Trajetória acadêmica de ex-monitores do curso de pedagogia do CFP: as influências da monitoria na formação acadêmica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Lucineia dos.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6523
Resumo: A presente pesquisa teve como foco a trajetória acadêmica de ex-monitoras do curso de Pedagogia do CFP, quanto às influências em seu desempenho acadêmico. Os objetivos específicos foram: caracterizar as motivações das monitoras para ingressar na monitoria; identificar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes na monitoria, assim como as estratégias desenvolvidas para superá-las; apreender como os sujeitos avaliam seu desempenho na monitoria. Alguns teóricos embasaram este estudo dentre eles: Charlot, (2000),Elias (2004), Severino(2007), Zabalza (1994) dentre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, (Auto) biográfica, tendo como instrumento para a coleta de dados a entrevista na modalidade “história de vida temática”. A pesquisa foi realizada no período de 2013.2. Os entrevistados foram quatro ex-monitoras do curso de Pedagogia. As analises dos dados permitiram verificar alguns dos motivos que levaram as ex-monitoras a ingressar na monitoria, dentre os quais influências de professores e necessidades financeiras; quanto às possíveis dificuldades enfrentadas foram citadas conciliação entre estudo, monitoria e emprego, a timidez, à intensificação de leituras. Dentre as estratégias para superar tais dificuldades foram elencadas organização de tempo, envolvimento maior com leituras referentes às disciplinas, construção de laços de amizade com as turmas em que exerciam a monitoria. Quanto às atividades desenvolvidas na monitoria, mencionaram a orientação de alunos, estudos dirigidos, produção de resenhas e artigos. Com relação ao trabalho do orientador foi citado, a orientação de estudos de textos e de trabalhos a serem realizados em sala de aula. Acrescentam que a monitoria favoreceu a apropriação de conhecimentos, motivação para apresentação de trabalhos em congresso, autoconfiança para participar das aulas da disciplina em que eram monitora. Portanto, concluiu-se que as ex-monitoras avaliam positivamente as influências nos projetos profissionais, almejando inclusive, a formulação de projetos acadêmicos futuros.
id UFCG_c64c86c8bef48dd76d2eae251740473f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6523
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Trajetória acadêmica de ex-monitores do curso de pedagogia do CFP: as influências da monitoria na formação acadêmica.Academic trajectory of former monitors of the CFP pedagogy course: the influences of monitoring on academic formation.TrajetóriaEx-monitoresFormação acadêmicaTrajectoryFormer monitorsAcademic trainingEducação.A presente pesquisa teve como foco a trajetória acadêmica de ex-monitoras do curso de Pedagogia do CFP, quanto às influências em seu desempenho acadêmico. Os objetivos específicos foram: caracterizar as motivações das monitoras para ingressar na monitoria; identificar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes na monitoria, assim como as estratégias desenvolvidas para superá-las; apreender como os sujeitos avaliam seu desempenho na monitoria. Alguns teóricos embasaram este estudo dentre eles: Charlot, (2000),Elias (2004), Severino(2007), Zabalza (1994) dentre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, (Auto) biográfica, tendo como instrumento para a coleta de dados a entrevista na modalidade “história de vida temática”. A pesquisa foi realizada no período de 2013.2. Os entrevistados foram quatro ex-monitoras do curso de Pedagogia. As analises dos dados permitiram verificar alguns dos motivos que levaram as ex-monitoras a ingressar na monitoria, dentre os quais influências de professores e necessidades financeiras; quanto às possíveis dificuldades enfrentadas foram citadas conciliação entre estudo, monitoria e emprego, a timidez, à intensificação de leituras. Dentre as estratégias para superar tais dificuldades foram elencadas organização de tempo, envolvimento maior com leituras referentes às disciplinas, construção de laços de amizade com as turmas em que exerciam a monitoria. Quanto às atividades desenvolvidas na monitoria, mencionaram a orientação de alunos, estudos dirigidos, produção de resenhas e artigos. Com relação ao trabalho do orientador foi citado, a orientação de estudos de textos e de trabalhos a serem realizados em sala de aula. Acrescentam que a monitoria favoreceu a apropriação de conhecimentos, motivação para apresentação de trabalhos em congresso, autoconfiança para participar das aulas da disciplina em que eram monitora. Portanto, concluiu-se que as ex-monitoras avaliam positivamente as influências nos projetos profissionais, almejando inclusive, a formulação de projetos acadêmicos futuros.This research focuses on the academic career of former monitors the pedagogy course the CFP, as the influences on their academic performance. The specific objectives are: to characterize the motivations of monitors to join the monitoring; identify possible difficulties faced by students in monitoring, as well as the strategies developed to overcome them; learning how ex-monitors evaluate the influences of participation for monitoring their academic performance. Some theorists based this study including: Bourdieu (...), Charlot (2000), Josso (2004), Libanius (1994), Severino (2007), among others. The methodology used was a qualitative research approach in the field of thematic stories of life, four interviews with former monitors pedagogy courses were held. The analysis of data has shown the reasons that led the former to join the monitoring monitors, among which influences teachers and financial need, as to possible difficulties reconciling study, monitoring and employment, shyness, for greater were cited readings. Among the strategies to overcome these difficulties organizing time, greater engagement with readings related to the discipline, build friendships were listed. As for the activities developed, mentioned the guidance of students, studies directed production of reviews and articles. Regarding the work of the advisor was quoted, the orientation of studies of texts, and also in the activities to be performed in the classroom. Regarding the evaluation addressed the ownership of readings, motivation to present papers in conferences, confidence to participate orally school discipline. About contribution makes the interest to the pursuit of knowledge, resourcefulness participation in the classes. Therefore, it was concluded that the former monitors positively evaluate the influences of monitoring for their academic performance, allowing even the formulation of future academic projects.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Elzanir dos.SANTOS, Elzanir dos.http://lattes.cnpq.br/6308741288364583SANTOS, Risomar Alves dos.BORBA, Valéria Maria de Lima.SANTOS, Lucineia dos.20142019-09-02T14:45:21Z2019-09-022019-09-02T14:45:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6523SANTOS, Lucineia dos. Trajetória acadêmica de ex-monitores do curso de pedagogia do CFP: as influências da monitoria na formação acadêmica. 2014. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T17:51:13Zoai:localhost:riufcg/6523Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T17:51:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória acadêmica de ex-monitores do curso de pedagogia do CFP: as influências da monitoria na formação acadêmica.
