A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18743 |
Resumo: | No presente estudo, com base na pesquisa qualitativa e no método fenomenológico, pretendeu-se retratar uma vivência específica de uma criança em uma escola situada na zona oeste de São Paulo. Pesquisou-se como a criança explora o espaço de sua sala de aula, no sentido de verificar o que a liberdade/não liberdade de movimentação e exploração dos espaços propicia em termos de experimentação/aprendizagem. Partindo da idéia de que o espaço registra a maneira de viver a relação pedagógica, buscou-se o significado que emerge para a criança quando esta pode livremente experimentar possibilidades em relação aos diferentes espaços de sua sala de aula. Para isso, a pesquisa foi dividida em dois momentos. Numa primeira etapa realizaramse observações para compor descrições sobre como uma turma de alunos entra em contato com os espaços de sua sala de aula. Numa segunda etapa, através de uma entrevista aberta e também da realização de desenhos por parte de uma criança, pretendeu-se acessar o significado que têm para ela os diferentes espaços desta sua sala de aula. Pôde-se perceber que o espaço significado pela criança está muito relacionado às atividades ali realizadas. Ela se apropria do espaço compreendendo-o como espaço de ação, espaço do aprender e do brincar. O espaço também possui o significado de colaboração representando convívio social - aprender a colaborar em atividades coletivas |
id |
PUC_SP-1_4395d83862d10b17a57662a0a0d17b05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/18743 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Rubano, Denize Rhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4480482Z4Figueiredo, Rafael Romano2008-12-18Figueiredo, Rafael Romano. A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico. 2008. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18743No presente estudo, com base na pesquisa qualitativa e no método fenomenológico, pretendeu-se retratar uma vivência específica de uma criança em uma escola situada na zona oeste de São Paulo. Pesquisou-se como a criança explora o espaço de sua sala de aula, no sentido de verificar o que a liberdade/não liberdade de movimentação e exploração dos espaços propicia em termos de experimentação/aprendizagem. Partindo da idéia de que o espaço registra a maneira de viver a relação pedagógica, buscou-se o significado que emerge para a criança quando esta pode livremente experimentar possibilidades em relação aos diferentes espaços de sua sala de aula. Para isso, a pesquisa foi dividida em dois momentos. Numa primeira etapa realizaramse observações para compor descrições sobre como uma turma de alunos entra em contato com os espaços de sua sala de aula. Numa segunda etapa, através de uma entrevista aberta e também da realização de desenhos por parte de uma criança, pretendeu-se acessar o significado que têm para ela os diferentes espaços desta sua sala de aula. Pôde-se perceber que o espaço significado pela criança está muito relacionado às atividades ali realizadas. Ela se apropria do espaço compreendendo-o como espaço de ação, espaço do aprender e do brincar. O espaço também possui o significado de colaboração representando convívio social - aprender a colaborar em atividades coletivasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/36255/Rafael%20Romano%20Figueiredo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAExploração de sala de aulaCriançaFenomenologiaSala de aula -- UtilizacaoA criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRafael Romano Figueiredo.pdf.txtRafael Romano Figueiredo.pdf.txtExtracted texttext/plain92297https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18743/3/Rafael%20Romano%20Figueiredo.pdf.txt02285f944870ed946b1771de02ebc1fbMD53THUMBNAILRafael Romano Figueiredo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3550https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18743/1/Rafael%20Romano%20Figueiredo.pdf.jpgd72079633c90ba8e562dd50bb3256c97MD51ORIGINALRafael Romano Figueiredo.pdfapplication/pdf2252769https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18743/2/Rafael%20Romano%20Figueiredo.pdfab3278129a6d4468f6a05291829a3409MD52handle/187432022-12-21 17:01:26.837oai:repositorio.pucsp.br:handle/18743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T20:01:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico |
title |
A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico |
spellingShingle |
A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico Figueiredo, Rafael Romano CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Exploração de sala de aula Criança Fenomenologia Sala de aula -- Utilizacao |
title_short |
A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico |
title_full |
A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico |
title_fullStr |
A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico |
title_full_unstemmed |
A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico |
title_sort |
A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico |
author |
Figueiredo, Rafael Romano |
author_facet |
Figueiredo, Rafael Romano |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rubano, Denize R |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4480482Z4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Rafael Romano |
contributor_str_mv |
Rubano, Denize R |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Exploração de sala de aula Criança Fenomenologia Sala de aula -- Utilizacao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exploração de sala de aula Criança Fenomenologia Sala de aula -- Utilizacao |
description |
No presente estudo, com base na pesquisa qualitativa e no método fenomenológico, pretendeu-se retratar uma vivência específica de uma criança em uma escola situada na zona oeste de São Paulo. Pesquisou-se como a criança explora o espaço de sua sala de aula, no sentido de verificar o que a liberdade/não liberdade de movimentação e exploração dos espaços propicia em termos de experimentação/aprendizagem. Partindo da idéia de que o espaço registra a maneira de viver a relação pedagógica, buscou-se o significado que emerge para a criança quando esta pode livremente experimentar possibilidades em relação aos diferentes espaços de sua sala de aula. Para isso, a pesquisa foi dividida em dois momentos. Numa primeira etapa realizaramse observações para compor descrições sobre como uma turma de alunos entra em contato com os espaços de sua sala de aula. Numa segunda etapa, através de uma entrevista aberta e também da realização de desenhos por parte de uma criança, pretendeu-se acessar o significado que têm para ela os diferentes espaços desta sua sala de aula. Pôde-se perceber que o espaço significado pela criança está muito relacionado às atividades ali realizadas. Ela se apropria do espaço compreendendo-o como espaço de ação, espaço do aprender e do brincar. O espaço também possui o significado de colaboração representando convívio social - aprender a colaborar em atividades coletivas |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Figueiredo, Rafael Romano. A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico. 2008. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18743 |
identifier_str_mv |
Figueiredo, Rafael Romano. A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico. 2008. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18743/3/Rafael%20Romano%20Figueiredo.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18743/1/Rafael%20Romano%20Figueiredo.pdf.jpg https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18743/2/Rafael%20Romano%20Figueiredo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
02285f944870ed946b1771de02ebc1fb d72079633c90ba8e562dd50bb3256c97 ab3278129a6d4468f6a05291829a3409 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278002136088576 |