Família acolhedora e apadrinhamento afetivo como fatores de proteção de crianças e adolescentes em situação de acolhimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28658 |
Resumo: | A presente pesquisa pretende investigar como o Direito à Convivência Familiar e Comunitária sob os Programas de Apadrinhamento Afetivo e Acolhimento Familiar atuam como fatores de proteção, diante da necessidade da construção de vínculo afetivo e de figuras de referências às crianças institucionalizadas. A ausência ou insuficiência de cuidados e de proteção verificada nas situações que dão causa ao acolhimento institucional, pressupõe o sofrimento psíquico das crianças e adolescentes. Em razão da condição peculiar, diversos estudos tecem considerações sobre as possíveis consequências do desamparo à luz da Teoria do Apego, no desenvolvimento biopsicossocial das crianças institucionalizadas. Deste modo se faz necessário pensar novas práticas que favoreçam a construção de novos vínculos, em ambiente seguro que propicie a superação ou atenuação da situação de desamparo. Este trabalho se caracteriza como uma revisão sistemática da literatura, com o escopo de levantar e compreender as questões atinentes a construção de vínculo como fator de proteção, indispensáveis ao bom desenvolvimento. Em razão do curto período desde a implementação e o número limitado de experiências de ambos os programas, apenas algumas hipóteses e alguns prognósticos quanto à possibilidade de vinculação e seu potencial de proteção puderam ser apontados. Alguns autores verificaramsua eficiência. Outros autores puderam constatar a indisponibilidade afetiva dos adultos na vinculação. Houve casos em que as motivações conscientes ou inconscientes ocasionaram dificuldades nas relações e a repetição de novas rupturas. A complexidade do tema e a escassez de estudos voltados à implementação dos programas exigem a produção de estudos relacionados à compreensão das questões referentes às crianças e as figuras de referência, no âmbito dos programas de políticas públicas |
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