El uso de la lengua española por brasileños en conversaciones telefónicas en el ámbito laboral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29359 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da análise de ligações telefónicas em espanhol de telefonistas brasileiros de uma central de atendimento ao cliente de uma empresa de seguro viagem na cidade de São Paulo – Brasil, baseada na teoria de Análise de Erros (Corder, 1977, Durão, 2004, Fernández, 1997 y Gargallo, 1993). Foi escolhido de maneira aleatória quatorze conversações reais resultantes do trabalho cotidiano de sete profissionais. Considerando o fato que o idioma espanhol e o português do Brasil, línguas irmãs e tão próximas, pode provocar interferências na comunicação, realizamos o análise com o propósito de identificar quais são os erros encontrados nas ligações, que dificuldades enfrentam ao falar espanhol, como as solucionam e quanto o idioma materno participa na conversação em espanhol. Como forma de definir o grupo de participantes, nos detivemos primeiramente em conhecer a relação dos telefonistas com o idioma: aprendizado, crenças e consciência de suas debilidades. Em seguida, realizamos a análise dos erros encontrados nas gravações, pontuando-as e classificando-as, e posteriormente discutimos sobre as dificuldades desses profissionais e a presença do idioma materno na comunicação. Para a discussão nos baseamos nos conceitos da teoria de Análise de Erros e Interlengua. O propósito deste estudo foi de analisar a produção oral no âmbito profissional, ampliar as discussões sobre o tema e oferecer ferramentas para a reflexão teórica para a elaboração de cursos e materiais que considerem a interação, e a exposição a elementos reais em aula, preparando o aluno, profissional de hoje ou de amanhã, para a comunicação fora das classes de idioma |
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Abdalla, Gloria CortésLorente, Otávio Gallego2022-10-25T21:01:00Z2022-10-25T21:01:00Z2014-03-31Lorente, Otávio Gallego. El uso de la lengua española por brasileños en conversaciones telefónicas en el ámbito laboral. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29359O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da análise de ligações telefónicas em espanhol de telefonistas brasileiros de uma central de atendimento ao cliente de uma empresa de seguro viagem na cidade de São Paulo – Brasil, baseada na teoria de Análise de Erros (Corder, 1977, Durão, 2004, Fernández, 1997 y Gargallo, 1993). Foi escolhido de maneira aleatória quatorze conversações reais resultantes do trabalho cotidiano de sete profissionais. Considerando o fato que o idioma espanhol e o português do Brasil, línguas irmãs e tão próximas, pode provocar interferências na comunicação, realizamos o análise com o propósito de identificar quais são os erros encontrados nas ligações, que dificuldades enfrentam ao falar espanhol, como as solucionam e quanto o idioma materno participa na conversação em espanhol. Como forma de definir o grupo de participantes, nos detivemos primeiramente em conhecer a relação dos telefonistas com o idioma: aprendizado, crenças e consciência de suas debilidades. Em seguida, realizamos a análise dos erros encontrados nas gravações, pontuando-as e classificando-as, e posteriormente discutimos sobre as dificuldades desses profissionais e a presença do idioma materno na comunicação. Para a discussão nos baseamos nos conceitos da teoria de Análise de Erros e Interlengua. O propósito deste estudo foi de analisar a produção oral no âmbito profissional, ampliar as discussões sobre o tema e oferecer ferramentas para a reflexão teórica para a elaboração de cursos e materiais que considerem a interação, e a exposição a elementos reais em aula, preparando o aluno, profissional de hoje ou de amanhã, para a comunicação fora das classes de idiomaEl presente trabajo tiene por objetivo presentar los resultados del análisis de llamadas telefónicas en español de telefonistas brasileños de una central de atención de seguro viaje en Sao Paulo – Brasil, con base en el Análisis de Errores (Corder, 1977, Durão, 2004, Fernández, 1997 y Gargallo, 1993). Fueron elegidas de manera aleatoria catorce conversaciones reales resultantes de la labor cotidiana de siete profesionales. Considerando el hecho de que el