Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrios, Rogério
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39966
Resumo: This thesis aimed to investigate the academic formation and career trajectories of educators who completed their doctoral studies in public education programs, under the guidance of three renowned researchers who served as qualified interpreters of the theoretical contributions of the French sociologist Pierre Bourdieu. The scope of this study was to analyze the similarities and differences in academic formation, focusing on doctoral theses, as well as educational trajectories based on the positions held before and after completing their doctorates. The study was grounded in Bourdieu's General Theory of Fields, particularly the Scientific Field. The selected researchers were Denice Bárbara Catani (USP), Ione Ribeiro Valle (UFSC), and Maria Alice Nogueira (UFMG). Among all the doctoral students mentored by these researchers, thirty academic theses were selected for analysis because they explicitly referenced the use of Bourdieu as a theoretical source in their abstracts. This allowed for the synthesis and analysis
id PUC_SP-1_376999c2eaf3a406d47e313a091688e8
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/39966
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Bueno, José Geraldo Silveirahttp://lattes.cnpq.br/7661176986869406http://lattes.cnpq.br/9645686550034612Barrios, Rogério2023-11-23T15:13:32Z2023-11-23T15:13:32Z2023-09-18Barrios, Rogério. Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras. 2023. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39966This thesis aimed to investigate the academic formation and career trajectories of educators who completed their doctoral studies in public education programs, under the guidance of three renowned researchers who served as qualified interpreters of the theoretical contributions of the French sociologist Pierre Bourdieu. The scope of this study was to analyze the similarities and differences in academic formation, focusing on doctoral theses, as well as educational trajectories based on the positions held before and after completing their doctorates. The study was grounded in Bourdieu's General Theory of Fields, particularly the Scientific Field. The selected researchers were Denice Bárbara Catani (USP), Ione Ribeiro Valle (UFSC), and Maria Alice Nogueira (UFMG). Among all the doctoral students mentored by these researchers, thirty academic theses were selected for analysis because they explicitly referenced the use of Bourdieu as a theoretical source in their abstracts. This allowed for the synthesis and analysisEsta tese teve por objetivo investigar a formação e trajetória acadêmica de educadoras(es) formadas(os) em doutorados de programas públicos de pós-graduação em educação, orientadas(os) por três reconhecidas pesquisadoras, na qualidade de intérpretes qualificadas das contribuições teóricas do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Este escopo visou analisar as semelhanças e diferenças da formação acadêmica com foco nas teses de doutorado, assim como nas trajetórias educacionais, pelas posições ocupadas antes e após a conclusão de seus doutorados, tendo como base a Teoria Geral dos Campos, especialmente a do Campo Científico, de Bourdieu. As pesquisadoras selecionadas foram Denice Bárbara Catani (USP), Ione Ribeiro Valle (UFSC) e Maria Alice Nogueira (UFMG), sendo que, entre todas as orientações sob a responsabilidade dessas pesquisadoras, foram selecionadas as teses de trinta acadêmicas(os) que continham referências explícitas em seus resumos da utilização de Bourdieu como fonte teórica, permitindo, assim, a sintetização e análise de cada tese. E, para além disso, examinou-se as trajetórias acadêmicas por meio da organização em quadros e tabelas dos dados compilados, a partir das informações contidas em seus currículos lattes. Os achados mais importantes referem-se à diversidade temática e conceitual das trinta produções, em boa parte como expressão dos processos de orientação e das trajetórias das(os) orientandas(os), comprovando a excelência das suas qualificações em razão da elevação do patamar de atuação acadêmica alcançada pela maior parte dessas(es) doutoras(es)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOPesquisa educacionalUniversidade públicaFormação de doutoras(es)Trajetória acadêmicaTrajetória profissionalEducational researchPublic universityDoctoral educationAcademic trajectoryProfessional trajectoriesBourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRogerio Barrios.pdfapplication/pdf6796426https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39966/1/Rogerio%20Barrios.pdf6c2a1dd6198d494903bafce6304110b9MD51TEXTRogerio Barrios.pdf.txtRogerio Barrios.pdf.txtExtracted texttext/plain476365https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39966/2/Rogerio%20Barrios.pdf.txt0cc2686c0d27f680e32b1f6657b5f73bMD52THUMBNAILRogerio Barrios.pdf.jpgRogerio Barrios.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39966/3/Rogerio%20Barrios.pdf.jpgb42cb88026c7aee2d9cca399872fef8dMD53handle/399662023-11-24 01:03:24.007oai:repositorio.pucsp.br:handle/39966Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-11-24T04:03:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras
title Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras
spellingShingle Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras
Barrios, Rogério
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Pesquisa educacional
Universidade pública
Formação de doutoras(es)
Trajetória acadêmica
Trajetória profissional
Educational research
Public university
Doctoral education
Academic trajectory
Professional trajectories
title_short Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras
title_full Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras
title_fullStr Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras
title_full_unstemmed Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras
title_sort Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras
author Barrios, Rogério
author_facet Barrios, Rogério
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bueno, José Geraldo Silveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7661176986869406
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9645686550034612
dc.contributor.author.fl_str_mv Barrios, Rogério
contributor_str_mv Bueno, José Geraldo Silveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Pesquisa educacional
Universidade pública
Formação de doutoras(es)
Trajetória acadêmica
Trajetória profissional
Educational research
Public university
Doctoral education
Academic trajectory
Professional trajectories
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa educacional
Universidade pública
Formação de doutoras(es)
Trajetória acadêmica
Trajetória profissional
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational research
Public university
Doctoral education
Academic trajectory
Professional trajectories
description This thesis aimed to investigate the academic formation and career trajectories of educators who completed their doctoral studies in public education programs, under the guidance of three renowned researchers who served as qualified interpreters of the theoretical contributions of the French sociologist Pierre Bourdieu. The scope of this study was to analyze the similarities and differences in academic formation, focusing on doctoral theses, as well as educational trajectories based on the positions held before and after completing their doctorates. The study was grounded in Bourdieu's General Theory of Fields, particularly the Scientific Field. The selected researchers were Denice Bárbara Catani (USP), Ione Ribeiro Valle (UFSC), and Maria Alice Nogueira (UFMG). Among all the doctoral students mentored by these researchers, thirty academic theses were selected for analysis because they explicitly referenced the use of Bourdieu as a theoretical source in their abstracts. This allowed for the synthesis and analysis
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-23T15:13:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-23T15:13:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Barrios, Rogério. Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras. 2023. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39966
identifier_str_mv Barrios, Rogério. Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras. 2023. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39966/1/Rogerio%20Barrios.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39966/2/Rogerio%20Barrios.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39966/3/Rogerio%20Barrios.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c2a1dd6198d494903bafce6304110b9
0cc2686c0d27f680e32b1f6657b5f73b
b42cb88026c7aee2d9cca399872fef8d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277886334500864