A questão da reflexão e da ação nas práticas psicoeducativas na pesquisa interventiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16528 |
Resumo: | This phenomenological study investigated three psychoeducational practices which were developed and utilised in an interventionist research work conducted in a community by PUC-SP s ECOFAM (Research Team in Educational Practice and Psychoeducational Attention to Families, Schools and Communities, Postgraduate Programme in Educational Psychology, Catholic University of Sao Paulo). The author carried out an analysis of the procedures adopted between 2004 and 2006. Her aim was to understand how the psychoeducational practices were put into effect and what contributions they made to their participants. This was done in the light of their ability to prompt action, as seen in terms of Hannah Arendt s work. The analysis was based on hermeneutics and on the ideas proposed by Arendt. It suggests that there is a need to relativise thought in what concerns the aim of an intervention in a community, this aim being, according to Arendt, the beginnning of a new movement. It also identifies several aspects related to the issue of action, such as volition, judgement, power, plurality, and conditioning. It thus highlights the importance of the fact that an intervention should take on board these different aspects as a way of increasing its effectiveness |
id |
PUC_SP-1_397caa87ac62e57718d293c90fa5ec33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16528 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Szymanski, HeloisaCalil, Simone Dalla Barba Walckoff2016-04-28T20:57:56Z2009-06-302009-05-06Calil, Simone Dalla Barba Walckoff. A questão da reflexão e da ação nas práticas psicoeducativas na pesquisa interventiva. 2009. 136 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16528This phenomenological study investigated three psychoeducational practices which were developed and utilised in an interventionist research work conducted in a community by PUC-SP s ECOFAM (Research Team in Educational Practice and Psychoeducational Attention to Families, Schools and Communities, Postgraduate Programme in Educational Psychology, Catholic University of Sao Paulo). The author carried out an analysis of the procedures adopted between 2004 and 2006. Her aim was to understand how the psychoeducational practices were put into effect and what contributions they made to their participants. This was done in the light of their ability to prompt action, as seen in terms of Hannah Arendt s work. The analysis was based on hermeneutics and on the ideas proposed by Arendt. It suggests that there is a need to relativise thought in what concerns the aim of an intervention in a community, this aim being, according to Arendt, the beginnning of a new movement. It also identifies several aspects related to the issue of action, such as volition, judgement, power, plurality, and conditioning. It thus highlights the importance of the fact that an intervention should take on board these different aspects as a way of increasing its effectivenessO presente estudo fenomenológico investigou três práticas psicoeducativas elaboradas e utilizadas em pesquisas interventivas realizadas em uma mesma comunidade pelo Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Atenção Psicoeducacional à Família, Escola e Comunidade (Ecofam), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação da PUC/SP. Foram feitas leituras dos relatos dos procedimentos utilizados nos anos de 2004 a 2006, buscando compreender como as práticas se apresentavam e o que possibilitaram para os que delas participaram, tendo como pano de fundo a interrogação a respeito da possibilidade de convocação para a ação, vistas a partir do pensamento de Hannah Arendt. A análise dos relatos, que teve como base a hermenêutica e as reflexões trazidas por Hannah Arendt, sugere a necessidade de uma relativização do pensamento, concernente ao fim último das intervenções realizadas na comunidade, qual seja a ação, compreendida, segundo Arendt, como a iniciação de um novo movimento. Os relatos apontam ainda a presença de vários aspectos vinculados à questão da ação, para além da reflexão, como a vontade, o juízo, o poder, a pluralidade, os condicionamentos, entre outros. Tais questões assinalam a importância da atenção das intervenções para uma abertura diante das facetas que envolvem a ação, ampliando assim as possibilidades das intervenções realizadasConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32740/Simone%20Dalla%20Barba%20Walckoff%20Calil.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaAçãoReflexãoPesquisa interventivaGrupo de Pesquisa em Praticas Educativas e Atencao Psicoeducacional a Familia, Escola e ComunidadeEducadoresPesquisa-acaoActionReflectionResearch interventionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALA questão da reflexão e da ação nas práticas psicoeducativas na pesquisa interventivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSimone Dalla Barba Walckoff Calil.pdf.txtSimone Dalla Barba Walckoff Calil.pdf.txtExtracted texttext/plain223809https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16528/3/Simone%20Dalla%20Barba%20Walckoff%20Calil.pdf.txt788ace230797b7601e8140c0c231b4fcMD53ORIGINALSimone Dalla Barba Walckoff Calil.pdfapplication/pdf706937https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16528/1/Simone%20Dalla%20Barba%20Walckoff%20Calil.pdf6177d6da0c55e67f4afff897e3f75965MD51THUMBNAILSimone Dalla Barba Walckoff Calil.pdf.jpgSimone Dalla Barba Walckoff Calil.