Os procedimentos cômicos em a comédia do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elouzeiro, Elias dos Reis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29763
Resumo: A presente monografia é um estudo do texto teatral A Comédia do Trabalho, escrito de forma coletiva pela Companhia do Latão, grupo teatral de influência estética brechtiana, formado em São Paulo no ano de 2007. O trabalho tem como objetivo investigar os procedimentos empregados pela Companhia do Latão para a construção do efeito cômico em A Comédia do Trabalho. Nosso embasamento teórico foi construído a partir da Teoria Literária, da Filosofia e da Psicologia; entre os autores consultados merecem destaque Henri Bergson, Mikhail Bakhtin, Vladimir Propp e Sigmund Freud. A psicologia demonstrou, a partir das considerações de Freud (2012), que de maneira inconsciente o humor trabalha em nosso favor, como um pai que procura defender seu filho de um mal que se aproxima. Ele nos protege, ao sublimar a dor até que ela passe, e enquanto não passar, rimos. Bakhtin (1986), por sua vez, revelou que um dos maiores valores dentro da comicidade é sua capacidade de mobilizar um grupo a questionar os padrões vigentes. Não apenas questionar, mas subvertê-los, obrigando-os, mesmo que provisoriamente, a assumir uma nova configuração. A carnavalização, conceito apresentado pelo autor, está ligada à ação coletiva e pode ser instrumento de transformação social. Concluímos que A Comédia do Trabalho é significativamente carnavalizada. Nessa dramaturgia, o palco proporciona a inversão simbólica da ordem violentamente colocada sobre os indivíduos e dessa ação deriva-se a carnavalização. Por um breve momento a ordem é desfeita e os homens tornam-se iguais, mas a violência dos mandatários irrompe de forma autoritária, reestabelecendo o controle anterior. No entanto, a violência, o autoritarismo ou a miséria são trabalhados de forma risível. O riso, em A Comédia do Trabalho, devolve ao espectador a consciência de que o homem é um joguete na mão dos grandes capitalistas
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