The school and the educators in times of learning cycles and continued progression: an analysis of the experiences in the State of São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
DOI: | 10.1590/S1517-97022004000300002 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27947 |
Resumo: | Neste artigo discute-se a atuação dos educadores no processo de implementação dos ciclos e da progressão continuada nas redes públicas de ensino municipal e estadual de São Paulo em quatro momentos distintos: na Reforma de 67/68, na implantação do Ciclo Básico de Alfabetização em 1983/84, na instituição do regime de progressão continuada em 1998, (rede estadual paulista), e na adoção dos ciclos e da progressão continuada em 1992 (rede municipal de ensino da cidade de São Paulo). Considera-se que a efetivação das políticas públicas educacionais depende, em grande medida, da participação de seus principais protagonistas - os educadores. Por isso é importante saber como determinados condicionantes influenciam as concepções e a atuação dos educadores perante os ciclos e a progressão continuada. Tendo como referência quatro experiências realizadas em distintos momentos e com características particulares, busca-se analisar com base nos condicionantes materiais, ideológicos e institucionais-pedagógicos a resistência dos educadores em relação aos ciclos e à progressão continuada. Busca-se compreender como esses condicionantes interagem na determinação de uma concepção, muito comum entre os educadores, de que os ciclos e a progressão continuada são importantes na democratização do ensino e da aprendizagem, não obstante não existirem condições materiais e institucionais-pedagógicas para implementá-los. Sendo assim, eles contribuiriam para deteriorar ainda mais a qualidade do ensino. Com isso, quer-se neste artigo elucidar uma das controvérsias que envolvem os ciclos e a progressão continuada: a resistência dos educadores em aceitá-los e implementá-los. |
id |
USP-11_678ba3abbb9b7593b5542cce0d2469e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/27947 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
spelling |
The school and the educators in times of learning cycles and continued progression: an analysis of the experiences in the State of São Paulo A escola e os educadores em tempo de ciclos e progressão continuada: uma análise das experiências no estado de São Paulo CicloProgressão continuadaEducadoresCondicionantesLearning cyclesContinued progressionEducatorsFactors Neste artigo discute-se a atuação dos educadores no processo de implementação dos ciclos e da progressão continuada nas redes públicas de ensino municipal e estadual de São Paulo em quatro momentos distintos: na Reforma de 67/68, na implantação do Ciclo Básico de Alfabetização em 1983/84, na instituição do regime de progressão continuada em 1998, (rede estadual paulista), e na adoção dos ciclos e da progressão continuada em 1992 (rede municipal de ensino da cidade de São Paulo). Considera-se que a efetivação das políticas públicas educacionais depende, em grande medida, da participação de seus principais protagonistas - os educadores. Por isso é importante saber como determinados condicionantes influenciam as concepções e a atuação dos educadores perante os ciclos e a progressão continuada. Tendo como referência quatro experiências realizadas em distintos momentos e com características particulares, busca-se analisar com base nos condicionantes materiais, ideológicos e institucionais-pedagógicos a resistência dos educadores em relação aos ciclos e à progressão continuada. Busca-se compreender como esses condicionantes interagem na determinação de uma concepção, muito comum entre os educadores, de que os ciclos e a progressão continuada são importantes na democratização do ensino e da aprendizagem, não obstante não existirem condições materiais e institucionais-pedagógicas para implementá-los. Sendo assim, eles contribuiriam para deteriorar ainda mais a qualidade do ensino. Com isso, quer-se neste artigo elucidar uma das controvérsias que envolvem os ciclos e a progressão continuada: a resistência dos educadores em aceitá-los e implementá-los. This article discusses the role of educators in the process of establishing and implementing learning cycles and continued progression in the city and state public school networks of São Paulo in four different moments: in the 1967/1968 Reform, in the implementation of the Literacy Basic Cycle in 1983/1984, in the creation of the regime of continued progression in 1998 (state public network), and in the adoption of the learning cycles and continued progression in 1992 (city of São Paulo public network). It is assumed that the realization of public policies in education depends to a large extent upon the participation of their main protagonists - the educators. It is thus important to know how certain factors influence the conceptions and the actions of educators with respect to learning cycles and continued progression. We seek to understand how these factors interact to determine the conception, very common among educators, that learning cycles and continued progression are important for the democratization of schooling and learning, but that the material and institutional/pedagogical conditions to implement them are lacking. In that way, they contribute to deteriorate even further the quality of teaching. The goal here is to help clarifying one of the controversies surrounding learning cycles and continued progression: the resistance of educators in accepting and implementing this educational proposal. