Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16219 |
Resumo: | O método do Teatro do Oprimido propõe pesquisar maneiras de superações de situações de opressão vividas por homens e mulheres e ensaiar, portanto, ações para a articulação de grupos na conquista do cumprimento de seus direitos. O presente estudo buscou compreender as possibilidades do uso do Teatro do Oprimido na construção de um processo educacional dialógico, segundo a perspectiva de Paulo Freire. A pesquisa-ação de referencial teórico-metodológico de Paulo Freire orientou a pesquisa realizada com um grupo de jovens participantes do projeto Protagonistas de Direitos Humanos , no qual a autora dessa dissertação foi também educadora. Os dados desse estudo provêm dos diários de campo elaborados ao longo do projeto e das duas entrevistas reflexivas realizadas junto aos participantes. Para análise dos dados, usou-se a fenomenologia de cunho hermenêutico, com o objetivo de compreender os horizontes que se abrem num processo dialógico, bem como os possíveis caminhos para a construção deste processo. A trajetória do grupo revelou a construção de uma consciência crítica em relação à luta pela garantia dos direitos dos jovens, numa perspectiva reflexiva de reinvenção, mudança e inovação. O Teatro do Oprimido foi um instrumento auxiliador na construção de uma educação para libertação: como prática dialógica, ele não acontece na desesperança, mas somente com a certeza das possibilidades de transformação |
id |
PUC_SP-1_37462999eb5af447cf6459076052df13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16219 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Szymanski, HeloisaPedroso, Raquel Turci2016-04-28T20:56:59Z2007-09-142006-04-28Pedroso, Raquel Turci. Theater of the oppressed: the construction of a dialogical educational process. 2006. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16219O método do Teatro do Oprimido propõe pesquisar maneiras de superações de situações de opressão vividas por homens e mulheres e ensaiar, portanto, ações para a articulação de grupos na conquista do cumprimento de seus direitos. O presente estudo buscou compreender as possibilidades do uso do Teatro do Oprimido na construção de um processo educacional dialógico, segundo a perspectiva de Paulo Freire. A pesquisa-ação de referencial teórico-metodológico de Paulo Freire orientou a pesquisa realizada com um grupo de jovens participantes do projeto Protagonistas de Direitos Humanos , no qual a autora dessa dissertação foi também educadora. Os dados desse estudo provêm dos diários de campo elaborados ao longo do projeto e das duas entrevistas reflexivas realizadas junto aos participantes. Para análise dos dados, usou-se a fenomenologia de cunho hermenêutico, com o objetivo de compreender os horizontes que se abrem num processo dialógico, bem como os possíveis caminhos para a construção deste processo. A trajetória do grupo revelou a construção de uma consciência crítica em relação à luta pela garantia dos direitos dos jovens, numa perspectiva reflexiva de reinvenção, mudança e inovação. O Teatro do Oprimido foi um instrumento auxiliador na construção de uma educação para libertação: como prática dialógica, ele não acontece na desesperança, mas somente com a certeza das possibilidades de transformaçãoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32437/Mestrado%20final%20completo1.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaTeatro do oprimidoPrática dialógicaEducaçãoFreire, Paulo -- 1921-1997Teatro na educacaoEducacao -- Finalidades e objetivosTheater of the oppressedDialogical educational processCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANASTeatro do oprimido: em busca de uma prática dialógicaTheater of the oppressed: the construction of a dialogical educational processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMestrado final completo1.pdf.txtMestrado final completo1.pdf.txtExtracted texttext/plain173039https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16219/3/Mestrado%20final%20completo1.pdf.txt4e3f899830e7436289efad2f120ec08eMD53ORIGINALMestrado final completo1.pdfapplication/pdf1008772https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16219/1/Mestrado%20final%20completo1.pdf9017536a5eae44c756ac21f80a06434fMD51THUMBNAILMestrado final completo1.pdf.jpgMestrado final completo1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2797https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16219/2/Mestrado%20final%20completo1.pdf.jpg624fc6e60847f245f4046f99f5f52d44MD52handle/162192022-04-27 15:34:50.414oai:repositorio.pucsp.br:handle/16219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:34:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Theater of the oppressed: the construction of a dialogical educational process |
title |
Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica |
spellingShingle |
Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica Pedroso, Raquel Turci Teatro do oprimido Prática dialógica Educação Freire, Paulo -- 1921-1997 Teatro na educacao Educacao -- Finalidades e objetivos Theater of the oppressed Dialogical educational process CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANAS |
title_short |
Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica |
title_full |
Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica |
title_fullStr |
Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica |
title_full_unstemmed |
Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica |
title_sort |
Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica |
author |
Pedroso, Raquel Turci |
author_facet |
Pedroso, Raquel Turci |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Szymanski, Heloisa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroso, Raquel Turci |
contributor_str_mv |
Szymanski, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro do oprimido Prática dialógica Educação Freire, Paulo -- 1921-1997 Teatro na educacao Educacao -- Finalidades e objetivos |
topic |
Teatro do oprimido Prática dialógica Educação Freire, Paulo -- 1921-1997 Teatro na educacao Educacao -- Finalidades e objetivos Theater of the oppressed Dialogical educational process CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Theater of the oppressed Dialogical educational process |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANAS |
description |
O método do Teatro do Oprimido propõe pesquisar maneiras de superações de situações de opressão vividas por homens e mulheres e ensaiar, portanto, ações para a articulação de grupos na conquista do cumprimento de seus direitos. O presente estudo buscou compreender as possibilidades do uso do Teatro do Oprimido na construção de um processo educacional dialógico, segundo a perspectiva de Paulo Freire. A pesquisa-ação de referencial teórico-metodológico de Paulo Freire orientou a pesquisa realizada com um grupo de jovens participantes do projeto Protagonistas de Direitos Humanos , no qual a autora dessa dissertação foi também educadora. Os dados desse estudo provêm dos diários de campo elaborados ao longo do projeto e das duas entrevistas reflexivas realizadas junto aos participantes. Para análise dos dados, usou-se a fenomenologia de cunho hermenêutico, com o objetivo de compreender os horizontes que se abrem num processo dialógico, bem como os possíveis caminhos para a construção deste processo. A trajetória do grupo revelou a construção de uma consciência crítica em relação à luta pela garantia dos direitos dos jovens, numa perspectiva reflexiva de reinvenção, mudança e inovação. O Teatro do Oprimido foi um instrumento auxiliador na construção de uma educação para libertação: como prática dialógica, ele não acontece na desesperança, mas somente com a certeza das possibilidades de transformação |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-04-28 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-09-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:56:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pedroso, Raquel Turci. Theater of the oppressed: the construction of a dialogical educational process. 2006. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16219 |
identifier_str_mv |
Pedroso, Raquel Turci. Theater of the oppressed: the construction of a dialogical educational process. 2006. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16219/3/Mestrado%20final%20completo1.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16219/1/Mestrado%20final%20completo1.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16219/2/Mestrado%20final%20completo1.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e3f899830e7436289efad2f120ec08e 9017536a5eae44c756ac21f80a06434f 624fc6e60847f245f4046f99f5f52d44 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277789705076736 |