As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10951 |
Resumo: | This research aimed to investigate whether and how eighth-grade middle school students who have difficulty in solving mathematical operations with natural numbers deepen their knowledge in this field when they have the opportunity to work with technological tools that are not frequently used in classroom. Data collection was based on twelve semi-structured interviews, which were done according to André (2008) concept of study of case. The students conceptions about solving mathematical operations with natural numbers were analyzed based mainly on the APOS theory. It was concluded that by introducing technological tools that are not frequently used in classroom, such as abacus and printing calculator, the students were allowed to deepen their knowledge about natural numbers and, consequently, reframe their conceptions about it |
id |
PUC_SP-1_33e180dff9bc8fcc0fd33d304e545100 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10951 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Silvia Dias Alcântarahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4291252D6Soares, Natália Coelho2016-04-27T16:57:23Z2013-04-162012-12-10Soares, Natália Coelho. As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10951This research aimed to investigate whether and how eighth-grade middle school students who have difficulty in solving mathematical operations with natural numbers deepen their knowledge in this field when they have the opportunity to work with technological tools that are not frequently used in classroom. Data collection was based on twelve semi-structured interviews, which were done according to André (2008) concept of study of case. The students conceptions about solving mathematical operations with natural numbers were analyzed based mainly on the APOS theory. It was concluded that by introducing technological tools that are not frequently used in classroom, such as abacus and printing calculator, the students were allowed to deepen their knowledge about natural numbers and, consequently, reframe their conceptions about itEste trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado que teve o objetivo de investigar se e como, alunos do 8º ano do ensino fundamental, que apresentam dificuldades na resolução de atividades matemáticas que envolvem operações com os números naturais, aprofundam seus conhecimentos, quando lhes é dada a oportunidade do uso de tecnologias não usuais em sala de aula. Para a coleta de dados, foram realizadas doze entrevistas semiestruturadas que caracterizaram o estudo de caso, conforme definido por André (2008). As análises das concepções construídas pelos sujeitos basearam-se sobretudo na teoria APOS. Concluiu-se que a introdução das tecnologias não usuais, como o ábaco e, principalmente, a calculadora com impressora possibilitaram o aprofundamento e a consequente ressignificação das concepções dos sujeitos sobre as operações dos números naturaisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24137/Natalia%20Coelho%20Soares.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoOperações com números naturaisAluno em dificuldade de 8º ano do EFCalculadora com impressoraOperations with natural numbers8th-grade middle school student facing difficulties at schoolPrinting calculatorCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAs operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTNatalia Coelho Soares.pdf.txtNatalia Coelho Soares.pdf.txtExtracted texttext/plain190376https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10951/3/Natalia%20Coelho%20Soares.pdf.txt913c7777d689d0f74c3d883c1db672dfMD53ORIGINALNatalia Coelho Soares.pdfapplication/pdf1911222https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10951/1/Natalia%20Coelho%20Soares.pdf49a1ece22c9ff2a82a16d9ff71201d25MD51THUMBNAILNatalia Coelho Soares.pdf.jpgNatalia Coelho Soares.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10951/2/Natalia%20Coelho%20Soares.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/109512022-04-27 13:03:40.304oai:repositorio.pucsp.br:handle/10951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:03:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental |
title |
As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental Soares, Natália Coelho Operações com números naturais Aluno em dificuldade de 8º ano do EF Calculadora com impressora Operations with natural numbers 8th-grade middle school student facing difficulties at school Printing calculator CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental |
title_full |
As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental |
author |
Soares, Natália Coelho |
author_facet |
Soares, Natália Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Silvia Dias Alcântara |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4291252D6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Natália Coelho |
contributor_str_mv |
Machado, Silvia Dias Alcântara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Operações com números naturais Aluno em dificuldade de 8º ano do EF Calculadora com impressora |
topic |
Operações com números naturais Aluno em dificuldade de 8º ano do EF Calculadora com impressora Operations with natural numbers 8th-grade middle school student facing difficulties at school Printing calculator CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Operations with natural numbers 8th-grade middle school student facing difficulties at school Printing calculator |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This research aimed to investigate whether and how eighth-grade middle school students who have difficulty in solving mathematical operations with natural numbers deepen their knowledge in this field when they have the opportunity to work with technological tools that are not frequently used in classroom. Data collection was based on twelve semi-structured interviews, which were done according to André (2008) concept of study of case. The students conceptions about solving mathematical operations with natural numbers were analyzed based mainly on the APOS theory. It was concluded that by introducing technological tools that are not frequently used in classroom, such as abacus and printing calculator, the students were allowed to deepen their knowledge about natural numbers and, consequently, reframe their conceptions about it |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-10 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-04-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:57:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Soares, Natália Coelho. As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10951 |
identifier_str_mv |
Soares, Natália Coelho. As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10951/3/Natalia%20Coelho%20Soares.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10951/1/Natalia%20Coelho%20Soares.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10951/2/Natalia%20Coelho%20Soares.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
913c7777d689d0f74c3d883c1db672df 49a1ece22c9ff2a82a16d9ff71201d25 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277903042510848 |