Hegel: a comédia dramática nos Cursos de Estética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Neusa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-09012024-194324/
Resumo: Esta dissertação apresenta a comédia dramática nos CE com base nas seguintes premissas: a autonomia e a liberdade são o fundamento da comédia e do cômico; Hegel contrapõe o riso contagiante e a autoconfiança dos antigos à apatia e à indiferença dos modernos; a autonomia das personagens de Aristófanes é tributária do espírito livre da tragédia ática; o risível das comédias clássicas atravessa a Idade Média para se transformar em repulsa nas comédias modernas. A questão que permeia esta pesquisa diz respeito ao papel da comédia, ou mais precisamente, da Forma do humorístico, na dissolução da Arte. O objetivo central foi compreender as razões que levaram Hegel a afirmar que as comédias românticas não passam de imitações burlescas; que imitações burlescas não são expressões de Arte; que a subjetividade do humorístico é o fim da comédia e do cômico.
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