As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Natália Coelho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10951
Resumo: This research aimed to investigate whether and how eighth-grade middle school students who have difficulty in solving mathematical operations with natural numbers deepen their knowledge in this field when they have the opportunity to work with technological tools that are not frequently used in classroom. Data collection was based on twelve semi-structured interviews, which were done according to André (2008) concept of study of case. The students conceptions about solving mathematical operations with natural numbers were analyzed based mainly on the APOS theory. It was concluded that by introducing technological tools that are not frequently used in classroom, such as abacus and printing calculator, the students were allowed to deepen their knowledge about natural numbers and, consequently, reframe their conceptions about it
id PUC_SP-1_33e180dff9bc8fcc0fd33d304e545100
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10951
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Machado, Silvia Dias Alcântarahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4291252D6Soares, Natália Coelho2016-04-27T16:57:23Z2013-04-162012-12-10Soares, Natália Coelho. As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10951This research aimed to investigate whether and how eighth-grade middle school students who have difficulty in solving mathematical operations with natural numbers deepen their knowledge in this field when they have the opportunity to work with technological tools that are not frequently used in classroom. Data collection was based on twelve semi-structured interviews, which were done according to André (2008) concept of study of case. The students conceptions about solving mathematical operations with natural numbers were analyzed based mainly on the APOS theory. It was concluded that by introducing technological tools that are not frequently used in classroom, such as abacus and printing calculator, the students were allowed to deepen their knowledge about natural numbers and, consequently, reframe their conceptions about itEste trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado que teve o objetivo de investigar se e como, alunos do 8º ano do ensino fundamental, que apresentam dificuldades na resolução de atividades matemáticas que envolvem operações com os números naturais, aprofundam seus conhecimentos, quando lhes é dada a oportunidade do uso de tecnologias não usuais em sala de aula. Para a coleta de dados, foram realizadas doze entrevistas semiestruturadas que caracterizaram o estudo de caso, conforme definido por André (2008). As análises das concepções construídas pelos sujeitos basearam-se sobretudo na teoria APOS. Concluiu-se que a introdução das tecnologias não usuais, como o ábaco e, principalmente, a calculadora com impressora possibilitaram o aprofundamento e a consequente ressignificação das concepções dos sujeitos sobre as operações dos números naturaisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24137/Natalia%20Coelho%20Soares.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoOperações com números naturaisAluno em dificuldade de 8º ano do EFCalculadora com impressoraOperations with natural numbers8th-grade middle school student facing difficulties at schoolPrinting calculatorCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAs operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTNatalia Coelho Soares.pdf.txtNatalia Coelho Soares.pdf.txtExtracted texttext/plain190376https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10951/3/Natalia%20Coelho%20Soares.pdf.txt913c7777d689d0f74c3d883c1db672dfMD53ORIGINALNatalia Coelho Soares.pdfapplication/pdf1911222https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10951/1/Natalia%20Coelho%20Soares.pdf49a1ece22c9ff2a82a16d9ff71201d25MD51THUMBNAILNatalia Coelho Soares.pdf.jpgNatalia Coelho Soares.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10951/2/Natalia%20Coelho%20Soares.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/109512022-04-27 13:03:40.304oai:repositorio.pucsp.br:handle/10951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:03:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental
title As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental
Soares, Natália Coelho
Operações com números naturais
Aluno em dificuldade de 8º ano do EF
Calculadora com impressora
Operations with natural numbers
8th-grade middle school student facing difficulties at school
Printing calculator
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental
title_full As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental
title_sort As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental
author Soares, Natália Coelho
author_facet Soares, Natália Coelho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4291252D6
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Natália Coelho
contributor_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Operações com números naturais
Aluno em dificuldade de 8º ano do EF
Calculadora com impressora
topic Operações com números naturais
Aluno em dificuldade de 8º ano do EF
Calculadora com impressora
Operations with natural numbers
8th-grade middle school student facing difficulties at school
Printing calculator
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Operations with natural numbers
8th-grade middle school student facing difficulties at school
Printing calculator
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This research aimed to investigate whether and how eighth-grade middle school students who have difficulty in solving mathematical operations with natural numbers deepen their knowledge in this field when they have the opportunity to work with technological tools that are not frequently used in classroom. Data collection was based on twelve semi-structured interviews, which were done according to André (2008) concept of study of case. The students conceptions about solving mathematical operations with natural numbers were analyzed based mainly on the APOS theory. It was concluded that by introducing technological tools that are not frequently used in classroom, such as abacus and printing calculator, the students were allowed to deepen their knowledge about natural numbers and, consequently, reframe their conceptions about it
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-10
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Soares, Natália Coelho. As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10951
identifier_str_mv Soares, Natália Coelho. As operações com números naturais e alunos em dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10951/3/Natalia%20Coelho%20Soares.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10951/1/Natalia%20Coelho%20Soares.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10951/2/Natalia%20Coelho%20Soares.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 913c7777d689d0f74c3d883c1db672df
49a1ece22c9ff2a82a16d9ff71201d25
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277903042510848