Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Raquel Turci
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16219
Resumo: O método do Teatro do Oprimido propõe pesquisar maneiras de superações de situações de opressão vividas por homens e mulheres e ensaiar, portanto, ações para a articulação de grupos na conquista do cumprimento de seus direitos. O presente estudo buscou compreender as possibilidades do uso do Teatro do Oprimido na construção de um processo educacional dialógico, segundo a perspectiva de Paulo Freire. A pesquisa-ação de referencial teórico-metodológico de Paulo Freire orientou a pesquisa realizada com um grupo de jovens participantes do projeto Protagonistas de Direitos Humanos , no qual a autora dessa dissertação foi também educadora. Os dados desse estudo provêm dos diários de campo elaborados ao longo do projeto e das duas entrevistas reflexivas realizadas junto aos participantes. Para análise dos dados, usou-se a fenomenologia de cunho hermenêutico, com o objetivo de compreender os horizontes que se abrem num processo dialógico, bem como os possíveis caminhos para a construção deste processo. A trajetória do grupo revelou a construção de uma consciência crítica em relação à luta pela garantia dos direitos dos jovens, numa perspectiva reflexiva de reinvenção, mudança e inovação. O Teatro do Oprimido foi um instrumento auxiliador na construção de uma educação para libertação: como prática dialógica, ele não acontece na desesperança, mas somente com a certeza das possibilidades de transformação
id PUC_SP-1_37462999eb5af447cf6459076052df13
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16219
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Szymanski, HeloisaPedroso, Raquel Turci2016-04-28T20:56:59Z2007-09-142006-04-28Pedroso, Raquel Turci. Theater of the oppressed: the construction of a dialogical educational process. 2006. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16219O método do Teatro do Oprimido propõe pesquisar maneiras de superações de situações de opressão vividas por homens e mulheres e ensaiar, portanto, ações para a articulação de grupos na conquista do cumprimento de seus direitos. O presente estudo buscou compreender as possibilidades do uso do Teatro do Oprimido na construção de um processo educacional dialógico, segundo a perspectiva de Paulo Freire. A pesquisa-ação de referencial teórico-metodológico de Paulo Freire orientou a pesquisa realizada com um grupo de jovens participantes do projeto Protagonistas de Direitos Humanos , no qual a autora dessa dissertação foi também educadora. Os dados desse estudo provêm dos diários de campo elaborados ao longo do projeto e das duas entrevistas reflexivas realizadas junto aos participantes. Para análise dos dados, usou-se a fenomenologia de cunho hermenêutico, com o objetivo de compreender os horizontes que se abrem num processo dialógico, bem como os possíveis caminhos para a construção deste processo. A trajetória do grupo revelou a construção de uma consciência crítica em relação à luta pela garantia dos direitos dos jovens, numa perspectiva reflexiva de reinvenção, mudança e inovação. O Teatro do Oprimido foi um instrumento auxiliador na construção de uma educação para libertação: como prática dialógica, ele não acontece na desesperança, mas somente com a certeza das possibilidades de transformaçãoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32437/Mestrado%20final%20completo1.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaTeatro do oprimidoPrática dialógicaEducaçãoFreire, Paulo -- 1921-1997Teatro na educacaoEducacao -- Finalidades e objetivosTheater of the oppressedDialogical educational processCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANASTeatro do oprimido: em busca de uma prática dialógicaTheater of the oppressed: the construction of a dialogical educational processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMestrado final completo1.pdf.txtMestrado final completo1.pdf.txtExtracted texttext/plain173039https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16219/3/Mestrado%20final%20completo1.pdf.txt4e3f899830e7436289efad2f120ec08eMD53ORIGINALMestrado final completo1.pdfapplication/pdf1008772https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16219/1/Mestrado%20final%20completo1.pdf9017536a5eae44c756ac21f80a06434fMD51THUMBNAILMestrado final completo1.pdf.jpgMestrado final completo1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2797https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16219/2/Mestrado%20final%20completo1.pdf.jpg624fc6e60847f245f4046f99f5f52d44MD52handle/162192022-04-27 15:34:50.414oai:repositorio.pucsp.br:handle/16219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:34:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Theater of the oppressed: the construction of a dialogical educational process
title Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica
spellingShingle Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica
Pedroso, Raquel Turci
Teatro do oprimido
Prática dialógica
Educação
Freire, Paulo -- 1921-1997
Teatro na educacao
Educacao -- Finalidades e objetivos
Theater of the oppressed
Dialogical educational process
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANAS
title_short Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica
title_full Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica
title_fullStr Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica
title_full_unstemmed Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica
title_sort Teatro do oprimido: em busca de uma prática dialógica
author Pedroso, Raquel Turci
author_facet Pedroso, Raquel Turci
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Szymanski, Heloisa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Raquel Turci
contributor_str_mv Szymanski, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro do oprimido
Prática dialógica
Educação
Freire, Paulo -- 1921-1997
Teatro na educacao
Educacao -- Finalidades e objetivos
topic Teatro do oprimido
Prática dialógica
Educação
Freire, Paulo -- 1921-1997
Teatro na educacao
Educacao -- Finalidades e objetivos
Theater of the oppressed
Dialogical educational process
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Theater of the oppressed
Dialogical educational process
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANAS
description O método do Teatro do Oprimido propõe pesquisar maneiras de superações de situações de opressão vividas por homens e mulheres e ensaiar, portanto, ações para a articulação de grupos na conquista do cumprimento de seus direitos. O presente estudo buscou compreender as possibilidades do uso do Teatro do Oprimido na construção de um processo educacional dialógico, segundo a perspectiva de Paulo Freire. A pesquisa-ação de referencial teórico-metodológico de Paulo Freire orientou a pesquisa realizada com um grupo de jovens participantes do projeto Protagonistas de Direitos Humanos , no qual a autora dessa dissertação foi também educadora. Os dados desse estudo provêm dos diários de campo elaborados ao longo do projeto e das duas entrevistas reflexivas realizadas junto aos participantes. Para análise dos dados, usou-se a fenomenologia de cunho hermenêutico, com o objetivo de compreender os horizontes que se abrem num processo dialógico, bem como os possíveis caminhos para a construção deste processo. A trajetória do grupo revelou a construção de uma consciência crítica em relação à luta pela garantia dos direitos dos jovens, numa perspectiva reflexiva de reinvenção, mudança e inovação. O Teatro do Oprimido foi um instrumento auxiliador na construção de uma educação para libertação: como prática dialógica, ele não acontece na desesperança, mas somente com a certeza das possibilidades de transformação
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-28
dc.date.available.fl_str_mv 2007-09-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pedroso, Raquel Turci. Theater of the oppressed: the construction of a dialogical educational process. 2006. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16219
identifier_str_mv Pedroso, Raquel Turci. Theater of the oppressed: the construction of a dialogical educational process. 2006. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16219/3/Mestrado%20final%20completo1.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16219/1/Mestrado%20final%20completo1.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16219/2/Mestrado%20final%20completo1.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e3f899830e7436289efad2f120ec08e
9017536a5eae44c756ac21f80a06434f
624fc6e60847f245f4046f99f5f52d44
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277789705076736