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2794710.1590/S1517-97022004000300002Educação e Pesquisa; v. 30 n. 3 (2004); 401-418Educação e Pesquisa; Vol. 30 Núm. 3 (2004); 401-418Educação e Pesquisa; Vol. 30 No. 3 (2004); 401-4181678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27947/29719Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessJacomini, Márcia Aparecida2014-10-24T15:41:39Zoai:revistas.usp.br:article/27947Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:41:39Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The school and the educators in times of learning cycles and continued progression: an analysis of the experiences in the State of São Paulo A escola e os educadores em tempo de ciclos e progressão continuada: uma análise das experiências no estado de São Paulo |
title |
The school and the educators in times of learning cycles and continued progression: an analysis of the experiences in the State of São Paulo |
spellingShingle |
The school and the educators in times of learning cycles and continued progression: an analysis of the experiences in the State of São Paulo The school and the educators in times of learning cycles and continued progression: an analysis of the experiences in the State of São Paulo Jacomini, Márcia Aparecida Ciclo Progressão continuada Educadores Condicionantes Learning cycles Continued progression Educators Factors Jacomini, Márcia Aparecida Ciclo Progressão continuada Educadores Condicionantes Learning cycles Continued progression Educators Factors |
title_short |
The school and the educators in times of learning cycles and continued progression: an analysis of the experiences in the State of São Paulo |
title_full |
The school and the educators in times of learning cycles and continued progression: an analysis of the experiences in the State of São Paulo |
title_fullStr |
The school and the educators in times of learning cycles and continued progression: an analysis of the experiences in the State of São Paulo The school and the educators in times of learning cycles and continued progression: an analysis of the experiences in the State of São Paulo |
title_full_unstemmed |
The school and the educators in times of learning cycles and continued progression: an analysis of the experiences in the State of São Paulo The school and the educators in times of learning cycles and continued progression: an analysis of the experiences in the State of São Paulo |
title_sort |
The school and the educators in times of learning cycles and continued progression: an analysis of the experiences in the State of São Paulo |
author |
Jacomini, Márcia Aparecida |
author_facet |
Jacomini, Márcia Aparecida Jacomini, Márcia Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacomini, Márcia Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciclo Progressão continuada Educadores Condicionantes Learning cycles Continued progression Educators Factors |
topic |
Ciclo Progressão continuada Educadores Condicionantes Learning cycles Continued progression Educators Factors |
description |
Neste artigo discute-se a atuação dos educadores no processo de implementação dos ciclos e da progressão continuada nas redes públicas de ensino municipal e estadual de São Paulo em quatro momentos distintos: na Reforma de 67/68, na implantação do Ciclo Básico de Alfabetização em 1983/84, na instituição do regime de progressão continuada em 1998, (rede estadual paulista), e na adoção dos ciclos e da progressão continuada em 1992 (rede municipal de ensino da cidade de São Paulo). Considera-se que a efetivação das políticas públicas educacionais depende, em grande medida, da participação de seus principais protagonistas - os educadores. Por isso é importante saber como determinados condicionantes influenciam as concepções e a atuação dos educadores perante os ciclos e a progressão continuada. Tendo como referência quatro experiências realizadas em distintos momentos e com características particulares, busca-se analisar com base nos condicionantes materiais, ideológicos e institucionais-pedagógicos a resistência dos educadores em relação aos ciclos e à progressão continuada. Busca-se compreender como esses condicionantes interagem na determinação de uma concepção, muito comum entre os educadores, de que os ciclos e a progressão continuada são importantes na democratização do ensino e da aprendizagem, não obstante não existirem condições materiais e institucionais-pedagógicas para implementá-los. Sendo assim, eles contribuiriam para deteriorar ainda mais a qualidade do ensino. Com isso, quer-se neste artigo elucidar uma das controvérsias que envolvem os ciclos e a progressão continuada: a resistência dos educadores em aceitá-los e implementá-los. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27947 10.1590/S1517-97022004000300002 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27947 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1517-97022004000300002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27947/29719 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 30 n. 3 (2004); 401-418 Educação e Pesquisa; Vol. 30 Núm. 3 (2004); 401-418 Educação e Pesquisa; Vol. 30 No. 3 (2004); 401-418 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1822222665788686338 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1517-97022004000300002 |