Estudo sobre o marketing de relacionamento para a fidelização de clientes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36127 |
Resumo: | Esta monografia tem o propósito de apresentar quais são e como evoluíram as principais estratégias de marketing de relacionamento voltadas à fidelização de clientes no setor de cartões de crédito no Brasil. Com o aumento da oferta e do uso dos cartões, as empresas do setor investiram em programas de fidelização e ações de relacionamento para garantir a preferência do consumidor e uma posição de destaque em um segmento altamente rentável. O trabalho analisa como tais estratégias acompanharam e se adaptaram às mudanças do perfil socioeconômico dos Brasileiros ocorridas nos últimos anos, que, entre outros efeitos, impulsionou a inclusão financeira e ampliou a base de usuários de cartões de crédito, passando a contemplar novos segmentos de mercado. Para isso, foi realizada inicialmente uma pesquisa exploratória sobre o tema, com o objetivo de levantar as principais empresas do setor de cartões de crédito no Brasil que possuem ações de fidelização de clientes. A empresa escolhida para ser analisada nesta monografia foi o Bradesco Cartões, que se enquadra no segmento de instituições de pagamento emissoras de cartão de crédito e possui programas de fidelidade segmentados. Em seguida, foram aplicadas entrevistas pessoais com executivos da empresa, que atuaram ou ainda atuam diretamente no desenvolvimento de iniciativas que promovem o marketing de relacionamento com o propósito de fidelizar os clientes da instituição. Além disso, foi levantado e estudado todo o documental disponível por órgãos públicos reguladores, como o Banco Central do Brasil, e entidades privadas que representam o setor, como a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) e a Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização). Para desenvolver o trabalho de acordo com o tema proposto, foram estudadas as teorias que discorrem sobre o marketing de relacionamento e a fidelização de clientes, com uma análise profunda acerca de seus conceitos, suas características e suas aplicações. Também se mostrou complementar visitar material teórico sobre marketing bancário e de produtos financeiros, em que está inserido o tipo de serviço analisado na monografia |
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Palandi Júnior, JoséSugui, Bruno Rossi2023-07-10T15:31:49Z2023-07-10T15:31:49Z2016-09-29Sugui, Bruno Rossi. Estudo sobre o marketing de relacionamento para a fidelização de clientes. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36127Esta monografia tem o propósito de apresentar quais são e como evoluíram as principais estratégias de marketing de relacionamento voltadas à fidelização de clientes no setor de cartões de crédito no Brasil. Com o aumento da oferta e do uso dos cartões, as empresas do setor investiram em programas de fidelização e ações de relacionamento para garantir a preferência do consumidor e uma posição de destaque em um segmento altamente rentável. O trabalho analisa como tais estratégias acompanharam e se adaptaram às mudanças do perfil socioeconômico dos Brasileiros ocorridas nos últimos anos, que, entre outros efeitos, impulsionou a inclusão financeira e ampliou a base de usuários de cartões de crédito, passando a contemplar novos segmentos de mercado. Para isso, foi realizada inicialmente uma pesquisa exploratória sobre o tema, com o objetivo de levantar as principais empresas do setor de cartões de crédito no Brasil que possuem ações de fidelização de clientes. A empresa escolhida para ser analisada nesta monografia foi o Bradesco Cartões, que se enquadra no segmento de instituições de pagamento emissoras de cartão de crédito e possui programas de fidelidade segmentados. Em seguida, foram aplicadas entrevistas pessoais com executivos da empresa, que atuaram ou ainda atuam diretamente no desenvolvimento de iniciativas que promovem o marketing de relacionamento com o propósito de fidelizar os clientes da instituição. Além disso, foi levantado e estudado todo o documental disponível por órgãos públicos reguladores, como o Banco Central do Brasil, e entidades privadas que representam o setor, como a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) e a Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização). Para desenvolver o trabalho de acordo com o tema proposto, foram estudadas as teorias que discorrem sobre o marketing de relacionamento e a fidelização de clientes, com uma análise profunda acerca de seus conceitos, suas características e suas aplicações. Também se mostrou complementar visitar material teórico sobre marketing bancário e de produtos financeiros, em que está inserido o tipo de serviço analisado na monografiaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em MBA em MarketingPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMarketing de relacionamentoFidelização de clientesProgramas de recompensaCartões de créditoBradesco CartõesEstudo sobre o marketing de relacionamento para a fidelização de clientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBRUNO ROSSI SUGUI.pdfapplication/pdf1572229https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36127/1/BRUNO%20ROSSI%20SUGUI.pdf4f3cb926baf650712b3273712d2c0da1MD51TEXTBRUNO ROSSI SUGUI.pdf.txtBRUNO ROSSI SUGUI.pdf.txtExtracted texttext/plain73363https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36127/2/BRUNO%20ROSSI%20SUGUI.pdf.txt6c696c7b9c7687e2d2000b8555a58af0MD52THUMBNAILBRUNO ROSSI SUGUI.pdf.jpgBRUNO ROSSI SUGUI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1282https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36127/3/BRUNO%20ROSSI%20SUGUI.pdf.jpge74b4e619eef2c549a663df32962ba19MD53handle/361272023-08-28 12:36:01.376oai:repositorio.pucsp.br:handle/36127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-28T15:36:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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