Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35667 |
Resumo: | Esta pesquisa busca refletir sobre as necessidades e expectativas dos alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos, e diante de levantamento de dados, propor sugestões de atividades que atendam aos participantes desta modalidade de ensino, no que diz respeito à leitura de textos em Língua Inglesa. Considerando que estes alunos retornam à sala de aula por motivos diversos, é importante delinear o perfil e suas expectativas em relação aos estudos. Diferentemente do antigo Mobral, que tinha como principal objetivo a alfabetização, a EJA visa preparar os alunos para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania. Este estudo fundamenta-se na Proposta Curricular para EJA/MEC (2002) e nos referenciais teóricos de autores como Hutchinson& Waters (1987), Vygotsky (1989), Rizzini (1999), Abreu (2005), Freire (2007), Leffa (2007). A pesquisa tem uma abordagem com foco na ação do professor. Os participantes serão a professora-pesquisadora e os alunos do Primeiro Termo do Ensino Médio da EJA |
id |
PUC_SP-1_404bc2b76e89a5f95286ef0d27175c50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35667 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Caltabiano, Maria AparecidaSouza, Simone Alves de2023-07-05T19:50:31Z2023-07-05T19:50:31Z2017-02-01Souza, Simone Alves de. Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35667Esta pesquisa busca refletir sobre as necessidades e expectativas dos alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos, e diante de levantamento de dados, propor sugestões de atividades que atendam aos participantes desta modalidade de ensino, no que diz respeito à leitura de textos em Língua Inglesa. Considerando que estes alunos retornam à sala de aula por motivos diversos, é importante delinear o perfil e suas expectativas em relação aos estudos. Diferentemente do antigo Mobral, que tinha como principal objetivo a alfabetização, a EJA visa preparar os alunos para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania. Este estudo fundamenta-se na Proposta Curricular para EJA/MEC (2002) e nos referenciais teóricos de autores como Hutchinson& Waters (1987), Vygotsky (1989), Rizzini (1999), Abreu (2005), Freire (2007), Leffa (2007). A pesquisa tem uma abordagem com foco na ação do professor. Os participantes serão a professora-pesquisadora e os alunos do Primeiro Termo do Ensino Médio da EJAporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEducação de jovens e adultosLíngua inglesa - Estudo e ensinoEducação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSIMONE ALVES DE SOUZA.pdfapplication/pdf1733194https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35667/1/SIMONE%20ALVES%20DE%20SOUZA.pdf5bf174d79c56546505b728347b2511e8MD51TEXTSIMONE ALVES DE SOUZA.pdf.txtSIMONE ALVES DE SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain97106https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35667/2/SIMONE%20ALVES%20DE%20SOUZA.pdf.txt0f63826a343552d17296da87997566feMD52THUMBNAILSIMONE ALVES DE SOUZA.pdf.jpgSIMONE ALVES DE SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35667/3/SIMONE%20ALVES%20DE%20SOUZA.pdf.jpgc2246a28183a870b81cf5fa8a7302481MD53handle/356672023-07-06 01:41:36.399oai:repositorio.pucsp.br:handle/35667Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:41:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos |
title |
Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos |
spellingShingle |
Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos Souza, Simone Alves de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Educação de jovens e adultos Língua inglesa - Estudo e ensino |
title_short |
Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos |
title_full |
Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos |
title_fullStr |
Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos |
title_full_unstemmed |
Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos |
title_sort |
Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos |
author |
Souza, Simone Alves de |
author_facet |
Souza, Simone Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caltabiano, Maria Aparecida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Simone Alves de |
contributor_str_mv |
Caltabiano, Maria Aparecida |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Educação de jovens e adultos Língua inglesa - Estudo e ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Língua inglesa - Estudo e ensino |
description |
Esta pesquisa busca refletir sobre as necessidades e expectativas dos alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos, e diante de levantamento de dados, propor sugestões de atividades que atendam aos participantes desta modalidade de ensino, no que diz respeito à leitura de textos em Língua Inglesa. Considerando que estes alunos retornam à sala de aula por motivos diversos, é importante delinear o perfil e suas expectativas em relação aos estudos. Diferentemente do antigo Mobral, que tinha como principal objetivo a alfabetização, a EJA visa preparar os alunos para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania. Este estudo fundamenta-se na Proposta Curricular para EJA/MEC (2002) e nos referenciais teóricos de autores como Hutchinson& Waters (1987), Vygotsky (1989), Rizzini (1999), Abreu (2005), Freire (2007), Leffa (2007). A pesquisa tem uma abordagem com foco na ação do professor. Os participantes serão a professora-pesquisadora e os alunos do Primeiro Termo do Ensino Médio da EJA |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:50:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:50:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Souza, Simone Alves de. Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35667 |
identifier_str_mv |
Souza, Simone Alves de. Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35667/1/SIMONE%20ALVES%20DE%20SOUZA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35667/2/SIMONE%20ALVES%20DE%20SOUZA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35667/3/SIMONE%20ALVES%20DE%20SOUZA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5bf174d79c56546505b728347b2511e8 0f63826a343552d17296da87997566fe c2246a28183a870b81cf5fa8a7302481 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278019562373120 |