O narrador errante e paródico em Caim, de José Saramago

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petersen, Paula Karina Verago
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35316
Resumo: O objetivo desta monografia é o de analisar a presença do narrador no romance Caim, de Saramago, a partir do diálogo que estabelece com o narrador do episódio bíblico de Caim, que serviu de matriz para esta nova versão. A análise comparativa demonstrou que o elo comum entre ambas as narrativas – o Caim bíblico e o de Saramago – é o sinal de errância que, imposto por Deus e assumido por Caim, dissemina-se por todos os planos do romance de Saramago, atingindo o narrador, os personagens e os planos discursivos de narrativas dentro de outras, numa estrutura em abismo. Por outro lado, é a paródia o outro elemento que irá desconstruir o relato bíblico por meio da inversão, na medida em que, além de trazer para o texto um Caim questionador dos imperativos divinos, rebaixa Deus à posição de ser humano, repleto de falhas e dúvidas. No nível da microestrutura, a paródia se dá tanto por paralelismo, quanto por inversão. No primeiro caso, Saramago dá continuidade à errância presente na narrativa bíblica, porém, de forma amplificada: em primeiro lugar, Caim materializa sua errância viajando no tempo e no espaço pelas mãos no narrador; além disso, o próprio narrador é errante, deslizando pelos espaços narrativos e cedendo sua voz aos personagens da obra. No segundo caso, é a inversão que conduz a interpretação paródica da narrativa bíblica de Caim na medida em que o narrador rebaixa pelo riso e pela irreverência profana a seriedade sagrada do texto original e a onisciência de um narrador participante do plano da divindade. Desta forma, o romance, ao inserir no discurso um narrador errante, convida o leitor a realizar um exercício de crítica e auto-crítica, que lhe oferece uma nova forma de pensar o mundo em que vive
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