TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Thiago Cardassi
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mancini, Lorena Angélica, Nascimento, Márcio A. Neman
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1859
Resumo: O turismo é atualmente o maior gerador de fluxos e deslocamentos do mundo, podendo configurar-se como um instrumento de desenvolvimento e inclusão quando realizado de forma consciente e sustentável. As tendências mundiais indicam uma segmentação de mercados cada vez mais específica, não no sentido limitador, mas pelo contrário, buscando uma participação cada vez expressiva de grupos minoritários que até então não eram inclusos nesse mercado. Este é o exemplo da comunidade LGBT, cuja visibilidade aumenta gradativamente com a criação de políticas públicas e projeção midiática, proporcionando às pessoas de orientação sexual não heterossexual a possibilidade de viver sua sexualidade de forma mais aberta e inclusiva. O segmento de turismo GLS aumenta exponencialmente a cada ano, mas ainda carece de muito preparo para bem atender a seu público consumidor. O presente artigo apresenta um resumo das principais fontes de pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema, bem como os resultados obtidos através de um levantamento in loco na região norte do Paraná, para identificar as características desta população a respeito da participação em eventos turísticos GLS.
id UNIVALI-3_66997f2e7b73f1ff13518682d5663e7d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1859
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁTurismo GLShomossexualidadesegmentação de mercado.Turismo GLSO turismo é atualmente o maior gerador de fluxos e deslocamentos do mundo, podendo configurar-se como um instrumento de desenvolvimento e inclusão quando realizado de forma consciente e sustentável. As tendências mundiais indicam uma segmentação de mercados cada vez mais específica, não no sentido limitador, mas pelo contrário, buscando uma participação cada vez expressiva de grupos minoritários que até então não eram inclusos nesse mercado. Este é o exemplo da comunidade LGBT, cuja visibilidade aumenta gradativamente com a criação de políticas públicas e projeção midiática, proporcionando às pessoas de orientação sexual não heterossexual a possibilidade de viver sua sexualidade de forma mais aberta e inclusiva. O segmento de turismo GLS aumenta exponencialmente a cada ano, mas ainda carece de muito preparo para bem atender a seu público consumidor. O presente artigo apresenta um resumo das principais fontes de pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema, bem como os resultados obtidos através de um levantamento in loco na região norte do Paraná, para identificar as características desta população a respeito da participação em eventos turísticos GLS.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2011-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/185910.14210/rtva.v13n1.p81-95Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 1 (2011); 81-95Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 1 (2011); 81-95Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 1 (2011); 81-951983-71511415-639310.14210/rtva.v13i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1859/1866Sanches, Thiago CardassiMancini, Lorena AngélicaNascimento, Márcio A. Nemaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-19T18:41:58Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1859Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2011-05-19T18:41:58Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
title TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
spellingShingle TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
Sanches, Thiago Cardassi
Turismo GLS
homossexualidade
segmentação de mercado.
Turismo GLS
title_short TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
title_full TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
title_fullStr TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
title_full_unstemmed TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
title_sort TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
author Sanches, Thiago Cardassi
author_facet Sanches, Thiago Cardassi
Mancini, Lorena Angélica
Nascimento, Márcio A. Neman
author_role author
author2 Mancini, Lorena Angélica
Nascimento, Márcio A. Neman
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Thiago Cardassi
Mancini, Lorena Angélica
Nascimento, Márcio A. Neman
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo GLS
homossexualidade
segmentação de mercado.
Turismo GLS
topic Turismo GLS
homossexualidade
segmentação de mercado.
Turismo GLS
description O turismo é atualmente o maior gerador de fluxos e deslocamentos do mundo, podendo configurar-se como um instrumento de desenvolvimento e inclusão quando realizado de forma consciente e sustentável. As tendências mundiais indicam uma segmentação de mercados cada vez mais específica, não no sentido limitador, mas pelo contrário, buscando uma participação cada vez expressiva de grupos minoritários que até então não eram inclusos nesse mercado. Este é o exemplo da comunidade LGBT, cuja visibilidade aumenta gradativamente com a criação de políticas públicas e projeção midiática, proporcionando às pessoas de orientação sexual não heterossexual a possibilidade de viver sua sexualidade de forma mais aberta e inclusiva. O segmento de turismo GLS aumenta exponencialmente a cada ano, mas ainda carece de muito preparo para bem atender a seu público consumidor. O presente artigo apresenta um resumo das principais fontes de pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema, bem como os resultados obtidos através de um levantamento in loco na região norte do Paraná, para identificar as características desta população a respeito da participação em eventos turísticos GLS.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1859
10.14210/rtva.v13n1.p81-95
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1859
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v13n1.p81-95
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1859/1866
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 1 (2011); 81-95
Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 1 (2011); 81-95
Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 1 (2011); 81-95
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v13i1
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045019901263872