Estratégias de leitura no ensino de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36673 |
Resumo: | Esta monografia tem por objetivo analisar questões de compreensão de leitura no material didático utilizado por alunos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Com base em estudos sobre leitura, gêneros textuais e estratégias de compreensão leitora, analisamos as estratégias de compreensão de leitura contidas nas atividades do “Caderno do aluno”, que forma o corpus da pesquisa. Os resultados obtidos com a análise indicam que, nas atividades de leitura e compreensão de texto, o “Caderno do aluno” explora estratégias tais como inferência, localização de informações, releitura, ativação de conhecimentos prévios e internalizados. Desse modo, privilegia-se a concepção de leitura como atividade que exige do leitor a interação com o texto e com o autor, ultrapassando as informações que aparecem na superfície do texto |
id |
PUC_SP-1_6902141376718e99930f0cb2c06ab98b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/36673 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Elias, Vanda Maria da SilvaSilva, Marta Guilherme da2023-07-28T20:48:36Z2023-07-28T20:48:36Z2011-12-01Silva, Marta Guilherme da. Estratégias de leitura no ensino de Língua Portuguesa. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36673Esta monografia tem por objetivo analisar questões de compreensão de leitura no material didático utilizado por alunos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Com base em estudos sobre leitura, gêneros textuais e estratégias de compreensão leitora, analisamos as estratégias de compreensão de leitura contidas nas atividades do “Caderno do aluno”, que forma o corpus da pesquisa. Os resultados obtidos com a análise indicam que, nas atividades de leitura e compreensão de texto, o “Caderno do aluno” explora estratégias tais como inferência, localização de informações, releitura, ativação de conhecimentos prévios e internalizados. Desse modo, privilegia-se a concepção de leitura como atividade que exige do leitor a interação com o texto e com o autor, ultrapassando as informações que aparecem na superfície do textoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEstratégias de leitura no ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARTA GUILHERME DA SILVA.pdfapplication/pdf337043https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36673/1/MARTA%20GUILHERME%20DA%20SILVA.pdfee246db2f38fe8242477e2e146104d3dMD51TEXTMARTA GUILHERME DA SILVA.pdf.txtMARTA GUILHERME DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain137811https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36673/2/MARTA%20GUILHERME%20DA%20SILVA.pdf.txt6e041948b34d16f935b814ffc6127196MD52THUMBNAILMARTA GUILHERME DA SILVA.pdf.jpgMARTA GUILHERME DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36673/3/MARTA%20GUILHERME%20DA%20SILVA.pdf.jpgd2029936428ac7c60fec51c1361aab20MD53handle/366732023-07-29 01:08:06.046oai:repositorio.pucsp.br:handle/36673Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-29T04:08:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de leitura no ensino de Língua Portuguesa |
title |
Estratégias de leitura no ensino de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
Estratégias de leitura no ensino de Língua Portuguesa Silva, Marta Guilherme da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
Estratégias de leitura no ensino de Língua Portuguesa |
title_full |
Estratégias de leitura no ensino de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
Estratégias de leitura no ensino de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura no ensino de Língua Portuguesa |
title_sort |
Estratégias de leitura no ensino de Língua Portuguesa |
author |
Silva, Marta Guilherme da |
author_facet |
Silva, Marta Guilherme da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Elias, Vanda Maria da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marta Guilherme da |
contributor_str_mv |
Elias, Vanda Maria da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
Esta monografia tem por objetivo analisar questões de compreensão de leitura no material didático utilizado por alunos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Com base em estudos sobre leitura, gêneros textuais e estratégias de compreensão leitora, analisamos as estratégias de compreensão de leitura contidas nas atividades do “Caderno do aluno”, que forma o corpus da pesquisa. Os resultados obtidos com a análise indicam que, nas atividades de leitura e compreensão de texto, o “Caderno do aluno” explora estratégias tais como inferência, localização de informações, releitura, ativação de conhecimentos prévios e internalizados. Desse modo, privilegia-se a concepção de leitura como atividade que exige do leitor a interação com o texto e com o autor, ultrapassando as informações que aparecem na superfície do texto |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T20:48:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-28T20:48:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva, Marta Guilherme da. Estratégias de leitura no ensino de Língua Portuguesa. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36673 |
identifier_str_mv |
Silva, Marta Guilherme da. Estratégias de leitura no ensino de Língua Portuguesa. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36673/1/MARTA%20GUILHERME%20DA%20SILVA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36673/2/MARTA%20GUILHERME%20DA%20SILVA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36673/3/MARTA%20GUILHERME%20DA%20SILVA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee246db2f38fe8242477e2e146104d3d 6e041948b34d16f935b814ffc6127196 d2029936428ac7c60fec51c1361aab20 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796145037246464 |