Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39966 |
Resumo: | This thesis aimed to investigate the academic formation and career trajectories of educators who completed their doctoral studies in public education programs, under the guidance of three renowned researchers who served as qualified interpreters of the theoretical contributions of the French sociologist Pierre Bourdieu. The scope of this study was to analyze the similarities and differences in academic formation, focusing on doctoral theses, as well as educational trajectories based on the positions held before and after completing their doctorates. The study was grounded in Bourdieu's General Theory of Fields, particularly the Scientific Field. The selected researchers were Denice Bárbara Catani (USP), Ione Ribeiro Valle (UFSC), and Maria Alice Nogueira (UFMG). Among all the doctoral students mentored by these researchers, thirty academic theses were selected for analysis because they explicitly referenced the use of Bourdieu as a theoretical source in their abstracts. This allowed for the synthesis and analysis |
id |
PUC_SP-1_376999c2eaf3a406d47e313a091688e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/39966 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Bueno, José Geraldo Silveirahttp://lattes.cnpq.br/7661176986869406http://lattes.cnpq.br/9645686550034612Barrios, Rogério2023-11-23T15:13:32Z2023-11-23T15:13:32Z2023-09-18Barrios, Rogério. Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras. 2023. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39966This thesis aimed to investigate the academic formation and career trajectories of educators who completed their doctoral studies in public education programs, under the guidance of three renowned researchers who served as qualified interpreters of the theoretical contributions of the French sociologist Pierre Bourdieu. The scope of this study was to analyze the similarities and differences in academic formation, focusing on doctoral theses, as well as educational trajectories based on the positions held before and after completing their doctorates. The study was grounded in Bourdieu's General Theory of Fields, particularly the Scientific Field. The selected researchers were Denice Bárbara Catani (USP), Ione Ribeiro Valle (UFSC), and Maria Alice Nogueira (UFMG). Among all the doctoral students mentored by these researchers, thirty academic theses were selected for analysis because they explicitly referenced the use of Bourdieu as a theoretical source in their abstracts. This allowed for the synthesis and analysisEsta tese teve por objetivo investigar a formação e trajetória acadêmica de educadoras(es) formadas(os) em doutorados de programas públicos de pós-graduação em educação, orientadas(os) por três reconhecidas pesquisadoras, na qualidade de intérpretes qualificadas das contribuições teóricas do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Este escopo visou analisar as semelhanças e diferenças da formação acadêmica com foco nas teses de doutorado, assim como nas trajetórias educacionais, pelas posições ocupadas antes e após a conclusão de seus doutorados, tendo como base a Teoria Geral dos Campos, especialmente a do Campo Científico, de Bourdieu. As pesquisadoras selecionadas foram Denice Bárbara Catani (USP), Ione Ribeiro Valle (UFSC) e Maria Alice Nogueira (UFMG), sendo que, entre todas as orientações sob a responsabilidade dessas pesquisadoras, foram selecionadas as teses de trinta acadêmicas(os) que continham referências explícitas em seus resumos da utilização de Bourdieu como fonte teórica, permitindo, assim, a sintetização e análise de cada tese. E, para além disso, examinou-se as trajetórias acadêmicas por meio da organização em quadros e tabelas dos dados compilados, a partir das informações contidas em seus currículos lattes. Os achados mais importantes referem-se à diversidade temática e conceitual das trinta produções, em boa parte como expressão dos processos de orientação e das trajetórias das(os) orientandas(os), comprovando a excelência das suas qualificações em razão da elevação do patamar de atuação acadêmica alcançada pela maior parte dessas(es) doutoras(es)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOPesquisa educacionalUniversidade públicaFormação de doutoras(es)Trajetória acadêmicaTrajetória profissionalEducational researchPublic universityDoctoral educationAcademic trajectoryProfessional trajectoriesBourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRogerio Barrios.pdfapplication/pdf6796426https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39966/1/Rogerio%20Barrios.pdf6c2a1dd6198d494903bafce6304110b9MD51TEXTRogerio Barrios.pdf.txtRogerio Barrios.pdf.txtExtracted texttext/plain476365https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39966/2/Rogerio%20Barrios.pdf.txt0cc2686c0d27f680e32b1f6657b5f73bMD52THUMBNAILRogerio Barrios.pdf.jpgRogerio Barrios.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39966/3/Rogerio%20Barrios.pdf.jpgb42cb88026c7aee2d9cca399872fef8dMD53handle/399662023-11-24 01:03:24.007oai:repositorio.pucsp.br:handle/39966Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-11-24T04:03:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras |
title |
Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras |
spellingShingle |
Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras Barrios, Rogério CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Pesquisa educacional Universidade pública Formação de doutoras(es) Trajetória acadêmica Trajetória profissional Educational research Public university Doctoral education Academic trajectory Professional trajectories |
title_short |
Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras |
title_full |
Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras |
title_fullStr |
Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras |
title_full_unstemmed |
Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras |
title_sort |
Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras |
author |
Barrios, Rogério |
author_facet |
Barrios, Rogério |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bueno, José Geraldo Silveira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7661176986869406 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9645686550034612 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barrios, Rogério |
contributor_str_mv |
Bueno, José Geraldo Silveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Pesquisa educacional Universidade pública Formação de doutoras(es) Trajetória acadêmica Trajetória profissional Educational research Public university Doctoral education Academic trajectory Professional trajectories |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa educacional Universidade pública Formação de doutoras(es) Trajetória acadêmica Trajetória profissional |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational research Public university Doctoral education Academic trajectory Professional trajectories |
description |
This thesis aimed to investigate the academic formation and career trajectories of educators who completed their doctoral studies in public education programs, under the guidance of three renowned researchers who served as qualified interpreters of the theoretical contributions of the French sociologist Pierre Bourdieu. The scope of this study was to analyze the similarities and differences in academic formation, focusing on doctoral theses, as well as educational trajectories based on the positions held before and after completing their doctorates. The study was grounded in Bourdieu's General Theory of Fields, particularly the Scientific Field. The selected researchers were Denice Bárbara Catani (USP), Ione Ribeiro Valle (UFSC), and Maria Alice Nogueira (UFMG). Among all the doctoral students mentored by these researchers, thirty academic theses were selected for analysis because they explicitly referenced the use of Bourdieu as a theoretical source in their abstracts. This allowed for the synthesis and analysis |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-23T15:13:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-23T15:13:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Barrios, Rogério. Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras. 2023. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39966 |
identifier_str_mv |
Barrios, Rogério. Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras. 2023. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39966/1/Rogerio%20Barrios.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39966/2/Rogerio%20Barrios.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39966/3/Rogerio%20Barrios.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c2a1dd6198d494903bafce6304110b9 0cc2686c0d27f680e32b1f6657b5f73b b42cb88026c7aee2d9cca399872fef8d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277886334500864 |