A construção de uma teoria freudiana do social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35531 |
Resumo: | O trabalho de monografia buscou um maior conhecimento das questões fundamentais exploradas por Freud em relação aos aspectos sociais. Para tanto foram previamente selecionadas quatro categorias de análise: sobre renúncia e repressão nas obras sociais de Freud, fatores que sustentam os laços sociais, religião e intermediação simbólica. Identificando-as nos textos A moral sexual “cultural” e o nervosismo moderno (1908), Totem e tabu (1913), Psicologia das massas e análise do eu (1921) e O mal estar na civilização (1930), foram observadas ideias e movimentos relativos aos temas, com identificação de conteúdos semelhantes e complementares. Iniciou-se com considerações a respeito do contexto social a qual Freud estava inserido como influência à origem da psicanálise e toda construção de sua obra. Na sequência foram explorados assuntos relacionados às categorias e se chegou às seguintes questões: a dinâmica psíquica - conflito, repressão e retorno do reprimido - como parâmetro para muitos argumentos dos textos estudados; a ideia de repressão e tabu aprofundada com a pesquisa sobre os aborígenes australianos e a identificação de um forte desejo por trás das proibições; o rebaixamento das repressões no contexto de grupo, assim como o conceito de “ideal do Eu”; repressão excessiva dos instintos, com um novo destaque para a pulsão de morte e agressividade. Sobre os fatores que sustentam os laços sociais abordou-se a ideia de que laços libidinais garantem a consideração e tolerância ao outro e o conceito de identificação. O decorrer do trabalho desencadeou a discussão do tema religião, com estudo de sua origem e os fatores por trás de seu estabelecimento. Foi finalizado com o conceito de intermediação simbólica, partindo-se da explicação “histórica” de Darwin |
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