Ensino – aprendizagem de sociologia na periferia da cidade de São Paulo: contribuições da abordagem sociopsicodramática para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Carla Graziella da Cunha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27368
Resumo: The main objective of this project is to show how the Sociopsicodrama can contribute to the teaching of Sociology, from meetings in a public school in the peripheral region of São Paulo. The theoretical references that support the analysis depart from Jacob Levy's Socionomia of the basic concepts of Psychodrama, finding historical support in the pedagogy of the Drama of Maria Alicia Romaña, and the analysis of contemporary authors. The history of the teaching of Sociology in Brazil was analyzed and the changes proposed in a New Common Curricular Base for high school students. A qualitative field research was conducted with youngsters in a school environment. Six meetings were chosen whose criteria for choice involved the relevance of the experience. They provided the adolescents experiences involving the formation of attitudes, understanding of the reality that surrounds them and development of the critical sense. As a result, the insertion of creative and spontaneous ways of developing classes, proved to be well accepted by adolescents, especially in the last meeting. They were able to get in touch with the relevant content of the classes in an integrated manner in experiential proposals, through group inter-relation, active participation and interaction result in meetings that generated interest on the part of the students, and reflect ions that extrapolate the formal content of textbooks and lectures.
id PUC_SP-1_3fe51b4a870d6b4969c6af1e081b8c55
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27368
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Marino, Marilia JosefinaCampos, Carla Graziella da Cunha2022-08-24T21:37:37Z2022-08-24T21:37:37Z2017-09-28Campos, Carla Graziella da Cunha. Ensino – aprendizagem de sociologia na periferia da cidade de São Paulo: contribuições da abordagem sociopsicodramática para a educação. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Formação em Psicodrama) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27368The main objective of this project is to show how the Sociopsicodrama can contribute to the teaching of Sociology, from meetings in a public school in the peripheral region of São Paulo. The theoretical references that support the analysis depart from Jacob Levy's Socionomia of the basic concepts of Psychodrama, finding historical support in the pedagogy of the Drama of Maria Alicia Romaña, and the analysis of contemporary authors. The history of the teaching of Sociology in Brazil was analyzed and the changes proposed in a New Common Curricular Base for high school students. A qualitative field research was conducted with youngsters in a school environment. Six meetings were chosen whose criteria for choice involved the relevance of the experience. They provided the adolescents experiences involving the formation of attitudes, understanding of the reality that surrounds them and development of the critical sense. As a result, the insertion of creative and spontaneous ways of developing classes, proved to be well accepted by adolescents, especially in the last meeting. They were able to get in touch with the relevant content of the classes in an integrated manner in experiential proposals, through group inter-relation, active participation and interaction result in meetings that generated interest on the part of the students, and reflect ions that extrapolate the formal content of textbooks and lectures.Este trabalho tem como principal objetivo, evidenciar de que forma o Sociopsicodrama pode contribuir para o ensino de Sociologia, a partir de encontros em uma escola estadual, na região periférica de São Paulo. Os referenciais teóricos que embasam a análise, partem da Socionomia de Jacob Levy e dos conceitos básicos do Psicodrama, encontrando respaldo histórico na pedagogia do Drama de Maria Alicia Romaña e análise de autores contemporâneos. Foi analisada a história do ensino de Sociologia no Brasil e as mudanças propostas em uma Nova Base Curricular Comum para alunos do ensino médio. Realizou-se uma pesquisa de campo qualitativa, com jovens em ambiente escolar. Foram escolhidos seis encontros, cujos critérios para escolha envolveram a relevância da experiência vivenciada. Os encontros proporcionaram aos adolescentes experiências envolvendo a formação de atitudes, compreensão da realidade que os cerca e desenvolvimento do senso crítico. Como resultado, a inserção de formas criativas e espontâneas de desenvolver as aulas mostrou - se bem aceita pelos adolescentes, principalmente no último encontro. Estes puderam entrar em contato com o conteúdo pertinente às aulas, de forma integrada em propostas vivenciais, através da inter-relação do grupo, participação ativa e ludicidade, resultando em encontros que geraram interesse por parte dos educandos e reflexões que extrapolam o conteúdo formal de livros didáticos e aulas expositivasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Formação em PsicodramaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIASociopsicodramaPedagogia morenianaEducação na periferiaProtagonismo juvenilSociopsicodramaMoreniana pedagogyPeripheral educationJuvenile protagonismEnsino – aprendizagem de sociologia na periferia da cidade de São Paulo: contribuições da abordagem sociopsicodramática para a educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCARLA GRAZIELLA DA CUNHA