A escola e os educadores em tempo de ciclos e progressão continuada: uma análise das experiências no estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacomini, Márcia Aparecida
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27947
Resumo: This article discusses the role of educators in the process of establishing and implementing learning cycles and continued progression in the city and state public school networks of São Paulo in four different moments: in the 1967/1968 Reform, in the implementation of the Literacy Basic Cycle in 1983/1984, in the creation of the regime of continued progression in 1998 (state public network), and in the adoption of the learning cycles and continued progression in 1992 (city of São Paulo public network). It is assumed that the realization of public policies in education depends to a large extent upon the participation of their main protagonists - the educators. It is thus important to know how certain factors influence the conceptions and the actions of educators with respect to learning cycles and continued progression. We seek to understand how these factors interact to determine the conception, very common among educators, that learning cycles and continued progression are important for the democratization of schooling and learning, but that the material and institutional/pedagogical conditions to implement them are lacking. In that way, they contribute to deteriorate even further the quality of teaching. The goal here is to help clarifying one of the controversies surrounding learning cycles and continued progression: the resistance of educators in accepting and implementing this educational proposal.
id USP-11_678ba3abbb9b7593b5542cce0d2469e1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/27947
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling A escola e os educadores em tempo de ciclos e progressão continuada: uma análise das experiências no estado de São Paulo The school and the educators in times of learning cycles and continued progression: an analysis of the experiences in the State of São Paulo CicloProgressão continuadaEducadoresCondicionantesLearning cyclesContinued progressionEducatorsFactors This article discusses the role of educators in the process of establishing and implementing learning cycles and continued progression in the city and state public school networks of São Paulo in four different moments: in the 1967/1968 Reform, in the implementation of the Literacy Basic Cycle in 1983/1984, in the creation of the regime of continued progression in 1998 (state public network), and in the adoption of the learning cycles and continued progression in 1992 (city of São Paulo public network). It is assumed that the realization of public policies in education depends to a large extent upon the participation of their main protagonists - the educators. It is thus important to know how certain factors influence the conceptions and the actions of educators with respect to learning cycles and continued progression. We seek to understand how these factors interact to determine the conception, very common among educators, that learning cycles and continued progression are important for the democratization of schooling and learning, but that the material and institutional/pedagogical conditions to implement them are lacking. In that way, they contribute to deteriorate even further the quality of teaching. The goal here is to help clarifying one of the controversies surrounding learning cycles and continued progression: the resistance of educators in accepting and implementing this educational proposal. Neste artigo discute-se a atuação dos educadores no processo de implementação dos ciclos e da progressão continuada nas redes públicas de ensino municipal e estadual de São Paulo em quatro momentos distintos: na Reforma de 67/68, na implantação do Ciclo Básico de Alfabetização em 1983/84, na instituição do regime de progressão continuada em 1998, (rede estadual paulista), e na adoção dos ciclos e da progressão continuada em 1992 (rede municipal de ensino da cidade de São Paulo). Considera-se que a efetivação das políticas públicas educacionais depende, em grande medida, da participação de seus principais protagonistas - os educadores. Por isso é importante saber como determinados condicionantes influenciam as concepções e a atuação dos educadores perante os ciclos e a progressão continuada. Tendo como referência quatro experiências realizadas em distintos momentos e com características particulares, busca-se analisar com base nos condicionantes materiais, ideológicos e institucionais-pedagógicos a resistência dos educadores em relação aos ciclos e à progressão continuada. Busca-se compreender como esses condicionantes interagem na determinação de uma concepção, muito comum entre os educadores, de que os ciclos e a progressão continuada são importantes na democratização do ensino e da aprendizagem, não obstante não existirem condições materiais e institucionais-pedagógicas para implementá-los. Sendo assim, eles contribuiriam para deteriorar ainda mais a qualidade do ensino. Com isso, quer-se neste artigo elucidar uma das controvérsias que envolvem os ciclos e a progressão continuada: a resistência dos educadores em aceitá-los e implementá-los. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2794710.1590/S1517-97022004000300002Educação e Pesquisa; v. 30 n. 3 (2004); 401-418Educação e Pesquisa; Vol. 30 No. 3 (2004); 401-418Educação e Pesquisa; Vol. 30 Núm. 3 (2004); 401-4181678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27947/29719Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessJacomini, Márcia Aparecida2014-10-24T15:41:39Zoai:revistas.usp.br:article/27947Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:41:39Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola e os educadores em tempo de ciclos e progressão continuada: uma análise das experiências no estado de São Paulo
The school and the educators in times of learning cycles and continued progression: an analysis of the experiences in the State of São Paulo
title A escola e os educadores em tempo de ciclos e progressão continuada: uma análise das experiências no estado de São Paulo
spellingShingle A escola e os educadores em tempo de ciclos e progressão continuada: uma análise das experiências no estado de São Paulo
Jacomini, Márcia Aparecida
Ciclo
Progressão continuada
Educadores
Condicionantes
Learning cycles
Continued progression
Educators
Factors
title_short A escola e os educadores em tempo de ciclos e progressão continuada: uma análise das experiências no estado de São Paulo
title_full A escola e os educadores em tempo de ciclos e progressão continuada: uma análise das experiências no estado de São Paulo
title_fullStr A escola e os educadores em tempo de ciclos e progressão continuada: uma análise das experiências no estado de São Paulo
title_full_unstemmed A escola e os educadores em tempo de ciclos e progressão continuada: uma análise das experiências no estado de São Paulo
title_sort A escola e os educadores em tempo de ciclos e progressão continuada: uma análise das experiências no estado de São Paulo
author Jacomini, Márcia Aparecida
author_facet Jacomini, Márcia Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacomini, Márcia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo
Progressão continuada
Educadores
Condicionantes
Learning cycles
Continued progression
Educators
Factors
topic Ciclo
Progressão continuada
Educadores
Condicionantes
Learning cycles
Continued progression
Educators
Factors
description This article discusses the role of educators in the process of establishing and implementing learning cycles and continued progression in the city and state public school networks of São Paulo in four different moments: in the 1967/1968 Reform, in the implementation of the Literacy Basic Cycle in 1983/1984, in the creation of the regime of continued progression in 1998 (state public network), and in the adoption of the learning cycles and continued progression in 1992 (city of São Paulo public network). It is assumed that the realization of public policies in education depends to a large extent upon the participation of their main protagonists - the educators. It is thus important to know how certain factors influence the conceptions and the actions of educators with respect to learning cycles and continued progression. We seek to understand how these factors interact to determine the conception, very common among educators, that learning cycles and continued progression are important for the democratization of schooling and learning, but that the material and institutional/pedagogical conditions to implement them are lacking. In that way, they contribute to deteriorate even further the quality of teaching. The goal here is to help clarifying one of the controversies surrounding learning cycles and continued progression: the resistance of educators in accepting and implementing this educational proposal.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27947
10.1590/S1517-97022004000300002
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27947
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022004000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27947/29719
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 30 n. 3 (2004); 401-418
Educação e Pesquisa; Vol. 30 No. 3 (2004); 401-418
Educação e Pesquisa; Vol. 30 Núm. 3 (2004); 401-418
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713810691260417