Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Simone Alves de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35667
Resumo: Esta pesquisa busca refletir sobre as necessidades e expectativas dos alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos, e diante de levantamento de dados, propor sugestões de atividades que atendam aos participantes desta modalidade de ensino, no que diz respeito à leitura de textos em Língua Inglesa. Considerando que estes alunos retornam à sala de aula por motivos diversos, é importante delinear o perfil e suas expectativas em relação aos estudos. Diferentemente do antigo Mobral, que tinha como principal objetivo a alfabetização, a EJA visa preparar os alunos para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania. Este estudo fundamenta-se na Proposta Curricular para EJA/MEC (2002) e nos referenciais teóricos de autores como Hutchinson& Waters (1987), Vygotsky (1989), Rizzini (1999), Abreu (2005), Freire (2007), Leffa (2007). A pesquisa tem uma abordagem com foco na ação do professor. Os participantes serão a professora-pesquisadora e os alunos do Primeiro Termo do Ensino Médio da EJA
id PUC_SP-1_404bc2b76e89a5f95286ef0d27175c50
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35667
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Caltabiano, Maria AparecidaSouza, Simone Alves de2023-07-05T19:50:31Z2023-07-05T19:50:31Z2017-02-01Souza, Simone Alves de. Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35667Esta pesquisa busca refletir sobre as necessidades e expectativas dos alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos, e diante de levantamento de dados, propor sugestões de atividades que atendam aos participantes desta modalidade de ensino, no que diz respeito à leitura de textos em Língua Inglesa. Considerando que estes alunos retornam à sala de aula por motivos diversos, é importante delinear o perfil e suas expectativas em relação aos estudos. Diferentemente do antigo Mobral, que tinha como principal objetivo a alfabetização, a EJA visa preparar os alunos para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania. Este estudo fundamenta-se na Proposta Curricular para EJA/MEC (2002) e nos referenciais teóricos de autores como Hutchinson& Waters (1987), Vygotsky (1989), Rizzini (1999), Abreu (2005), Freire (2007), Leffa (2007). A pesquisa tem uma abordagem com foco na ação do professor. Os participantes serão a professora-pesquisadora e os alunos do Primeiro Termo do Ensino Médio da EJAporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEducação de jovens e adultosLíngua inglesa - Estudo e ensinoEducação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSIMONE ALVES DE SOUZA.pdfapplication/pdf1733194https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35667/1/SIMONE%20ALVES%20DE%20SOUZA.pdf5bf174d79c56546505b728347b2511e8MD51TEXTSIMONE ALVES DE SOUZA.pdf.txtSIMONE ALVES DE SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain97106https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35667/2/SIMONE%20ALVES%20DE%20SOUZA.pdf.txt0f63826a343552d17296da87997566feMD52THUMBNAILSIMONE ALVES DE SOUZA.pdf.jpgSIMONE ALVES DE SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35667/3/SIMONE%20ALVES%20DE%20SOUZA.pdf.jpgc2246a28183a870b81cf5fa8a7302481MD53handle/356672023-07-06 01:41:36.399oai:repositorio.pucsp.br:handle/35667Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:41:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos
title Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos
spellingShingle Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos
Souza, Simone Alves de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Educação de jovens e adultos
Língua inglesa - Estudo e ensino
title_short Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos
title_full Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos
title_fullStr Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos
title_sort Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos
author Souza, Simone Alves de
author_facet Souza, Simone Alves de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caltabiano, Maria Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Simone Alves de
contributor_str_mv Caltabiano, Maria Aparecida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Educação de jovens e adultos
Língua inglesa - Estudo e ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Língua inglesa - Estudo e ensino
description Esta pesquisa busca refletir sobre as necessidades e expectativas dos alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos, e diante de levantamento de dados, propor sugestões de atividades que atendam aos participantes desta modalidade de ensino, no que diz respeito à leitura de textos em Língua Inglesa. Considerando que estes alunos retornam à sala de aula por motivos diversos, é importante delinear o perfil e suas expectativas em relação aos estudos. Diferentemente do antigo Mobral, que tinha como principal objetivo a alfabetização, a EJA visa preparar os alunos para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania. Este estudo fundamenta-se na Proposta Curricular para EJA/MEC (2002) e nos referenciais teóricos de autores como Hutchinson& Waters (1987), Vygotsky (1989), Rizzini (1999), Abreu (2005), Freire (2007), Leffa (2007). A pesquisa tem uma abordagem com foco na ação do professor. Os participantes serão a professora-pesquisadora e os alunos do Primeiro Termo do Ensino Médio da EJA
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:50:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:50:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Souza, Simone Alves de. Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35667
identifier_str_mv Souza, Simone Alves de. Educação de jovens e adultos: o ensino da língua inglesa a partir das experiências e necessidades dos alunos. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35667/1/SIMONE%20ALVES%20DE%20SOUZA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35667/2/SIMONE%20ALVES%20DE%20SOUZA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35667/3/SIMONE%20ALVES%20DE%20SOUZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5bf174d79c56546505b728347b2511e8
0f63826a343552d17296da87997566fe
c2246a28183a870b81cf5fa8a7302481
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278019562373120