Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Juliana Ferreira de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29016
Resumo: A construção deste trabalho tem como ponto de partida conhecer a classe hospitalar e promover a capacitação docente para atuar nesse espaço. O ponto de partida foi a escola da rede particular de ensino, como campo de estágio obrigatório, onde foi possível observar práticas e trocar idéias com os profissionais. Foi possível verificar que eles não tinham conhecimento sobre o tema. A investigação sobre programas de capacitação docente para atuar em classe hospitalar demonstrou que esses cursos são raros, com horários pouco flexíveis. Diante disso, esta pesquisa propõe um programa para capacitar professores para atuar em classe hospitalar, uma capacitação ampla, que envolve aspectos mais profundos de ordem patológica, sociológica e principalmente psicológica, do aluno-paciente. O profissional de classe hospitalar precisa estar preparado para promover momentos de afeto, de aproximações de saberes interdisciplinares e mediações entre o hospital e a escola, assumindo uma postura de dialogicidade
id PUC_SP-1_40a1c346af1ef7dd77e2e66394c7d7a6
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29016
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Carlini, Alda LuizaSouza, Juliana Ferreira de2022-10-18T17:42:43Z2022-10-18T17:42:43Z2009-12-09Souza, Juliana Ferreira de. Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29016A construção deste trabalho tem como ponto de partida conhecer a classe hospitalar e promover a capacitação docente para atuar nesse espaço. O ponto de partida foi a escola da rede particular de ensino, como campo de estágio obrigatório, onde foi possível observar práticas e trocar idéias com os profissionais. Foi possível verificar que eles não tinham conhecimento sobre o tema. A investigação sobre programas de capacitação docente para atuar em classe hospitalar demonstrou que esses cursos são raros, com horários pouco flexíveis. Diante disso, esta pesquisa propõe um programa para capacitar professores para atuar em classe hospitalar, uma capacitação ampla, que envolve aspectos mais profundos de ordem patológica, sociológica e principalmente psicológica, do aluno-paciente. O profissional de classe hospitalar precisa estar preparado para promover momentos de afeto, de aproximações de saberes interdisciplinares e mediações entre o hospital e a escola, assumindo uma postura de dialogicidadeporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOClasse hospitalarAluno-pacienteClasse hospitalar: uma proposta de capacitação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJULIANA FERREIRA DE SOUZA - TCC.pdfapplication/pdf248020https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29016/1/JULIANA%20FERREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdf578ef04d0d2f89c359151dd0d5f44209MD51TEXTJULIANA FERREIRA DE SOUZA - TCC.pdf.txtJULIANA FERREIRA DE SOUZA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain59702https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29016/2/JULIANA%20FERREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdf.txtfb460d7f2ea1ad08b84398020a4a72feMD52THUMBNAILJULIANA FERREIRA DE SOUZA - TCC.pdf.jpgJULIANA FERREIRA DE SOUZA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29016/3/JULIANA%20FERREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdf.jpg13fabb39087c4224872dc6836dbb0264MD53handle/290162022-10-19 01:03:23.878oai:repositorio.pucsp.br:handle/29016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-19T04:03:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente
title Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente
spellingShingle Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente
Souza, Juliana Ferreira de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Classe hospitalar
Aluno-paciente
title_short Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente
title_full Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente
title_fullStr Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente
title_full_unstemmed Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente
title_sort Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente
author Souza, Juliana Ferreira de
author_facet Souza, Juliana Ferreira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Juliana Ferreira de
contributor_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Classe hospitalar
Aluno-paciente
dc.subject.por.fl_str_mv Classe hospitalar
Aluno-paciente
description A construção deste trabalho tem como ponto de partida conhecer a classe hospitalar e promover a capacitação docente para atuar nesse espaço. O ponto de partida foi a escola da rede particular de ensino, como campo de estágio obrigatório, onde foi possível observar práticas e trocar idéias com os profissionais. Foi possível verificar que eles não tinham conhecimento sobre o tema. A investigação sobre programas de capacitação docente para atuar em classe hospitalar demonstrou que esses cursos são raros, com horários pouco flexíveis. Diante disso, esta pesquisa propõe um programa para capacitar professores para atuar em classe hospitalar, uma capacitação ampla, que envolve aspectos mais profundos de ordem patológica, sociológica e principalmente psicológica, do aluno-paciente. O profissional de classe hospitalar precisa estar preparado para promover momentos de afeto, de aproximações de saberes interdisciplinares e mediações entre o hospital e a escola, assumindo uma postura de dialogicidade
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Souza, Juliana Ferreira de. Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29016
identifier_str_mv Souza, Juliana Ferreira de. Classe hospitalar: uma proposta de capacitação docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29016/1/JULIANA%20FERREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29016/2/JULIANA%20FERREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29016/3/JULIANA%20FERREIRA%20DE%20SOUZA%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 578ef04d0d2f89c359151dd0d5f44209
fb460d7f2ea1ad08b84398020a4a72fe
13fabb39087c4224872dc6836dbb0264
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277915539439616