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3167https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16528/2/Simone%20Dalla%20Barba%20Walckoff%20Calil.pdf.jpg8a53ce4a5f687e322d809f5d501a7abdMD52handle/165282022-04-27 16:22:38.249oai:repositorio.pucsp.br:handle/16528Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T19:22:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A questão da reflexão e da ação nas práticas psicoeducativas na pesquisa interventiva |
title |
A questão da reflexão e da ação nas práticas psicoeducativas na pesquisa interventiva |
spellingShingle |
A questão da reflexão e da ação nas práticas psicoeducativas na pesquisa interventiva Calil, Simone Dalla Barba Walckoff Ação Reflexão Pesquisa interventiva Grupo de Pesquisa em Praticas Educativas e Atencao Psicoeducacional a Familia, Escola e Comunidade Educadores Pesquisa-acao Action Reflection Research intervention CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
A questão da reflexão e da ação nas práticas psicoeducativas na pesquisa interventiva |
title_full |
A questão da reflexão e da ação nas práticas psicoeducativas na pesquisa interventiva |
title_fullStr |
A questão da reflexão e da ação nas práticas psicoeducativas na pesquisa interventiva |
title_full_unstemmed |
A questão da reflexão e da ação nas práticas psicoeducativas na pesquisa interventiva |
title_sort |
A questão da reflexão e da ação nas práticas psicoeducativas na pesquisa interventiva |
author |
Calil, Simone Dalla Barba Walckoff |
author_facet |
Calil, Simone Dalla Barba Walckoff |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Szymanski, Heloisa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calil, Simone Dalla Barba Walckoff |
contributor_str_mv |
Szymanski, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação Reflexão Pesquisa interventiva Grupo de Pesquisa em Praticas Educativas e Atencao Psicoeducacional a Familia, Escola e Comunidade Educadores Pesquisa-acao |
topic |
Ação Reflexão Pesquisa interventiva Grupo de Pesquisa em Praticas Educativas e Atencao Psicoeducacional a Familia, Escola e Comunidade Educadores Pesquisa-acao Action Reflection Research intervention CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Action Reflection Research intervention |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
This phenomenological study investigated three psychoeducational practices which were developed and utilised in an interventionist research work conducted in a community by PUC-SP s ECOFAM (Research Team in Educational Practice and Psychoeducational Attention to Families, Schools and Communities, Postgraduate Programme in Educational Psychology, Catholic University of Sao Paulo). The author carried out an analysis of the procedures adopted between 2004 and 2006. Her aim was to understand how the psychoeducational practices were put into effect and what contributions they made to their participants. This was done in the light of their ability to prompt action, as seen in terms of Hannah Arendt s work. The analysis was based on hermeneutics and on the ideas proposed by Arendt. It suggests that there is a need to relativise thought in what concerns the aim of an intervention in a community, this aim being, according to Arendt, the beginnning of a new movement. It also identifies several aspects related to the issue of action, such as volition, judgement, power, plurality, and conditioning. It thus highlights the importance of the fact that an intervention should take on board these different aspects as a way of increasing its effectiveness |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-06-30 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-05-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:57:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Calil, Simone Dalla Barba Walckoff. A questão da reflexão e da ação nas práticas psicoeducativas na pesquisa interventiva. 2009. 136 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16528 |
identifier_str_mv |
Calil, Simone Dalla Barba Walckoff. A questão da reflexão e da ação nas práticas psicoeducativas na pesquisa interventiva. 2009. 136 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16528/3/Simone%20Dalla%20Barba%20Walckoff%20Calil.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16528/1/Simone%20Dalla%20Barba%20Walckoff%20Calil.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16528/2/Simone%20Dalla%20Barba%20Walckoff%20Calil.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
788ace230797b7601e8140c0c231b4fc 6177d6da0c55e67f4afff897e3f75965 8a53ce4a5f687e322d809f5d501a7abd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277949518544896 |