O narrador errante e paródico em Caim, de José Saramago
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35316 |
Resumo: | O objetivo desta monografia é o de analisar a presença do narrador no romance Caim, de Saramago, a partir do diálogo que estabelece com o narrador do episódio bíblico de Caim, que serviu de matriz para esta nova versão. A análise comparativa demonstrou que o elo comum entre ambas as narrativas – o Caim bíblico e o de Saramago – é o sinal de errância que, imposto por Deus e assumido por Caim, dissemina-se por todos os planos do romance de Saramago, atingindo o narrador, os personagens e os planos discursivos de narrativas dentro de outras, numa estrutura em abismo. Por outro lado, é a paródia o outro elemento que irá desconstruir o relato bíblico por meio da inversão, na medida em que, além de trazer para o texto um Caim questionador dos imperativos divinos, rebaixa Deus à posição de ser humano, repleto de falhas e dúvidas. No nível da microestrutura, a paródia se dá tanto por paralelismo, quanto por inversão. No primeiro caso, Saramago dá continuidade à errância presente na narrativa bíblica, porém, de forma amplificada: em primeiro lugar, Caim materializa sua errância viajando no tempo e no espaço pelas mãos no narrador; além disso, o próprio narrador é errante, deslizando pelos espaços narrativos e cedendo sua voz aos personagens da obra. No segundo caso, é a inversão que conduz a interpretação paródica da narrativa bíblica de Caim na medida em que o narrador rebaixa pelo riso e pela irreverência profana a seriedade sagrada do texto original e a onisciência de um narrador participante do plano da divindade. Desta forma, o romance, ao inserir no discurso um narrador errante, convida o leitor a realizar um exercício de crítica e auto-crítica, que lhe oferece uma nova forma de pensar o mundo em que vive |
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Oliveira, Maria Rosa Duarte dePetersen, Paula Karina Verago2023-07-05T19:42:32Z2023-07-05T19:42:32Z2013-02-19Petersen, Paula Karina Verago. O narrador errante e paródico em Caim, de José Saramago. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35316O objetivo desta monografia é o de analisar a presença do narrador no romance Caim, de Saramago, a partir do diálogo que estabelece com o narrador do episódio bíblico de Caim, que serviu de matriz para esta nova versão. A análise comparativa demonstrou que o elo comum entre ambas as narrativas – o Caim bíblico e o de Saramago – é o sinal de errância que, imposto por Deus e assumido por Caim, dissemina-se por todos os planos do romance de Saramago, atingindo o narrador, os personagens e os planos discursivos de narrativas dentro de outras, numa estrutura em abismo. Por outro lado, é a paródia o outro elemento que irá desconstruir o relato bíblico por meio da inversão, na medida em que, além de trazer para o texto um Caim questionador dos imperativos divinos, rebaixa Deus à posição de ser humano, repleto de falhas e dúvidas. No nível da microestrutura, a paródia se dá tanto por paralelismo, quanto por inversão. No primeiro caso, Saramago dá continuidade à errância presente na narrativa bíblica, porém, de forma amplificada: em primeiro lugar, Caim materializa sua errância viajando no tempo e no espaço pelas mãos no narrador; além disso, o próprio narrador é errante, deslizando pelos espaços narrativos e cedendo sua voz aos personagens da obra. No segundo caso, é a inversão que conduz a interpretação paródica da narrativa bíblica de Caim na medida em que o narrador rebaixa pelo riso e pela irreverência profana a seriedade sagrada do texto original e a onisciência de um narrador participante do plano da divindade. Desta forma, o romance, ao inserir no discurso um narrador errante, convida o leitor a realizar um exercício de crítica e auto-crítica, que lhe oferece uma nova forma de pensar o mundo em que viveporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em LiteraturaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADAJosé SaramagoCaimNarradorErrânciaParódiaO narrador errante e paródico em Caim, de José Saramagoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALPAULA KARINA VERAGO PETERSEN.pdfapplication/pdf377271https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35316/1/PAULA%20KARINA%20VERAGO%20PETERSEN.pdf56c69518509da918aad12eb1b8034556MD51TEXTPAULA KARINA VERAGO PETERSEN.pdf.txtPAULA KARINA VERAGO PETERSEN.pdf.txtExtracted texttext/plain121719https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35316/2/PAULA%20KARINA%20VERAGO%20PETERSEN.pdf.txtbcc1a3f76c89dd099f2430b64c83bb79MD52THUMBNAILPAULA KARINA VERAGO PETERSEN.pdf.jpgPAULA KARINA VERAGO PETERSEN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35316/3/PAULA%20KARINA%20VERAGO%20PETERSEN.pdf.jpgdb928e0fe66fc1f7010514a18a69f763MD53handle/353162023-07-06 01:35:01.29oai:repositorio.pucsp.br:handle/35316Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:35:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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