com os personagens e enredos e acabam repetindo a leituraporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEstratégias de leitura para o conto de fadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMaria Leonia Alves da Silva.pdfapplication/pdf433409https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35471/1/Maria%20Leonia%20Alves%20da%20Silva.pdfa180ebabfa59838601fd4fc802d76a57MD51TEXTMaria Leonia Alves da Silva.pdf.txtMaria Leonia Alves da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain65622https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35471/2/Maria%20Leonia%20Alves%20da%20Silva.pdf.txtcc8e48cb3e417d7f4b330b04a5af508eMD52THUMBNAILMaria Leonia Alves da Silva.pdf.jpgMaria Leonia Alves da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35471/3/Maria%20Leonia%20Alves%20da%20Silva.pdf.jpgb48231ce655c70d5216897962e152541MD53handle/354712023-07-06 01:37:53.726oai:repositorio.pucsp.br:handle/35471Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:37:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de leitura para o conto de fadas |
title |
Estratégias de leitura para o conto de fadas |
spellingShingle |
Estratégias de leitura para o conto de fadas Silva, Maria Leonia Alves da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
Estratégias de leitura para o conto de fadas |
title_full |
Estratégias de leitura para o conto de fadas |
title_fullStr |
Estratégias de leitura para o conto de fadas |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura para o conto de fadas |
title_sort |
Estratégias de leitura para o conto de fadas |
author |
Silva, Maria Leonia Alves da |
author_facet |
Silva, Maria Leonia Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sellan, Aparecida Regina Borges |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Leonia Alves da |
contributor_str_mv |
Sellan, Aparecida Regina Borges |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
Nossa pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias de leitura desenvolvidas. O foco dessa análise foi analisar as estratégias utilizando o gênero textual conto de fadas. Verificamos se as estratégias seriam efetivas para uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II da rede particular. No presente trabalho buscamos apresentar subsídios aos professores e desta forma propiciar um melhor desempenho do aluno em sala da aula. O referencial teórico utilizado foi o material da rede pública estadual – os Parâmetros Curriculares Nacionais (neste caso, proposta para o 6º ano) e autores com diferentes definições e estratégias de leitura, entre Solé (2009), Kleiman (1989) e Leffa (1996). O conto de fadas escolhido para análise foi “OS TRÊS PORQUINHOS”. Escolhermos o gênero Conto de Fadas porque ele traz um mundo próximo dos alunos da turma escolhida. Os contos de fadas são praticamente o primeiro contato do leitor infantil com a leitura e é preciso saber aproveitar isso. Os contos envolvem significativamente o leitor porque trata de diversos temas; além disso, apresentam vários processos de identificação e plurissignificação. O leitor se identifica com os personagens e enredos e acabam repetindo a leitura |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:44:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:44:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva, Maria Leonia Alves da. Estratégias de leitura para o conto de fadas. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35471 |
identifier_str_mv |
Silva, Maria Leonia Alves da. Estratégias de leitura para o conto de fadas. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35471/1/Maria%20Leonia%20Alves%20da%20Silva.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35471/2/Maria%20Leonia%20Alves%20da%20Silva.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35471/3/Maria%20Leonia%20Alves%20da%20Silva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a180ebabfa59838601fd4fc802d76a57 cc8e48cb3e417d7f4b330b04a5af508e b48231ce655c70d5216897962e152541 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277956530372608 |