Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Monique Lopes dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29910
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a análise de três livros didáticos do 4º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de observarmos como tais livros vêm apresentando o conceito números fracionários. Para o desenvolvimento dessas análises, consideramos as concepções definidas por Silva (2005), com base em Lesh e outros (1992), por entendermos que os números fracionários são sistematizados por meio de ideias distintas, havendo, portanto, a necessidade de relacioná-las, para uma compreensão mais efetiva de tais números. Embora pretendêssemos observar as relações entre as concepções parte-todo, quociente, medida, razão e operador, concluímos que os livros analisados deixaram a desejar quanto às abordagens dos números e suas concepções, inclusive, desconsiderando algumas delas. Indiscutivelmente, ficou evidente a predileção por atividades que privilegiam a relação parte-todo, concepção tão discutida pela comunidade científica, quanto a sua eficiência. Em nossas análises, também investigamos quais registros de representação semiótica foram usados em relação aos números fracionários, respaldando-nos no referencial teórico de Raymond Duval, por crermos que a mobilização desses registros seja essencial na construção de um conhecimento matemático. Ainda que todos os livros tenham abordado os registros que consideramos pertinentes à faixa etária escolhida e ao conceito estudado, tais livros apresentaram-se deficitários quanto ao tratamento de registro, importante transformação de representação, por facilitar o desenvolvimento na apreensão do conceito. Assim, como conclusão, apontamos a necessidade de constantes análises e avaliações de livros didáticos, por acreditarmos que esses materiais têm grande influência na rotina dos professores, bem como na dos alunos, sendo, assim, uma das fontes responsáveis pelo processo de ensino e de aprendizagem e de seus respectivos resultados
id PUC_SP-1_316591daa44a391781545e076434b7d2
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29910
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Maria José Ferreira daDias, Monique Lopes dos Santos2022-11-11T21:28:50Z2022-11-11T21:28:50Z2013-10-29Dias, Monique Lopes dos Santos. Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29910O presente trabalho teve como objetivo a análise de três livros didáticos do 4º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de observarmos como tais livros vêm apresentando o conceito números fracionários. Para o desenvolvimento dessas análises, consideramos as concepções definidas por Silva (2005), com base em Lesh e outros (1992), por entendermos que os números fracionários são sistematizados por meio de ideias distintas, havendo, portanto, a necessidade de relacioná-las, para uma compreensão mais efetiva de tais números. Embora pretendêssemos observar as relações entre as concepções parte-todo, quociente, medida, razão e operador, concluímos que os livros analisados deixaram a desejar quanto às abordagens dos números e suas concepções, inclusive, desconsiderando algumas delas. Indiscutivelmente, ficou evidente a predileção por atividades que privilegiam a relação parte-todo, concepção tão discutida pela comunidade científica, quanto a sua eficiência. Em nossas análises, também investigamos quais registros de representação semiótica foram usados em relação aos números fracionários, respaldando-nos no referencial teórico de Raymond Duval, por crermos que a mobilização desses registros seja essencial na construção de um conhecimento matemático. Ainda que todos os livros tenham abordado os registros que consideramos pertinentes à faixa etária escolhida e ao conceito estudado, tais livros apresentaram-se deficitários quanto ao tratamento de registro, importante transformação de representação, por facilitar o desenvolvimento na apreensão do conceito. Assim, como conclusão, apontamos a necessidade de constantes análises e avaliações de livros didáticos, por acreditarmos que esses materiais têm grande influência na rotina dos professores, bem como na dos alunos, sendo, assim, uma das fontes responsáveis pelo processo de ensino e de aprendizagem e de seus respectivos resultadosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALivro didáticoNúmeros fracionáriosConcepçõesRegistrosOs números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMONIQUE LOPES DOS SANTOS DIAS.pdfapplication/pdf2677744https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29910/1/MONIQUE%20LOPES%20DOS%20SANTOS%20DIAS.pdfc088720097454cd38bdb797d00bb33b8MD51TEXTMONIQUE LOPES DOS SANTOS DIAS.pdf.txtMONIQUE LOPES DOS SANTOS DIAS.pdf.txtExtracted texttext/plain158018https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29910/2/MONIQUE%20LOPES%20DOS%20SANTOS%20DIAS.pdf.txtd8fe7ffff8e361a4e321fa59b634ce1fMD52THUMBNAILMONIQUE LOPES DOS SANTOS DIAS.pdf.jpgMONIQUE LOPES DOS SANTOS DIAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29910/3/MONIQUE%20LOPES%20DOS%20SANTOS%20DIAS.pdf.jpg32d2140ee192afe6545b5114d5a36800MD53handle/299102022-11-12 01:06:18.984oai:repositorio.pucsp.br:handle/29910Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-12T04:06:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas
title Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas
spellingShingle Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas
Dias, Monique Lopes dos Santos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Livro didático
Números fracionários
Concepções
Registros
title_short Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas
title_full Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas
title_fullStr Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas
title_full_unstemmed Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas
title_sort Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas
author Dias, Monique Lopes dos Santos
author_facet Dias, Monique Lopes dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Monique Lopes dos Santos
contributor_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Livro didático
Números fracionários
Concepções
Registros
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Números fracionários
Concepções
Registros
description O presente trabalho teve como objetivo a análise de três livros didáticos do 4º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de observarmos como tais livros vêm apresentando o conceito números fracionários. Para o desenvolvimento dessas análises, consideramos as concepções definidas por Silva (2005), com base em Lesh e outros (1992), por entendermos que os números fracionários são sistematizados por meio de ideias distintas, havendo, portanto, a necessidade de relacioná-las, para uma compreensão mais efetiva de tais números. Embora pretendêssemos observar as relações entre as concepções parte-todo, quociente, medida, razão e operador, concluímos que os livros analisados deixaram a desejar quanto às abordagens dos números e suas concepções, inclusive, desconsiderando algumas delas. Indiscutivelmente, ficou evidente a predileção por atividades que privilegiam a relação parte-todo, concepção tão discutida pela comunidade científica, quanto a sua eficiência. Em nossas análises, também investigamos quais registros de representação semiótica foram usados em relação aos números fracionários, respaldando-nos no referencial teórico de Raymond Duval, por crermos que a mobilização desses registros seja essencial na construção de um conhecimento matemático. Ainda que todos os livros tenham abordado os registros que consideramos pertinentes à faixa etária escolhida e ao conceito estudado, tais livros apresentaram-se deficitários quanto ao tratamento de registro, importante transformação de representação, por facilitar o desenvolvimento na apreensão do conceito. Assim, como conclusão, apontamos a necessidade de constantes análises e avaliações de livros didáticos, por acreditarmos que esses materiais têm grande influência na rotina dos professores, bem como na dos alunos, sendo, assim, uma das fontes responsáveis pelo processo de ensino e de aprendizagem e de seus respectivos resultados
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-11T21:28:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-11T21:28:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Dias, Monique Lopes dos Santos. Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29910
identifier_str_mv Dias, Monique Lopes dos Santos. Os números fracionários em livros didáticos de 4º ano e os registros de representações semióticas. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29910/1/MONIQUE%20LOPES%20DOS%20SANTOS%20DIAS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29910/2/MONIQUE%20LOPES%20DOS%20SANTOS%20DIAS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29910/3/MONIQUE%20LOPES%20DOS%20SANTOS%20DIAS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c088720097454cd38bdb797d00bb33b8
d8fe7ffff8e361a4e321fa59b634ce1f
32d2140ee192afe6545b5114d5a36800
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278006890332160