CAMPOS.pdfapplication/pdf1383322https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27368/1/CARLA%20GRAZIELLA%20DA%20CUNHA%20CAMPOS.pdf7b531e6ee11f2c139623196549384584MD51TEXTCARLA GRAZIELLA DA CUNHA CAMPOS.pdf.txtCARLA GRAZIELLA DA CUNHA CAMPOS.pdf.txtExtracted texttext/plain190619https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27368/2/CARLA%20GRAZIELLA%20DA%20CUNHA%20CAMPOS.pdf.txta9ab50765be28a11f18f4a2395fbad45MD52THUMBNAILCARLA GRAZIELLA DA CUNHA CAMPOS.pdf.jpgCARLA GRAZIELLA DA CUNHA CAMPOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27368/3/CARLA%20GRAZIELLA%20DA%20CUNHA%20CAMPOS.pdf.jpg23dc76b2b78b0ebde28e5b50fa29392fMD53handle/273682023-08-31 08:40:06.735oai:repositorio.pucsp.br:handle/27368Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-31T11:40:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino – aprendizagem de sociologia na periferia da cidade de São Paulo: contribuições da abordagem sociopsicodramática para a educação
title Ensino – aprendizagem de sociologia na periferia da cidade de São Paulo: contribuições da abordagem sociopsicodramática para a educação
spellingShingle Ensino – aprendizagem de sociologia na periferia da cidade de São Paulo: contribuições da abordagem sociopsicodramática para a educação
Campos, Carla Graziella da Cunha
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Sociopsicodrama
Pedagogia moreniana
Educação na periferia
Protagonismo juvenil
Sociopsicodrama
Moreniana pedagogy
Peripheral education
Juvenile protagonism
title_short Ensino – aprendizagem de sociologia na periferia da cidade de São Paulo: contribuições da abordagem sociopsicodramática para a educação
title_full Ensino – aprendizagem de sociologia na periferia da cidade de São Paulo: contribuições da abordagem sociopsicodramática para a educação
title_fullStr Ensino – aprendizagem de sociologia na periferia da cidade de São Paulo: contribuições da abordagem sociopsicodramática para a educação
title_full_unstemmed Ensino – aprendizagem de sociologia na periferia da cidade de São Paulo: contribuições da abordagem sociopsicodramática para a educação
title_sort Ensino – aprendizagem de sociologia na periferia da cidade de São Paulo: contribuições da abordagem sociopsicodramática para a educação
author Campos, Carla Graziella da Cunha
author_facet Campos, Carla Graziella da Cunha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marino, Marilia Josefina
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Carla Graziella da Cunha
contributor_str_mv Marino, Marilia Josefina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Sociopsicodrama
Pedagogia moreniana
Educação na periferia
Protagonismo juvenil
Sociopsicodrama
Moreniana pedagogy
Peripheral education
Juvenile protagonism
dc.subject.por.fl_str_mv Sociopsicodrama
Pedagogia moreniana
Educação na periferia
Protagonismo juvenil
dc.subject.eng.fl_str_mv Sociopsicodrama
Moreniana pedagogy
Peripheral education
Juvenile protagonism
description The main objective of this project is to show how the Sociopsicodrama can contribute to the teaching of Sociology, from meetings in a public school in the peripheral region of São Paulo. The theoretical references that support the analysis depart from Jacob Levy's Socionomia of the basic concepts of Psychodrama, finding historical support in the pedagogy of the Drama of Maria Alicia Romaña, and the analysis of contemporary authors. The history of the teaching of Sociology in Brazil was analyzed and the changes proposed in a New Common Curricular Base for high school students. A qualitative field research was conducted with youngsters in a school environment. Six meetings were chosen whose criteria for choice involved the relevance of the experience. They provided the adolescents experiences involving the formation of attitudes, understanding of the reality that surrounds them and development of the critical sense. As a result, the insertion of creative and spontaneous ways of developing classes, proved to be well accepted by adolescents, especially in the last meeting. They were able to get in touch with the relevant content of the classes in an integrated manner in experiential proposals, through group inter-relation, active participation and interaction result in meetings that generated interest on the part of the students, and reflect ions that extrapolate the formal content of textbooks and lectures.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-24T21:37:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-24T21:37:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Campos, Carla Graziella da Cunha. Ensino – aprendizagem de sociologia na periferia da cidade de São Paulo: contribuições da abordagem sociopsicodramática para a educação. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Formação em Psicodrama) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27368
identifier_str_mv Campos, Carla Graziella da Cunha. Ensino – aprendizagem de sociologia na periferia da cidade de São Paulo: contribuições da abordagem sociopsicodramática para a educação. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Formação em Psicodrama) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Formação em Psicodrama
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27368/1/CARLA%20GRAZIELLA%20DA%20CUNHA%20CAMPOS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27368/2/CARLA%20GRAZIELLA%20DA%20CUNHA%20CAMPOS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27368/3/CARLA%20GRAZIELLA%20DA%20CUNHA%20CAMPOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b531e6ee11f2c139623196549384584
a9ab50765be28a11f18f4a2395fbad45
23dc76b2b78b0ebde28e5b50fa29392f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277788410085376