Academic trajectory of former monitors of the CFP pedagogy course: the influences of monitoring on academic formation.
title Trajetória acadêmica de ex-monitores do curso de pedagogia do CFP: as influências da monitoria na formação acadêmica.
spellingShingle Trajetória acadêmica de ex-monitores do curso de pedagogia do CFP: as influências da monitoria na formação acadêmica.
SANTOS, Lucineia dos.
Trajetória
Ex-monitores
Formação acadêmica
Trajectory
Former monitors
Academic training
Educação.
title_short Trajetória acadêmica de ex-monitores do curso de pedagogia do CFP: as influências da monitoria na formação acadêmica.
title_full Trajetória acadêmica de ex-monitores do curso de pedagogia do CFP: as influências da monitoria na formação acadêmica.
title_fullStr Trajetória acadêmica de ex-monitores do curso de pedagogia do CFP: as influências da monitoria na formação acadêmica.
title_full_unstemmed Trajetória acadêmica de ex-monitores do curso de pedagogia do CFP: as influências da monitoria na formação acadêmica.
title_sort Trajetória acadêmica de ex-monitores do curso de pedagogia do CFP: as influências da monitoria na formação acadêmica.
author SANTOS, Lucineia dos.
author_facet SANTOS, Lucineia dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Elzanir dos.
SANTOS, Elzanir dos.
http://lattes.cnpq.br/6308741288364583
SANTOS, Risomar Alves dos.
BORBA, Valéria Maria de Lima.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Lucineia dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Trajetória
Ex-monitores
Formação acadêmica
Trajectory
Former monitors
Academic training
Educação.
topic Trajetória
Ex-monitores
Formação acadêmica
Trajectory
Former monitors
Academic training
Educação.
description A presente pesquisa teve como foco a trajetória acadêmica de ex-monitoras do curso de Pedagogia do CFP, quanto às influências em seu desempenho acadêmico. Os objetivos específicos foram: caracterizar as motivações das monitoras para ingressar na monitoria; identificar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes na monitoria, assim como as estratégias desenvolvidas para superá-las; apreender como os sujeitos avaliam seu desempenho na monitoria. Alguns teóricos embasaram este estudo dentre eles: Charlot, (2000),Elias (2004), Severino(2007), Zabalza (1994) dentre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, (Auto) biográfica, tendo como instrumento para a coleta de dados a entrevista na modalidade “história de vida temática”. A pesquisa foi realizada no período de 2013.2. Os entrevistados foram quatro ex-monitoras do curso de Pedagogia. As analises dos dados permitiram verificar alguns dos motivos que levaram as ex-monitoras a ingressar na monitoria, dentre os quais influências de professores e necessidades financeiras; quanto às possíveis dificuldades enfrentadas foram citadas conciliação entre estudo, monitoria e emprego, a timidez, à intensificação de leituras. Dentre as estratégias para superar tais dificuldades foram elencadas organização de tempo, envolvimento maior com leituras referentes às disciplinas, construção de laços de amizade com as turmas em que exerciam a monitoria. Quanto às atividades desenvolvidas na monitoria, mencionaram a orientação de alunos, estudos dirigidos, produção de resenhas e artigos. Com relação ao trabalho do orientador foi citado, a orientação de estudos de textos e de trabalhos a serem realizados em sala de aula. Acrescentam que a monitoria favoreceu a apropriação de conhecimentos, motivação para apresentação de trabalhos em congresso, autoconfiança para participar das aulas da disciplina em que eram monitora. Portanto, concluiu-se que as ex-monitoras avaliam positivamente as influências nos projetos profissionais, almejando inclusive, a formulação de projetos acadêmicos futuros.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-09-02T14:45:21Z
2019-09-02
2019-09-02T14:45:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6523
SANTOS, Lucineia dos. Trajetória acadêmica de ex-monitores do curso de pedagogia do CFP: as influências da monitoria na formação acadêmica. 2014. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6523
identifier_str_mv SANTOS, Lucineia dos. Trajetória acadêmica de ex-monitores do curso de pedagogia do CFP: as influências da monitoria na formação acadêmica. 2014. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744390931873792