O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16280 |
Resumo: | This research intends to show the perspective of the State of São Paulo s public school teachers about the project Recovery of cicle I . The refered project was set up to help students who have not reachead the minimum Knowledge objectives at the end of cycle I, that is, the four initial years of the first level. The data collection was done with the use of a questionnaire filled up by twenty four teachers from different schools who worked in the project. The questionnaire have the total of thirteen questions: four about social-demografic subjects; and the rest about the project itself, about the continuing progression and about the learning cicles. The results show that these teachers look forward to get permanent self-development, and they also see the family´s pupils support as something very important to the learning process, as well as, the students motivation. Besides that, the teachers say it is necessary to rethink the pedagogical material to the pupils learning difficulties. The results also call challenges the project Recovery of Cycle I has faced to truly become an additional learning opportunity to those students |
id |
PUC_SP-1_387aaadcb324271ef52158897e97d1d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16280 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Maluf, Maria ReginaAssis, Elio de2016-04-28T20:57:09Z2007-05-172006-11-23Assis, Elio de. O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores. 2006. 74 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16280This research intends to show the perspective of the State of São Paulo s public school teachers about the project Recovery of cicle I . The refered project was set up to help students who have not reachead the minimum Knowledge objectives at the end of cycle I, that is, the four initial years of the first level. The data collection was done with the use of a questionnaire filled up by twenty four teachers from different schools who worked in the project. The questionnaire have the total of thirteen questions: four about social-demografic subjects; and the rest about the project itself, about the continuing progression and about the learning cicles. The results show that these teachers look forward to get permanent self-development, and they also see the family´s pupils support as something very important to the learning process, as well as, the students motivation. Besides that, the teachers say it is necessary to rethink the pedagogical material to the pupils learning difficulties. The results also call challenges the project Recovery of Cycle I has faced to truly become an additional learning opportunity to those studentsO objetivo desta pesquisa foi de apresentar a perspectiva de professores, da rede pública estadual paulista, que ministram aulas no projeto Recuperação de Ciclo I - voltado a atender os alunos que ao final do ciclo I, correspondente aos quatro anos iniciais do Ensino fundamental, não alcançaram os objetivos e foram encaminhados para o citado projeto. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionário a vinte e quatro professoras de diversas escolas pertencentes a uma Diretoria de Ensino. O questionário era composto de treze questões, sendo quatro de dados sóciodemográficos e nove a respeito do projeto Recuperação de Ciclo I , progressão continuada e ciclos de aprendizagem. Os resultados mostram que as professoras que trabalharam no projeto centralizam suas expectativas na necessidade de formação permanente, no acompanhamento familiar e na motivação dos alunos, além da adequação do material as necessidades de alfabetização apresentadas pelos alunos. Os resultados também chamam a atenção para as questões referentes ao cotidiano escolar e os desafios enfrentados para que o projeto Recuperação de Ciclo I se torne de fato mais uma oportunidade de aprendizagemSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32498/Elio%20de%20Assis.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaProgressão continuadaCiclos de aprendizagemRecuperação de aprendizagemAprendizagemEnsino fundamental - RecuperaçãoRendimento escolarContinuing progressionCycles of learningRecovery of learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALO projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTElio de Assis.pdf.txtElio de Assis.pdf.txtExtracted texttext/plain132075https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16280/3/Elio%20de%20Assis.pdf.txt30be3af43ca9399434e2a1d7d39f1cb6MD53ORIGINALElio de Assis.pdfapplication/pdf455344https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16280/1/Elio%20de%20Assis.pdf467710f47fd8fb07ebe4d8c49802b3bbMD51THUMBNAILElio de Assis.pdf.jpgElio de Assis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3108https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16280/2/Elio%20de%20Assis.pdf.jpg8dc11a57b3075f90e40b3daa801525c8MD52handle/162802022-04-27 16:06:57.953oai:repositorio.pucsp.br:handle/16280Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T19:06:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores |
title |
O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores |
spellingShingle |
O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores Assis, Elio de Progressão continuada Ciclos de aprendizagem Recuperação de aprendizagem Aprendizagem Ensino fundamental - Recuperação Rendimento escolar Continuing progression Cycles of learning Recovery of learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores |
title_full |
O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores |
title_fullStr |
O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores |
title_full_unstemmed |
O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores |
title_sort |
O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores |
author |
Assis, Elio de |
author_facet |
Assis, Elio de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Elio de |
contributor_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Progressão continuada Ciclos de aprendizagem Recuperação de aprendizagem Aprendizagem Ensino fundamental - Recuperação Rendimento escolar |
topic |
Progressão continuada Ciclos de aprendizagem Recuperação de aprendizagem Aprendizagem Ensino fundamental - Recuperação Rendimento escolar Continuing progression Cycles of learning Recovery of learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Continuing progression Cycles of learning Recovery of learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
This research intends to show the perspective of the State of São Paulo s public school teachers about the project Recovery of cicle I . The refered project was set up to help students who have not reachead the minimum Knowledge objectives at the end of cycle I, that is, the four initial years of the first level. The data collection was done with the use of a questionnaire filled up by twenty four teachers from different schools who worked in the project. The questionnaire have the total of thirteen questions: four about social-demografic subjects; and the rest about the project itself, about the continuing progression and about the learning cicles. The results show that these teachers look forward to get permanent self-development, and they also see the family´s pupils support as something very important to the learning process, as well as, the students motivation. Besides that, the teachers say it is necessary to rethink the pedagogical material to the pupils learning difficulties. The results also call challenges the project Recovery of Cycle I has faced to truly become an additional learning opportunity to those students |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-11-23 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:57:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Assis, Elio de. O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores. 2006. 74 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16280 |
identifier_str_mv |
Assis, Elio de. O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores. 2006. 74 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16280/3/Elio%20de%20Assis.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16280/1/Elio%20de%20Assis.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16280/2/Elio%20de%20Assis.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30be3af43ca9399434e2a1d7d39f1cb6 467710f47fd8fb07ebe4d8c49802b3bb 8dc11a57b3075f90e40b3daa801525c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277872664215552 |