A aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, David Antonio da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10842
Resumo: This thesis analyzes the history of a school knowledge: the arithmetic in the Brazilian primary school. In specific, it discusses the transformations occurred with the teaching of the concept of number in the period 1890-1946. This temporal delimitation considers the time frame of the installation of school groups in Sao Paulo, going to the enactment of the Organic Law of Primary Education. The research takes as privileged sources the textbooks. The theoretical and methodological instrumental framework is rooted in cultural studies, in particular, in the field of History of School Subjects, described by André Chervel. The results of the study point to the changes with the arithmetic of primary education, and with the teaching of the concept of number, from the influences of Psychology in Education
id PUC_SP-1_31447e782700835f5875c1763b199f3b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10842
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ag Almouloud, Saddohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753726D3#DadosPessoaisCosta, David Antonio da2016-04-27T16:57:02Z2010-12-022010-06-18Costa, David Antonio da. A aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946. 2010. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10842This thesis analyzes the history of a school knowledge: the arithmetic in the Brazilian primary school. In specific, it discusses the transformations occurred with the teaching of the concept of number in the period 1890-1946. This temporal delimitation considers the time frame of the installation of school groups in Sao Paulo, going to the enactment of the Organic Law of Primary Education. The research takes as privileged sources the textbooks. The theoretical and methodological instrumental framework is rooted in cultural studies, in particular, in the field of History of School Subjects, described by André Chervel. The results of the study point to the changes with the arithmetic of primary education, and with the teaching of the concept of number, from the influences of Psychology in EducationEsta tese analisa a trajetória de um saber escolar: a Aritmética no curso primário brasileiro. Em específico, trata das transformações ocorridas com o ensino do conceito de número no período 1890-1946. Essa delimitação temporal considera o marco da instalação dos grupos escolares em São Paulo, indo à promulgação da Lei Orgânica do Ensino Primário. A investigação toma como fontes privilegiadas de pesquisa os livros didáticos. O instrumental teórico-metodológico utilizado tem origem nos estudos culturais, em particular, no campo da História das Disciplinas Escolares, inaugurado por André Chervel. Os resultados do trabalho apontam para as transformações ocorridas com a aritmética do ensino primário, e com o ensino do conceito de número, a partir das influências da Psicologia na EducaçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23735/David%20Antonio%20da%20Costa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEnsino primárioLivro didáticoAritméticaEducação matemáticaElementary educationTextbookArithmeticsMathematics educationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDavid Antonio da Costa.pdf.txtDavid Antonio da Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain600421https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10842/3/David%20Antonio%20da%20Costa.pdf.txtadc0d985faab076bbd50657ed062b4e1MD53ORIGINALDavid Antonio da Costa.pdfapplication/pdf2686779https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10842/1/David%20Antonio%20da%20Costa.pdfbbee7a009c55b69262b352babe87e6eeMD51THUMBNAILDavid Antonio da Costa.pdf.jpgDavid Antonio da Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3695https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10842/2/David%20Antonio%20da%20Costa.pdf.jpgb251707fa090a14f1834c7c26ebd300cMD52handle/108422022-04-28 06:39:17.288oai:repositorio.pucsp.br:handle/10842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T09:39:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946
title A aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946
spellingShingle A aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946
Costa, David Antonio da
Ensino primário
Livro didático
Aritmética
Educação matemática
Elementary education
Textbook
Arithmetics
Mathematics education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946
title_full A aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946
title_fullStr A aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946
title_full_unstemmed A aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946
title_sort A aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946
author Costa, David Antonio da
author_facet Costa, David Antonio da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ag Almouloud, Saddo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753726D3#DadosPessoais
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, David Antonio da
contributor_str_mv Ag Almouloud, Saddo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino primário
Livro didático
Aritmética
Educação matemática
topic Ensino primário
Livro didático
Aritmética
Educação matemática
Elementary education
Textbook
Arithmetics
Mathematics education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Elementary education
Textbook
Arithmetics
Mathematics education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This thesis analyzes the history of a school knowledge: the arithmetic in the Brazilian primary school. In specific, it discusses the transformations occurred with the teaching of the concept of number in the period 1890-1946. This temporal delimitation considers the time frame of the installation of school groups in Sao Paulo, going to the enactment of the Organic Law of Primary Education. The research takes as privileged sources the textbooks. The theoretical and methodological instrumental framework is rooted in cultural studies, in particular, in the field of History of School Subjects, described by André Chervel. The results of the study point to the changes with the arithmetic of primary education, and with the teaching of the concept of number, from the influences of Psychology in Education
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-12-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Costa, David Antonio da. A aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946. 2010. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10842
identifier_str_mv Costa, David Antonio da. A aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946. 2010. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10842/3/David%20Antonio%20da%20Costa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10842/1/David%20Antonio%20da%20Costa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10842/2/David%20Antonio%20da%20Costa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv adc0d985faab076bbd50657ed062b4e1
bbee7a009c55b69262b352babe87e6ee
b251707fa090a14f1834c7c26ebd300c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277779031621632