A transmissão geracional de significados atribuídos ao holocausto: a perspectiva de jovens judeus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chusyd, Pamela
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18549
Resumo: O presente trabalho, que consiste-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa desenvolvida a partir de uma ótica sistêmica, buscou compreender como os significados atribuídos ao Holocausto são transmitidos geracionalmente nas famílias judaicas. Para tanto, buscou identificar nas narrativas dos jovens da terceira geração pós-Holocausto ou seja, dos netos de pessoas que vivenciaram e sobreviveram ao Holocausto nazista sua compreensão acerca dessa experiência vivida por seus avós. Para a realização desta pesquisa, foram entrevistadas cinco pessoas judias, de 21 a 31 anos. Como instrumento de coleta de dados, foram feitas entrevistas semidirigidas, baseadas em um questionário, para que se obtivesse uma visão global de como esses jovens lidam com um evento que não foi experienciado diretamente por eles e como essa questão está efetivamente presente em suas vidas. Através da análise do material, pode-se perceber o surgimento de alguns temas que se destacaram dentre as questões levantadas nas entrevistas. Estes temas são: a família como transmissora principal de significados atribuídos ao Holocausto; a divisão das famílias dos participantes em duas categorias aquelas em que não se fala abertamente sobre o Holocausto, e as famílias que abordam o tema com maior naturalidade; o Holocausto considerado como tabu, para essas duas categorias de família; a transmissão de significados negativos atribuídos ao Holocausto, transmitidos pelo lado feminino de uma família; e a transmissão intergeracional, a mais presente nas famílias dos entrevistados. Constatamos, a partir dos dados, que o tema Holocausto está presente na vida e no cotidiano de todos os jovens entrevistados. Pudemos observar que esta questão é parte integrante de suas identidades, não só enquanto judeus, mas também como indivíduos
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