Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29016 |
Resumo: | A construção deste trabalho tem como ponto de partida conhecer a classe hospitalar e promover a capacitação docente para atuar nesse espaço. O ponto de partida foi a escola da rede particular de ensino, como campo de estágio obrigatório, onde foi possível observar práticas e trocar idéias com os profissionais. Foi possível verificar que eles não tinham conhecimento sobre o tema. A investigação sobre programas de capacitação docente para atuar em classe hospitalar demonstrou que esses cursos são raros, com horários pouco flexíveis. Diante disso, esta pesquisa propõe um programa para capacitar professores para atuar em classe hospitalar, uma capacitação ampla, que envolve aspectos mais profundos de ordem patológica, sociológica e principalmente psicológica, do aluno-paciente. O profissional de classe hospitalar precisa estar preparado para promover momentos de afeto, de aproximações de saberes interdisciplinares e mediações entre o hospital e a escola, assumindo uma postura de dialogicidade |
id |
PUC_SP-1_40a1c346af1ef7dd77e2e66394c7d7a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29016 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlini, Alda LuizaSouza, Juliana Ferreira de2022-10-18T17:42:43Z2022-10-18T17:42:43Z2009-12-09Souza, Juliana Ferreira de. Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29016A construção deste trabalho tem como ponto de partida conhecer a classe hospitalar e promover a capacitação docente para atuar nesse espaço. O ponto de partida foi a escola da rede particular de ensino, como campo de estágio obrigatório, onde foi possível observar práticas e trocar idéias com os profissionais. Foi possível verificar que eles não tinham conhecimento sobre o tema. A investigação sobre programas de capacitação docente para atuar em classe hospitalar demonstrou que esses cursos são raros, com horários pouco flexíveis. Diante disso, esta pesquisa propõe um programa para capacitar professores para atuar em classe hospitalar, uma capacitação ampla, que envolve aspectos mais profundos de ordem patológica, sociológica e principalmente psicológica, do aluno-paciente. O profissional de classe hospitalar precisa estar preparado para promover momentos de afeto, de aproximações de saberes interdisciplinares e mediações entre o hospital e a escola, assumindo uma postura de dialogicidadeporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOClasse hospitalarAluno-pacienteClasse hospitalar: uma proposta de capacitação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJULIANA FERREIRA DE SOUZA - TCC.pdfapplication/pdf248020https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29016/1/JULIANA%20FERREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdf578ef04d0d2f89c359151dd0d5f44209MD51TEXTJULIANA FERREIRA DE SOUZA - TCC.pdf.txtJULIANA FERREIRA DE SOUZA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain59702https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29016/2/JULIANA%20FERREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdf.txtfb460d7f2ea1ad08b84398020a4a72feMD52THUMBNAILJULIANA FERREIRA DE SOUZA - TCC.pdf.jpgJULIANA FERREIRA DE SOUZA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29016/3/JULIANA%20FERREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdf.jpg13fabb39087c4224872dc6836dbb0264MD53handle/290162022-10-19 01:03:23.878oai:repositorio.pucsp.br:handle/29016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-19T04:03:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente |
title |
Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente |
spellingShingle |
Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente Souza, Juliana Ferreira de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Classe hospitalar Aluno-paciente |
title_short |
Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente |
title_full |
Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente |
title_fullStr |
Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente |
title_full_unstemmed |
Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente |
title_sort |
Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente |
author |
Souza, Juliana Ferreira de |
author_facet |
Souza, Juliana Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlini, Alda Luiza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Juliana Ferreira de |
contributor_str_mv |
Carlini, Alda Luiza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Classe hospitalar Aluno-paciente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Classe hospitalar Aluno-paciente |
description |
A construção deste trabalho tem como ponto de partida conhecer a classe hospitalar e promover a capacitação docente para atuar nesse espaço. O ponto de partida foi a escola da rede particular de ensino, como campo de estágio obrigatório, onde foi possível observar práticas e trocar idéias com os profissionais. Foi possível verificar que eles não tinham conhecimento sobre o tema. A investigação sobre programas de capacitação docente para atuar em classe hospitalar demonstrou que esses cursos são raros, com horários pouco flexíveis. Diante disso, esta pesquisa propõe um programa para capacitar professores para atuar em classe hospitalar, uma capacitação ampla, que envolve aspectos mais profundos de ordem patológica, sociológica e principalmente psicológica, do aluno-paciente. O profissional de classe hospitalar precisa estar preparado para promover momentos de afeto, de aproximações de saberes interdisciplinares e mediações entre o hospital e a escola, assumindo uma postura de dialogicidade |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-18T17:42:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-18T17:42:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Souza, Juliana Ferreira de. Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29016 |
identifier_str_mv |
Souza, Juliana Ferreira de. Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Pedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29016/1/JULIANA%20FERREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29016/2/JULIANA%20FERREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29016/3/JULIANA%20FERREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
578ef04d0d2f89c359151dd0d5f44209 fb460d7f2ea1ad08b84398020a4a72fe 13fabb39087c4224872dc6836dbb0264 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277915539439616 |