O marketing de relacionamento e sua importância para a fidelização dos clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Lívia Salomão Dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53129
Resumo: Este trabalho tem como objetivo expor a importância do marketing de relacionamento e mostrar estratégias de satisfação e fidelização dos clientes. O ambiente mercadológico está em constante avanço, os consumidores com acesso fácil e rápido à informação, dessa forma, faz com que assumam uma posição privilegiada no relacionamento de compra/venda. São eles que passam a determinar o significado de “valor” e assim controlar o relacionamento com a empresa. Portanto, se faz importante conhecer as estratégias oferecidas pelo marketing de relacionamento para se obter fatores de sucesso em relação à concorrência buscando seu diferencial e sucesso em sua caminhada. Para a realização deste trabalho, foi utilizada pesquisa bibliográfica, sobre marketing e marketing de relacionamento, observando o processo de compra/consumo, além de mostrar ferramentas para executá-lo de forma eficaz. Conclui-se que o ato de compra é muito mais que demanda e procura, mas um momento muito importante para o consumidor onde pode ser influenciado por vários fatores, sendo de extrema importância estar atento as necessidades e desejos para cativar e fidelizar clientes.
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