español y el portugués brasileño, lenguas hermanas y tan próximas, pueda provocar interferencias en la comunicación, realizamos el análisis con el propósito de identificar cuáles son los errores encontrados en las conversaciones, cuáles son las dificultades de los telefonistas al momento de hablar español, cómo las solucionan y cuánto el idioma materno juega en la conversación en español. Como forma de definir al grupo de participantes nos detuvimos primeramente en conocer su relación hacia el idioma: acercamiento, creencias y conciencia de sus debilidades. Enseguida, realizamos el análisis de los errores encontrados en las llamadas, puntuándolos y clasificándolos, para luego discutir sobre sus dificultades y la presencia de la lengua materna en la comunicación, basándonos en los conceptos de la teoría de Análisis de Errores e Interlengua. El propósito de este estudio ha sido el de analizar la producción oral en el entorno empresarial como forma de ampliar las discusiones sobre ese tema y ofrecer herramientas para la reflexión teórica para la elaboración de cursos y materiales que consideren la interacción, y la exposición a elementos reales en el aula preparando al aprendiente, profesional de hoy o de mañana, para la comunicación fuera de las clases de idiomaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em O Ensino de Espanhol para BrasileirosPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASAnálise de errosLigação telefônicaEspanholInterlenguaConversaçãoMercado de trabalhoPortuguês (brasileiro)PortunholTelefonistasAnálisis de erroresConversación telefónicaEspañolInter lenguallamadasMercado laboralPortugués (brasileño)PortuñolTelefonistasEl uso de la lengua española por brasileños en conversaciones telefónicas en el ámbito laboralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALOtávio Gallego Lorente.pdfapplication/pdf1123820https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29359/1/Ot%c3%a1vio%20Gallego%20Lorente.pdfe92df00fd5ccfa5019f84dd937f536e2MD51TEXTOtávio Gallego Lorente.pdf.txtOtávio Gallego Lorente.pdf.txtExtracted texttext/plain172091https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29359/2/Ot%c3%a1vio%20Gallego%20Lorente.pdf.txt2e7502112bc7743b89bef4a38b85515bMD52THUMBNAILOtávio Gallego Lorente.pdf.jpgOtávio Gallego Lorente.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29359/3/Ot%c3%a1vio%20Gallego%20Lorente.pdf.jpg8d545257474c9fa25ed8f2b11396ef6dMD53handle/293592023-03-02 10:59:31.975oai:repositorio.pucsp.br:handle/29359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-02T13:59:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da análise de ligações telefónicas em espanhol de telefonistas brasileiros de uma central de atendimento ao cliente de uma empresa de seguro viagem na cidade de São Paulo – Brasil, baseada na teoria de Análise de Erros (Corder, 1977, Durão, 2004, Fernández, 1997 y Gargallo, 1993). Foi escolhido de maneira aleatória quatorze conversações reais resultantes do trabalho cotidiano de sete profissionais. Considerando o fato que o idioma espanhol e o português do Brasil, línguas irmãs e tão próximas, pode provocar interferências na comunicação, realizamos o análise com o propósito de identificar quais são os erros encontrados nas ligações, que dificuldades enfrentam ao falar espanhol, como as solucionam e quanto o idioma materno participa na conversação em espanhol. Como forma de definir o grupo de participantes, nos detivemos primeiramente em conhecer a relação dos telefonistas com o idioma: aprendizado, crenças e consciência de suas debilidades. Em seguida, realizamos a análise dos erros encontrados nas gravações, pontuando-as e classificando-as, e posteriormente discutimos sobre as dificuldades desses profissionais e a presença do idioma materno na comunicação. Para a discussão nos baseamos nos conceitos da teoria de Análise de Erros e Interlengua. O propósito deste estudo foi de analisar a produção oral no âmbito profissional, ampliar as discussões sobre o tema e oferecer ferramentas para a reflexão teórica para a elaboração de cursos e materiais que considerem a interação, e a exposição a elementos reais em aula, preparando o aluno, profissional de hoje ou de amanhã, para a comunicação fora das classes de idioma |
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