Estudo sobre nicho de mercado tendo como análise o potencial de consumo do público GLS e as formas de comunicação destinada a esse targe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36041 |
Resumo: | O estudo realizado foi embasado em alguns conceitos de marketing, tais como estratégia de comunicação, segmentação e nicho de mercado. Outros assuntos também foram abordados como o comportamento do consumidor, para dar consistência ao entendimento específico do público GLS. Através de uma pesquisa on-line, realizada em uma rede social (facebook), conseguiu-se ter uma avaliação sobre o pensamento do público GLS e dos heterossexuais sobre a utilização ou não de uma comunicação direcionada ao target GLS e aos impactos gerados pela mesma à sociedade. Com os conhecimentos adquiridos nesta monografia observamos que o mercado Brasileiro tem muito que aprender e se adaptar ao público GLS. Conseguimos reconhecer que o preconceito existe e de forma mascarada, mas mesmo assim os heterossexuais se demonstraram menos preconceituosos e favoráveis à diversidade de orientações sexuais e não se sentiriam chocados ao se depararem com um marketing mais direcionado ao público GLS. Foram encontradas algumas empresas no Brasil que trabalham com ações de marketing direcionadas ao público GLS, podendo se observar as estratégias utilizadas por eles e seus possíveis resultados, como o sucesso da campanha da empresa Nebacetin de 2008 que alavancou 20% das vendas desta marca. Com uma análise do mercado Brasileiro baseada nos livros, revistas e sites pesquisados, mostra-se a conjuntura do país que é favorável para a exploração deste nicho de mercado, onde temos a transformação dos lares Brasileiros, que estão modificando seu formato de numerosos para cada vez menores, alguns inclusive feitos apenas de casais e/ou alguns solteiros onde se enquadra o público GLS, que está cada vez mais buscando seu espaço na sociedade e mostrando que possui renda para ser tratado de igual para igual como qualquer outro público, libertando-se da discriminação, tabus e formatos de comunicação voltados exclusivamente para o público heterossexual e alguns até discriminatórios. Durante o estudo percebemos que o público GLS no Brasil aceita uma comunicação direcionada a ele, mas de forma sutil e que defenda seus ideais como forma de se identificar com a marca, e busca cada vez mais encontrar empresas dispostas a se adaptarem à diversidade combatendo a homofobia e valorizando o potencial de mercado que o público GLS está disposto a investir, o que representou em 2010, segundo dados do IBGE, 19 milhões de potenciais consumidores. O importante, além de desenvolver um marketing específico ao público GLS, é a atenção que se tem na preocupação de não tachar determinados produtos e/ou serviços como sendo específicos para os homossexuais, recaindo na problemática de afastar o público heterossexual. O ideal é comunicar a diversidade, respeitando todos os públicos e não esquecendo ou marginalizando algum através de um marketing específico, e que, em contrapartida, também conquiste todos os públicos tendo sempre como foco a não discriminação e a inclusão social |
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Através de uma pesquisa on-line, realizada em uma rede social (facebook), conseguiu-se ter uma avaliação sobre o pensamento do público GLS e dos heterossexuais sobre a utilização ou não de uma comunicação direcionada ao target GLS e aos impactos gerados pela mesma à sociedade. Com os conhecimentos adquiridos nesta monografia observamos que o mercado Brasileiro tem muito que aprender e se adaptar ao público GLS. Conseguimos reconhecer que o preconceito existe e de forma mascarada, mas mesmo assim os heterossexuais se demonstraram menos preconceituosos e favoráveis à diversidade de orientações sexuais e não se sentiriam chocados ao se depararem com um marketing mais direcionado ao público GLS. Foram encontradas algumas empresas no Brasil que trabalham com ações de marketing direcionadas ao público GLS, podendo se observar as estratégias utilizadas por eles e seus possíveis resultados, como o sucesso da campanha da empresa Nebacetin de 2008 que alavancou 20% das vendas desta marca. Com uma análise do mercado Brasileiro baseada nos livros, revistas e sites pesquisados, mostra-se a conjuntura do país que é favorável para a exploração deste nicho de mercado, onde temos a transformação dos lares Brasileiros, que estão modificando seu formato de numerosos para cada vez menores, alguns inclusive feitos apenas de casais e/ou alguns solteiros onde se enquadra o público GLS, que está cada vez mais buscando seu espaço na sociedade e mostrando que possui renda para ser tratado de igual para igual como qualquer outro público, libertando-se da discriminação, tabus e formatos de comunicação voltados exclusivamente para o público heterossexual e alguns até discriminatórios. Durante o estudo percebemos que o público GLS no Brasil aceita uma comunicação direcionada a ele, mas de forma sutil e que defenda seus ideais como forma de se identificar com a marca, e busca cada vez mais encontrar empresas dispostas a se adaptarem à diversidade combatendo a homofobia e valorizando o potencial de mercado que o público GLS está disposto a investir, o que representou em 2010, segundo dados do IBGE, 19 milhões de potenciais consumidores. O importante, além de desenvolver um marketing específico ao público GLS, é a atenção que se tem na preocupação de não tachar determinados produtos e/ou serviços como sendo específicos para os homossexuais, recaindo na problemática de afastar o público heterossexual. O ideal é comunicar a diversidade, respeitando todos os públicos e não esquecendo ou marginalizando algum através de um marketing específico, e que, em contrapartida, também conquiste todos os públicos tendo sempre como foco a não discriminação e a inclusão socialporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em MBA em MarketingPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOHomossexualComportamento do consumidorPink money, relacionamento com o clienteComunicando ao público GLSEstratégia de comunicaçãoEstudo sobre nicho de mercado tendo como análise o potencial de consumo do público GLS e as formas de comunicação destinada a esse targeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALHELANO FERNANDES.pdfapplication/pdf840261https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36041/1/HELANO%20FERNANDES.pdf67a71ff39033ca7763d936c78f49d187MD51TEXTHELANO FERNANDES.pdf.txtHELANO FERNANDES.pdf.txtExtracted texttext/plain82096https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36041/2/HELANO%20FERNANDES.pdf.txt76a76b4d9419508dbf21a460b423094aMD52THUMBNAILHELANO FERNANDES.pdf.jpgHELANO FERNANDES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1372https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36041/3/HELANO%20FERNANDES.pdf.jpgfd1deb7b267fdb17687b4173aaf80fefMD53handle/360412023-07-11 01:06:19.196oai:repositorio.pucsp.br:handle/36041Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-11T04:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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