A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Rafael Romano
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18743
Resumo: No presente estudo, com base na pesquisa qualitativa e no método fenomenológico, pretendeu-se retratar uma vivência específica de uma criança em uma escola situada na zona oeste de São Paulo. Pesquisou-se como a criança explora o espaço de sua sala de aula, no sentido de verificar o que a liberdade/não liberdade de movimentação e exploração dos espaços propicia em termos de experimentação/aprendizagem. Partindo da idéia de que o espaço registra a maneira de viver a relação pedagógica, buscou-se o significado que emerge para a criança quando esta pode livremente experimentar possibilidades em relação aos diferentes espaços de sua sala de aula. Para isso, a pesquisa foi dividida em dois momentos. Numa primeira etapa realizaramse observações para compor descrições sobre como uma turma de alunos entra em contato com os espaços de sua sala de aula. Numa segunda etapa, através de uma entrevista aberta e também da realização de desenhos por parte de uma criança, pretendeu-se acessar o significado que têm para ela os diferentes espaços desta sua sala de aula. Pôde-se perceber que o espaço significado pela criança está muito relacionado às atividades ali realizadas. Ela se apropria do espaço compreendendo-o como espaço de ação, espaço do aprender e do brincar. O espaço também possui o significado de colaboração representando convívio social - aprender a colaborar em atividades coletivas
id PUC_SP-1_4395d83862d10b17a57662a0a0d17b05
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18743
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Rubano, Denize Rhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4480482Z4Figueiredo, Rafael Romano2008-12-18Figueiredo, Rafael Romano. A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico. 2008. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18743No presente estudo, com base na pesquisa qualitativa e no método fenomenológico, pretendeu-se retratar uma vivência específica de uma criança em uma escola situada na zona oeste de São Paulo. Pesquisou-se como a criança explora o espaço de sua sala de aula, no sentido de verificar o que a liberdade/não liberdade de movimentação e exploração dos espaços propicia em termos de experimentação/aprendizagem. Partindo da idéia de que o espaço registra a maneira de viver a relação pedagógica, buscou-se o significado que emerge para a criança quando esta pode livremente experimentar possibilidades em relação aos diferentes espaços de sua sala de aula. Para isso, a pesquisa foi dividida em dois momentos. Numa primeira etapa realizaramse observações para compor descrições sobre como uma turma de alunos entra em contato com os espaços de sua sala de aula. Numa segunda etapa, através de uma entrevista aberta e também da realização de desenhos por parte de uma criança, pretendeu-se acessar o significado que têm para ela os diferentes espaços desta sua sala de aula. Pôde-se perceber que o espaço significado pela criança está muito relacionado às atividades ali realizadas. Ela se apropria do espaço compreendendo-o como espaço de ação, espaço do aprender e do brincar. O espaço também possui o significado de colaboração representando convívio social - aprender a colaborar em atividades coletivasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/36255/Rafael%20Romano%20Figueiredo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAExploração de sala de aulaCriançaFenomenologiaSala de aula -- UtilizacaoA criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRafael Romano Figueiredo.pdf.txtRafael Romano Figueiredo.pdf.txtExtracted texttext/plain92297https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18743/3/Rafael%20Romano%20Figueiredo.pdf.txt02285f944870ed946b1771de02ebc1fbMD53THUMBNAILRafael Romano Figueiredo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3550https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18743/1/Rafael%20Romano%20Figueiredo.pdf.jpgd72079633c90ba8e562dd50bb3256c97MD51ORIGINALRafael Romano Figueiredo.pdfapplication/pdf2252769https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18743/2/Rafael%20Romano%20Figueiredo.pdfab3278129a6d4468f6a05291829a3409MD52handle/187432022-12-21 17:01:26.837oai:repositorio.pucsp.br:handle/18743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T20:01:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico
title A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico
spellingShingle A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico
Figueiredo, Rafael Romano
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Exploração de sala de aula
Criança
Fenomenologia
Sala de aula -- Utilizacao
title_short A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico
title_full A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico
title_fullStr A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico
title_full_unstemmed A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico
title_sort A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico
author Figueiredo, Rafael Romano
author_facet Figueiredo, Rafael Romano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rubano, Denize R
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4480482Z4
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Rafael Romano
contributor_str_mv Rubano, Denize R
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Exploração de sala de aula
Criança
Fenomenologia
Sala de aula -- Utilizacao
dc.subject.por.fl_str_mv Exploração de sala de aula
Criança
Fenomenologia
Sala de aula -- Utilizacao
description No presente estudo, com base na pesquisa qualitativa e no método fenomenológico, pretendeu-se retratar uma vivência específica de uma criança em uma escola situada na zona oeste de São Paulo. Pesquisou-se como a criança explora o espaço de sua sala de aula, no sentido de verificar o que a liberdade/não liberdade de movimentação e exploração dos espaços propicia em termos de experimentação/aprendizagem. Partindo da idéia de que o espaço registra a maneira de viver a relação pedagógica, buscou-se o significado que emerge para a criança quando esta pode livremente experimentar possibilidades em relação aos diferentes espaços de sua sala de aula. Para isso, a pesquisa foi dividida em dois momentos. Numa primeira etapa realizaramse observações para compor descrições sobre como uma turma de alunos entra em contato com os espaços de sua sala de aula. Numa segunda etapa, através de uma entrevista aberta e também da realização de desenhos por parte de uma criança, pretendeu-se acessar o significado que têm para ela os diferentes espaços desta sua sala de aula. Pôde-se perceber que o espaço significado pela criança está muito relacionado às atividades ali realizadas. Ela se apropria do espaço compreendendo-o como espaço de ação, espaço do aprender e do brincar. O espaço também possui o significado de colaboração representando convívio social - aprender a colaborar em atividades coletivas
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Figueiredo, Rafael Romano. A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico. 2008. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18743
identifier_str_mv Figueiredo, Rafael Romano. A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico. 2008. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18743/3/Rafael%20Romano%20Figueiredo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18743/1/Rafael%20Romano%20Figueiredo.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18743/2/Rafael%20Romano%20Figueiredo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 02285f944870ed946b1771de02ebc1fb
d72079633c90ba8e562dd50bb3256c97
ab3278129a6d4468f6a05291829a3409
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278002136088576