Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29910 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo a análise de três livros didáticos do 4º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de observarmos como tais livros vêm apresentando o conceito números fracionários. Para o desenvolvimento dessas análises, consideramos as concepções definidas por Silva (2005), com base em Lesh e outros (1992), por entendermos que os números fracionários são sistematizados por meio de ideias distintas, havendo, portanto, a necessidade de relacioná-las, para uma compreensão mais efetiva de tais números. Embora pretendêssemos observar as relações entre as concepções parte-todo, quociente, medida, razão e operador, concluímos que os livros analisados deixaram a desejar quanto às abordagens dos números e suas concepções, inclusive, desconsiderando algumas delas. Indiscutivelmente, ficou evidente a predileção por atividades que privilegiam a relação parte-todo, concepção tão discutida pela comunidade científica, quanto a sua eficiência. Em nossas análises, também investigamos quais registros de representação semiótica foram usados em relação aos números fracionários, respaldando-nos no referencial teórico de Raymond Duval, por crermos que a mobilização desses registros seja essencial na construção de um conhecimento matemático. Ainda que todos os livros tenham abordado os registros que consideramos pertinentes à faixa etária escolhida e ao conceito estudado, tais livros apresentaram-se deficitários quanto ao tratamento de registro, importante transformação de representação, por facilitar o desenvolvimento na apreensão do conceito. Assim, como conclusão, apontamos a necessidade de constantes análises e avaliações de livros didáticos, por acreditarmos que esses materiais têm grande influência na rotina dos professores, bem como na dos alunos, sendo, assim, uma das fontes responsáveis pelo processo de ensino e de aprendizagem e de seus respectivos resultados |
id |
PUC_SP-1_316591daa44a391781545e076434b7d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29910 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maria José Ferreira daDias, Monique Lopes dos Santos2022-11-11T21:28:50Z2022-11-11T21:28:50Z2013-10-29Dias, Monique Lopes dos Santos. Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29910O presente trabalho teve como objetivo a análise de três livros didáticos do 4º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de observarmos como tais livros vêm apresentando o conceito números fracionários. Para o desenvolvimento dessas análises, consideramos as concepções definidas por Silva (2005), com base em Lesh e outros (1992), por entendermos que os números fracionários são sistematizados por meio de ideias distintas, havendo, portanto, a necessidade de relacioná-las, para uma compreensão mais efetiva de tais números. Embora pretendêssemos observar as relações entre as concepções parte-todo, quociente, medida, razão e operador, concluímos que os livros analisados deixaram a desejar quanto às abordagens dos números e suas concepções, inclusive, desconsiderando algumas delas. Indiscutivelmente, ficou evidente a predileção por atividades que privilegiam a relação parte-todo, concepção tão discutida pela comunidade científica, quanto a sua eficiência. Em nossas análises, também investigamos quais registros de representação semiótica foram usados em relação aos números fracionários, respaldando-nos no referencial teórico de Raymond Duval, por crermos que a mobilização desses registros seja essencial na construção de um conhecimento matemático. Ainda que todos os livros tenham abordado os registros que consideramos pertinentes à faixa etária escolhida e ao conceito estudado, tais livros apresentaram-se deficitários quanto ao tratamento de registro, importante transformação de representação, por facilitar o desenvolvimento na apreensão do conceito. Assim, como conclusão, apontamos a necessidade de constantes análises e avaliações de livros didáticos, por acreditarmos que esses materiais têm grande influência na rotina dos professores, bem como na dos alunos, sendo, assim, uma das fontes responsáveis pelo processo de ensino e de aprendizagem e de seus respectivos resultadosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALivro didáticoNúmeros fracionáriosConcepçõesRegistrosOs números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMONIQUE LOPES DOS SANTOS DIAS.pdfapplication/pdf2677744https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29910/1/MONIQUE%20LOPES%20DOS%20SANTOS%20DIAS.pdfc088720097454cd38bdb797d00bb33b8MD51TEXTMONIQUE LOPES DOS SANTOS DIAS.pdf.txtMONIQUE LOPES DOS SANTOS DIAS.pdf.txtExtracted texttext/plain158018https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29910/2/MONIQUE%20LOPES%20DOS%20SANTOS%20DIAS.pdf.txtd8fe7ffff8e361a4e321fa59b634ce1fMD52THUMBNAILMONIQUE LOPES DOS SANTOS DIAS.pdf.jpgMONIQUE LOPES DOS SANTOS DIAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29910/3/MONIQUE%20LOPES%20DOS%20SANTOS%20DIAS.pdf.jpg32d2140ee192afe6545b5114d5a36800MD53handle/299102022-11-12 01:06:18.984oai:repositorio.pucsp.br:handle/29910Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-12T04:06:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas |
title |
Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas |
spellingShingle |
Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas Dias, Monique Lopes dos Santos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Livro didático Números fracionários Concepções Registros |
title_short |
Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas |
title_full |
Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas |
title_fullStr |
Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas |
title_full_unstemmed |
Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas |
title_sort |
Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas |
author |
Dias, Monique Lopes dos Santos |
author_facet |
Dias, Monique Lopes dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Maria José Ferreira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Monique Lopes dos Santos |
contributor_str_mv |
Silva, Maria José Ferreira da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Livro didático Números fracionários Concepções Registros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Números fracionários Concepções Registros |
description |
O presente trabalho teve como objetivo a análise de três livros didáticos do 4º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de observarmos como tais livros vêm apresentando o conceito números fracionários. Para o desenvolvimento dessas análises, consideramos as concepções definidas por Silva (2005), com base em Lesh e outros (1992), por entendermos que os números fracionários são sistematizados por meio de ideias distintas, havendo, portanto, a necessidade de relacioná-las, para uma compreensão mais efetiva de tais números. Embora pretendêssemos observar as relações entre as concepções parte-todo, quociente, medida, razão e operador, concluímos que os livros analisados deixaram a desejar quanto às abordagens dos números e suas concepções, inclusive, desconsiderando algumas delas. Indiscutivelmente, ficou evidente a predileção por atividades que privilegiam a relação parte-todo, concepção tão discutida pela comunidade científica, quanto a sua eficiência. Em nossas análises, também investigamos quais registros de representação semiótica foram usados em relação aos números fracionários, respaldando-nos no referencial teórico de Raymond Duval, por crermos que a mobilização desses registros seja essencial na construção de um conhecimento matemático. Ainda que todos os livros tenham abordado os registros que consideramos pertinentes à faixa etária escolhida e ao conceito estudado, tais livros apresentaram-se deficitários quanto ao tratamento de registro, importante transformação de representação, por facilitar o desenvolvimento na apreensão do conceito. Assim, como conclusão, apontamos a necessidade de constantes análises e avaliações de livros didáticos, por acreditarmos que esses materiais têm grande influência na rotina dos professores, bem como na dos alunos, sendo, assim, uma das fontes responsáveis pelo processo de ensino e de aprendizagem e de seus respectivos resultados |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-11T21:28:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-11T21:28:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Dias, Monique Lopes dos Santos. Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29910 |
identifier_str_mv |
Dias, Monique Lopes dos Santos. Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29910/1/MONIQUE%20LOPES%20DOS%20SANTOS%20DIAS.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29910/2/MONIQUE%20LOPES%20DOS%20SANTOS%20DIAS.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29910/3/MONIQUE%20LOPES%20DOS%20SANTOS%20DIAS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c088720097454cd38bdb797d00bb33b8 d8fe7ffff8e361a4e321fa59b634ce1f 32d2140ee192afe6545b5114d5a36800 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278006890332160 |